WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


janeiro 2016
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  






:: 4/jan/2016 . 20:20

Puxada do Mastro de São Sebastião acontece nos dias 8 e 9 deste mês, em Ilhéus

O evento, iniciado no domingo (3) à tarde, com saída do fogo simbólico da igreja-matriz de São Sebastião, e chegada na igreja Nossa Senhora da Escada. À noite, o público prestigiou show musical, apresentação cultural e grupo de capoeira

Puxada do Mastro de São Sebastião em Olivença - Foto Alfredo Filho.

Puxada do Mastro de São Sebastião em Olivença – Foto Alfredo Filho.

Atradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, que reúne turistas e nativos e mistura o sacro e profano, vai movimentar a comunidade de Olivença, na zona sul de Ilhéus, no próximo fim de semana (8 e 9 de janeiro). Promovido pela Associação de Machadeiros de Olivença e com apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Esporte e Turismo (Setur), o evento foi iniciado no domingo,3, à tarde, com saída do fogo simbólico da igreja-matriz de São Sebastião, e chegada a igreja Nossa Senhora da Escada, no mesmo bairro. À noite, o público prestigiou show musical, apresentações culturais e grupo de capoeira.

De acordo com o secretário de Turismo, Josenaldo Cerqueira, na sexta-feira (8), a partir das 16h, acontece a abertura oficial da festa, com hasteamento de bandeiras, cortejo de blocos de mascarados pelas vias principais de Olivença, missa na paróquia de Nossa Senhora da Escada, às 19h, seguida de show musical, às 20h.

A festa é conservada por descendentes dos índios, negros e brancos. E devido à miscigenação são considerados os caboclos de Olivença, que mantêm a fé com o objetivo de passar o ritual para as futuras gerações. A puxada do mastro iniciou no século XVIII, com mistura de espiritualidade medieval e religiosidade cabocla.

Já no sábado (9), a partir das 17h, apresentação de grupo de capoeira, leitura de cordel, seguida de procissão, às 18h30min. Já às 19 horas, o público irá prestigiar os grupos Boi Estrela e As Camponesas, e às 21 horas, vai assistir show musical.

Ponto alto – O ponto alto da festa será no domingo, 10, às 5h da manhã, quando acontece alvorada com fogos de artifício, e às 6h, ocorrem atos religioso (benção) e indígena (poracy). Já às 7h está programada feijoada para os machadeiros, e depois eles seguem para a mata do Ipanema, para trazer o mastro, e às 10h, rituais na mata.

Às 13h será servida feijoada na praia do Sirihyba. Já às 14h, apresentação de DJ com grupo de Zumba, enquanto às 15h, início do cortejo da puxada do mastro, saindo da praia para a praça Cláudio Magalhães, iniciando show musical.

Bahia lança aplicativo que permite mapear focos do mosquito Aedes aegypti 

A partir desta segunda-feira (4), a população e o poder público ganham uma nova arma para combater o mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, febre chikungunya e zika. O Caça Mosquito é um aplicativo de celular, inicialmente na plataforma Android, que possibilita fotografar e denunciar criadouros, em qualquer lugar e a qualquer hora.
App Caça Mosquitos

App Caça Mosquitos

A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), busca, simultaneamente, localizar os criadouros a partir do georreferenciamento (GPS) e acionar os órgãos municipais para a eliminação dos focos. Como resultado, espera-se controlar rapidamente os surtos.

O aplicativo está disponível para download na Google Play (https://goo.gl/Om6JvA) e, até o fim do mês, os usuários da plataforma iOS poderão utilizar o sistema. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esta é mais uma estratégia complementar de combate ao mosquito.
“Estimulamos a inovação e temos investido em iniciativas como o mosquito transgênico e testes rápidos, bem como analisado a eficácia de repelentes com nanotecnologia e pesquisas que estudam o bacillus thuringiensis e a wolbachia”, afirma o secretário.

Defesa Civil de Ilhéus alerta para chuva nos próximos dias

Somente nas últimas 12h choveu 64,5mm no território ilheense, após período de mais de 100 dias de estiagem

Vista da Baía do Pontal, nesta tarde de segunda, 04, em Ilhéus

Vista da Baía do Pontal, nesta tarde de segunda, 04, em Ilhéus

A Defesa Civil de Ilhéus alerta à população sobre a previsão de chuva para os próximos três dias. Segundo informações do Centro Nacional de Monitoramento e Desastre Naturais (Cemaden), no fim da noite de domingo, 03, e início da madrugada desta segunda-feira, 04, choveu aproximadamente por três horas na cidade, o suficiente para somar65 milímetros.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil,JoandreNeres,a chuva dessa madrugada causou alagamentos em alguns pontos, como a região central, no bairro Nelson Costa e zona norte, além de pequenos deslizamentos de terra em áreas altas.Em caso de emergências, o contato com o órgão pode ser feito pelo telefone (73) 98881-8500.
Nesta segunda, a agência Climatempo emitiu alerta de temporal para a região sul da Bahia, com previsão de raios e fortes rajadas de vento. A equipe da Defesa Civil está de plantão para atender casos de moradores de áreas de risco que apresentem anormalidades, como indícios de deslizamentos de terra em morros.

Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema

Previsão do Tempo para o dia 05 de janeiro de 2016

A massa de ar quente e seco que vinha atuando há várias semanas sobre a Bahia continua perdendo força, o que possibilitou (nas últimas 24 horas) o avanço de uma frente fria, resultando, assim, no aumento da nebulosidade e, consequentemente, na ocorrência de chuvas em grande parte do Estado.

Além dessa frente fria, as temperaturas elevadas e a umidade vinda do Oceano Atlântico, também estão contribuindo para a intensificação das chuvas, principalmente, nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul. Já nas regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Chapada Diamantina, é a umidade vinda da região Amazônica que deve intensificar essas chuvas. No Norte do Estado, também há previsão de chuvas fortes. Estas, portanto, serão intensificadas pelo calor.

Com temperaturas elevadas em toda a Bahia, com máximas variando entre 31°C (na Chapada Diamantina) e 39°C (nas regiões Norte, Oeste e São Francisco) aumentam as chances de que essas chuvas venham acompanhadas de trovoadas, podendo ocorrer a qualquer hora do dia, ou seja, típicas do verão.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o céu deverá permanecer encoberto e chuvoso, as temperaturas continuam elevadas, com valores variando entre 24°C (mínimas) e 34°C (máximas), o que possibilita a ocorrência de trovoadas.

Uma das características da estação do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). No entanto, por ser um período em que há um aumento na nebulosidade, esta radiação poderá ser filtrada, principalmente, nos dias e nas regiões onde houver maior concentração de nuvens, a exemplo do período entre os dias 05/01/2015 (terça-feira) e 06/01/2016 (quarta-feira), quando os IUV’s deverão variar de 12 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos.

Bahia pode exportar boi em pé para o Oriente Médio

Possuidora do maior rebanho bovino do Nordeste brasileiro, com cerca 10,5 milhões de cabeças, a Bahia começa o ano de 2016 dando largos passos para introduzir a carne bovina no mercado internacional, através da exportação de boi em pé, pelo porto de Ilhéus. A primeira exportação seria de cinco mil animais para o Egito, através da empresa australiana Wellard Brasil do Agronegócio, que já manifestou essa intenção, mas há interesse também do Iraque e Jordânia, dentre outros países do Oriente Médio. Para que essa possibilidade se torne realidade, o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), e a Federação da Agricultura do Estado da Bahia, (Faeb), se mobiliza para organizar a estrutura recomendada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), através de instrução normativa. O volume de exportação poderá chegar a 200 mil bois/ano.
Para o secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, a exportação do boi em pé será uma vitrine para demonstrar a qualidade do rebanho baiano, livre da aftosa há quase 15 anos, abrindo mercados para exportação da carne in natura. “Além disso, será mais um incentivo para o melhoramento genético e ampliação do nosso rebanho bovino”, avalia.
De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri (SDA), já foram realizadas reuniões com a Faeb, associação de criadores, com técnicos do Mapa/Superintendência Federal de Agricultura da Bahia, e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab/Seagri), para debater o assunto. Na primeira quinzena de janeiro a SDA/Seagri vai organizar um seminário, envolvendo todos os elos da cadeia da carne, para traçar a estratégia de exportação do boi em pé.

CONVENÇÃO COLETIVA 2015/2016 – COMÉRCIO VAREJISTA ILHÉUS.

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.

68ª CIPM realiza balanço positivo da Operação Reveillon

Um esquema de segurança que envolveu em torno de 100 policiais militares, com reforços do 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, Cipe Cacaueira e Rondesp/Sul, garantiu um réveillon tranquilo e organizado ao público que compareceu à Avenida Soares Lopes. Este é o balanço feito pela 68ª CIPM após a realização da Operação Reveillon.

Elevado

Segundo o Comandante da Unidade, Major Câmara, a avaliação foi positiva. “Não registramos nenhuma ocorrência de natureza grave e todo o policiamento foi conduzido como havia sido planejado. Foram realizadas inúmeras abordagens preventivas pelas patrulhas que se deslocavam no circuito, além do monitoramento de áreas adjacentes ao evento”.

Para a turista Maria Clara, de Goiânia, a festa ocorreu em clima de paz. “Meus amigos e eu adoramos a festa. Muitos policiais, muita segurança e a gente sente tranquilidade para curtir até o ultimo minuto”.

MENSAGEM DA SEMANA

Caros amigos e amigas,

 ÓDIO

“Quem alimenta o ódio atira fogo ao próprio coração”, escreveu André Luís.

Se alguém o magoou, se o ofendeu com calúnias, não o imite, repetindo os mesmos erros.

Coloque-se acima dele, sabendo relevar.

E procure esquecer, porque o pensamento negativo da raiva atrai, para nós, a onda de maldade que nosso infeliz adversário lança contra nós.

Para ser feliz, saiba relevar e esquecer. (C.Torres Pastorino)

 Que todos tenham uma semana de PAZ e LUZ, repleta de SAÚDE e a BENÇÃO misericordiosa de DEUS, que é um Pai de infinita bondade e amor.

 ZÉCARLOS JUNIOR





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia