“Uma das propostas trabalhadas no Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT) é produzir biodiesel a partir de resíduos de pescado e de biomassa, ação que pode ser desenvolvida em parceria com a Secti”. Essa afirmação foi do secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, durante reunião realizada com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), Manoel Gomes, e equipe técnica, que apresentou algumas das ações executadas pela Secti no Estado, com destaque para a implantação dos quatro parques tecnológicos na Bahia e o uso de fontes renováveis (eólica, solar e biomassa) para a geração de energia. “A Seagri atua de forma transversal com as demais secretarias do Estado, para impulsionar o desenvolvimento da agropecuária”, destacou o secretário Vitor Bonfim.
0016  01122016 SECT APRESENTAÇÃO CENTROS TECNOLOGICOS_ FOTO - HECKEL JUNIOR (71) 992896829

0016 01122016 SECT APRESENTAÇÃO CENTROS TECNOLOGICOS_ FOTO – HECKEL JUNIOR (71) 992896829

Foram propostas ações de parceria, a exemplo da implantação de um “Espaço Fazer” – oficina comunitária com ferramentas tradicionais e modernas de fabricação – no CVTT, equipamento da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, inaugurado na última sexta-feira (15), no município de Santo Amaro, na Fazenda Oruabo. Além disso, o secretário Manoel Gomes sugeriu o desenvolvimento de trabalhos integrados entre o Centro Tecnológico da Agropecuária da Bahia (Cetab), da Secretaria da Agricultura (Seagri) e o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), da Secti.
“Nosso objetivo é realizar ações integradas com a Secretaria da Agricultura para impulsionar o desenvolvimento em tecnologias e pesquisas do Estado. Apesar do Ceped ter o viés industrial e o Cetab de pesquisas voltadas à agropecuária, esses instrumentos têm muitos objetivos em comum”, esclareceu Manoel Gomes.