Estrutura do Paratriathlon em Ilhéus agradou atletas
Todo o aparato deixou a ilheense Joseane Macedo tranquila para completar os 20 quilômetros de ciclismo, outros 5 de corrida e de 700 metros de natação. Ela competiu pela primeira vez nesse tipo de prova
A estrutura montada nas avenidas Soares Lopes e 2 de Julho e na Praia do Cristo, no centro de Ilhéus, para receber a quarta etapa baiana de triathlon e a final brasileira do paratriathlon, no último sábado, 7, agradou atletas e técnicos das equipes que competiram na cidade. Para o soteropolitano Bruno de Andrade Vieira, que disputou no triathlon fitness, a “prova impressionou pelo aparato e também qualidade do asfalto”.
De acordo com o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), que acompanhou toda a preparação para os eventos, coube ao município oferecer boa parte da estrutura física e humana de apoio às competições, como determinou o prefeito Jabes Ribeiro. “Nossa contribuição se deu desde o asfaltamento aplicado em pontos que necessitavam para o ciclismo e corrida, até a disponibilização de equipe médica completa, salva-vidas e agentes de trânsito”.
No circuito do evento foram empregados mais de 30 agentes de trânsito, 20 salva-vidas, 40 profissionais de saúde – entre enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e massoterapeutas, além de ambulâncias e posto médico avançado. No âmbito das provas, também foram disponibilizados recursos de comunicação e veículos do município.
Todo o aparato deixou a ilheense Joseane Macedo tranquila para completar os 20 quilômetros de ciclismo, 5 de corrida e 700 metros de natação. “Nunca havia competido assim e, pela primeira vez aqui na cidade, me senti bastante protegida e muito feliz agora”. Macedo foi a segunda colocada no geral entre as mulheres.
O secretário de Turismo e Esportes de Ilhéus, Josenaldo Cerqueira, conta que praticamente todos os setores do município foram mobilizados para oferecer bons serviços a atletas, técnicos e comissão organizadora. “Não foram poupados esforços para realizarmos essas etapas aqui, mesmo diante das dificuldades financeiras que temos enfrentado. Assim, conseguimos oferecer tudo o que era necessário e o resultado foi uma belíssima festa”.
Consolidar – A atleta Maria Brito, de Salvador, que foi a sexta colocada entre as mulheres no triathlon, elogiou o circuito, a segurança oferecida aos atletas e contou que vai começar a se preparar para disputar em Ilhéus no próximo ano. O vice-prefeito afirmou que na próxima semana será realizada nova reunião para tratar da realização das etapas novamente em Ilhéus, como forma de consolidar o município nos circuitos brasileiro e baiano do esporte de alto rendimento.
Confira, neste link https://goo.gl/77wOsM, vídeo com um resumo das competições em Ilhéus.