Embora já estejamos em 2016, os conflitos educacionais de 2015 ainda se estendem na rede municipal de ensino de Itabuna. A categoria de Professores não retornou às atividades letivas no dia 04 de janeiro, conforme esperado, por conta do não pagamento dos valores retroativos devidos pelo Governo. Como forma de tentar solucionar tal situação, sentaram à mesa de negociação na tarde desta quarta-feira, 06/01, a Diretoria Executiva do SIMPI, juntamente aos Representantes da Base, os Secretários da Fazenda, Marcos Cerqueira, Educação, Dinalva Melo, Administração, Mariana Alcântara, bem como o Procurador Geral do Município, Dr. Harrisson Leite.
2016

2016

Inicialmente a Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira, relembrou ao Governo que a categoria não está em greve, mas sim paralisada e aguardando um posicionamento do Prefeito acerca dos 12,5% retroativos devidos à classe desde a última Campanha Salarial. “Nós oficializamos o Governo desde o mês de novembro do ano passado pedindo que fossem tomadas providências. Enfrentamos uma greve extensa e nos comprometemos a cumprir o calendário letivo, desde que o prefeito também cumpra com as suas promessas e obrigações”, afirma a sindicalista.
De acordo com os representantes governamentais, a falta de recursos do município é um dos motivos que tem inviabilizado o cumprimento dos acordos firmados entre Governo e Categoria. Na perspectiva de Marcos Cerqueira, Secretário da Fazenda, existe a possibilidade do município pagar o valor devido aos professores em duas parcelas, sendo a primeira no final de janeiro e a segunda no final de fevereiro.
Na oportunidade, a Professora Andréa Barboza, representante da base docente, demonstrou-se indignada com o argumento do Secretário, visto que no mês de dezembro o Prefeito concedeu reajuste de 20% aos ocupantes de cargos comissionados. “Eu não consigo compreender como vocês não têm dinheiro para nos pagar, mas concedem reajustes aos ocupantes de cargos em comissão”, declara a professora.
Após as discussões, o sindicato se comprometeu a levar a proposta para apreciação da categoria na próxima assembleia, que deverá acontecer nesta sexta, 08/01, na sede do sindicato. “Iremos expor a situação aos professores e eles é que irão decidir se acatam a proposta do Governo ou se tomaremos outras providências”, finaliza Carminha.