:: 10/nov/2015 . 17:41
Cepedi de Ilhéus poderá ser transformado em parque tecnológico voltado à agricultura
A proposta será discutida com o governador Rui Costa e segmentos ligados à cacauicultura do sul da Bahia

Cepedi de Ilhéus pode virar polo de pesquisa no desenvolvimento do cacau para aprimorar a indústria do chocolate.
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, durante visita ao estande do Brasil no Salon du Chocolat Paris-2015, no mês passado, na França, informou que irá discutir com o governador do estado, Rui Costa, e representantes de entidades ligadas à cacauicultura do sul da Bahia a transformação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônico (Cepedi), em parque tecnológico da região, voltado para o desenvolvimento sustentável nas áreas da agricultura e do cacau gourmet. O Ceped está situado na Avenida Petrobras, bairro Cidade Nova, centro.
O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 10, durante entrevista coletiva concedida à imprensa da região. Na oportunidade, o prefeito informou que durante os cinco dias que esteve na XXI edição do Salão Internacional do Chocolate de Paris ficou encantado com o evento, considerado gerador de negócios no ramo do turismo e na indústria no âmbito internacional. Uma das propostas do projeto é ampliar a cadeia produtiva do cacau, como forma de inovar o setor turístico do município.
Segundo Jabes Ribeiro, essas ações serão multiplicadas para viabilizar a vinda de inúmeros benefícios para incrementar o turismo local, com forte apelo promocional para o produto fabrica chocolate, tendo como vitrine o chocolate produzido na Mata Atlântica e as belezas naturais de Ilhéus.
Durante sua explanação, o prefeito que lembrou que o Salão recebeu, durante os cinco dias, mais de 150 mil visitantes, entre adultos e crianças dos mais variados países, que conheceram o chocolate puro e seus mais variados derivados do cacau gourmet. “É bom lembrar que enquanto o cacauicultor vende a arroba de amêndoas no mercado interno por cerca de R$ 600, o produtor migrando para atuar na atividade de cacau fino, o lucro é certo e inúmeras vezes maior”.
Ainda na Eurpopa, acompanhado do secretário estadual de Turismo, Nelson Pellegrino, dentre outras autoridades baianas, Jabes Ribeiro visitou a vila de Óbidos, em Portugal, reconhecida como importante polo voltado às indústrias criativas, que concentra recursos privilegiados para o seu desenvolvimento.
—
Secretaria de Comunicação Social – Secom.
Paiva Netto em: Deus é Ciência
Por Paiva Netto

Paiva Netto
O que vem de Deus é Ciência. Há tempos, comentamos que todos os ramos do saber universal compõem a Ciência Divina. Conforme estudaremos em outra oportunidade, Religião é Ciência, Ciência é Religião. Ambas devem honrar a Ciência Moral, que tem pelas criaturas o mais elevado respeito, não as considerando instrumento para fanatização nem reles cobaias. O pensamento quando altamente sectário pode sustentar rancores que ensombreçam os olhos da alma de geniais cerebrações. Aliadas, muito além poderiam fazer pelos povos sequiosos de um mundo melhor. É fundamental afastar o tabu de que a fé religiosa esteja restrita aos tolos e radicais e a Ciência seja abrigo apenas dos que possuem intelecto aguçado, conquanto, de preferência, distantes do sentimento que liga a Razão ao Espírito imortal. Convém ressaltar que Racionalidade em demasia, sem o amparo do coração, promove, por exemplo, soluções econômicas que a uns privilegiam e aos demais destroem.
Em Reflexões e Pensamentos — Dialética da Boa Vontade (1987), sem pretender dar uma de conselheiro Acácio (risos), escrevi: Muita aberração catalogada na História como de autoria do Criador do Universo nada mais é do que projeções do deus antropomorfo, gerado pelo homem para satisfazer aos seus proveitos. São, portanto, as próprias deficiências humanas alçadas à condição de divindade.
A existência terrena particulariza renovação constante. O desenrolar dos fatos para alguns é um susto. Já aos modestos — perante a Espiritualidade Superior ou a Solidariedade sem fronteiras —, eles se encaixarão de forma perfeita.
Verdade verdadeira
Prefeito destaca ações e medidas que beneficiam o comércio de Ilhéus
Além dos salários em dia do funcionalismo público municipal, Jabes Ribeiro cita a isenção de 6 mil comerciantes do pagamento de alvará, o projeto que institui o Refis 2015 e o futuro lançamentodo Programa “Ilhéus em Ação no Natal”

Entrevista Jabes Ribeiro falou sobre as ações no cmoércio em coletiva – Foto Alfredo Filho Secom Ilhéus
Durante entrevista coletiva concedida à imprensa regional nesta terça-feira, dia 10, no salão nobre do Palácio Paranaguá, o prefeito Jabes Ribeiro voltou a destacar a adoção de algumas medidas voltadas para o fortalecimento do comércio local. Na oportunidade, ele anunciou que a administração lançará nos próximos dias o Programa “Ilhéus em Ação no Natal – Comércio Forte, Cidade Melhor”. A proposta central é intensificar uma série de intervenções, como limpeza e iluminação públicas, capazes de tornar os pontos comerciais do município ainda mais atraentes e agradáveis.
Após salientar que a manutenção dos salários em dia do funcionalismo público causa impacto positivo no setor, Jabes Ribeiro lembrou que o Código Tributário de Ilhéus, sancionado em dezembro de 2014, isentou 6 mil comerciantes do pagamento de alvará. “São ações que contribuem, de forma efetiva, para o fortalecimento da atividade comercial em nossa cidade, sem dúvida alguma, setor de grande importância para a geração de renda e emprego”, avaliou.
Peças dos séculos XVII, XVIII e XIX são resgatadas pelo IPAC na Igreja do Pilar
Confessionários em madeira, banquetas para apoio de objetos litúrgicos (sagrados) e tocheiros esculpidos na madeira, pertencentes à Igreja do Pilar, situada no bairro do Comércio, em Salvador, estão sendo restaurados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). De acordo com o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, as peças são originárias dos séculos XVII, XVIII e XIX e estão passando por processo de conservação e restauro. O IPAC é vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
“Com essas ações estamos resgatando aspectos estéticos e históricos da época da cada peça”, explica João Carlos. O confessionário é um elemento clássico das instituições católicas, onde os adeptos fazem confissões sentadas ou ajoelhadas à peça. Segundo a equipe do IPAC os confessionários não se encontravam em uso e devem datar do século XVII. A equipe está formada por 16 profissionais. “Foram sete marceneiros, seis responsáveis pela recomposição de elementos pictóricos, uma responsável técnica e técnicos auxiliares”, comenta o diretor do órgão estadual.
O diretor do IPAC lembra que as ações estão sendo feitas em parceria com a irmandade da igreja do Pilar. “Devido a contingenciamentos deste ano, contamos com a colaboração de todos os locais onde fazemos obra”, diz João Carlos. Prefeitura de Xique Xique e Banzaê, irmandades do Rosário dos Pretos e do Pilar, são alguns exemplos das parcerias com IPAC. No caso do Pilar, a irmandade está cedendo transporte.
RAROS
OAB-BA / ELEIÇÃO

Jornal A Tarde da Bahia (Levi Vasconcelos).
No GOTAS DE PAZ
Pensamento e negatividade
Podemos notar que há pessoas que estão sempre pensando o pior de tudo e de todos. Para elas tudo vai piorar. Estão sempre pensando em desgraças, e têm o prazer mórbido de assistir a noticiários que só trazem notícias sobre violência, desastres, programas onde não existe moral e bons ensinamentos. Essas pessoas vivem envolvidas numa sombra escura. Vibram e emanam negatividade. Com elas tudo acontece de ruim. Reclamam de tudo e são eternas vítimas. O pior é que tanto pensam no mal que acabam por atraí-lo para si. Temos que ter cuidado com pessoas assim, para não acabarmos envolvidos nessa teia de negatividade. Por certo que no mundo todos passam por alguma dificuldade, mas nem tudo é só desgraça, maldade, violência. Há pessoas maravilhosas neste mundo buscando um meio de torná-lo melhor. A Terra não é uma nau abandonada à sorte dos ventos. Jesus está no comando desse barco. Ele está sempre ao lado de cada um de nós, amparando, sustentando, nos dando força e coragem para prosseguirmos nesta escola da vida. Só passaremos pelas lições necessárias ao nosso aprendizado e evolução espiritual. O mal é passageiro, pois é criação do próprio homem. Então, não nos deixemos levar por pensamentos negativos. Sejamos otimistas, pois Jesus está conosco e aquele que confia Nele, pondo em prática os seus ensinamentos só tem motivos para júbilo e felicidade, que permanecerão pela eternidade.
GOTAS DE PAZ:
http://www.gotasdepaz.com.br/pensamento-e-negatividade/?utm_source=10%2F11%2F2015&utm_medium=email&utm_campaign=10%2F11%2F2015
- 1