Secretário Álvaro Gomes colocou-se à disposição das lideranças para contribuir, através da Setre, com todo apoio possível ao projeto.

Lideranças do Sul do Estado

Lideranças do Sul do Estado

Representantes do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima) e do Instituto Baiano de Desenvolvimento Econômico e Socioprodutivo (EcoBahia) procuraram, nesta segunda-feira 29, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em busca de apoio para implantação de projetos sociais. O Cima esteve representado pelo seu vice-presidente, o prefeito de Pau Brasil, José Alberto dos Santos Rocha.

O consórcio reúne 10 municípios do Sul baiano e trabalha principalmente nas áreas da saúde, educação, saneamento básico, assistência social, agricultura e segurança pública. Compõem o Cima os municípios de Arataca, Camacã, Canavieiras, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Itaju do Colônia e Una.

Articulações

“Queremos que a Setre nos dê todo apoio possível e nos ajude em articulações tanto a nível nacional como internacional. Nosso programa –em andamento – está lastreado na Rio+20 e, desde 2012 estamos convencendo prefeitos e instituições a torná-lo uma realidade”, explicaram.

As lideranças da Mata Atlântica são unânimes em afirmar que a Região Sul precisa ser olhada com mais atenção. “Estamos cada vez mais pobres em relação às outras regiões do Estado. Podemos citar, por exemplo, as cidades de Itabuna e Porto Seguro como as que apresentam altos índices de violência e tráfico de drogas”, justificam.

Disposição

Secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes colocou-se à disposição das lideranças para contribuir, através da Setre, com todo apoio possível ao projeto. Antecipou a realização de pelo menos um curso de capacitação para trabalhadores locais, tão logo possa anunciar o cronograma de atividades para este ano.

Aproveitou para informar ao grupo que a Setre acaba de conquistar seis Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) que serão implantados na Bahia em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia – MCTI. “A nossa proposta é promover as cadeias produtivas do Cacau; Caprino-ovinocultura; Guaraná; Permacultura (cultura que trata de métodos holísticos); outro que desenvolva o programa Trilha Digital (para jovens); e um de Formação em Economia Solidária e Cooperativismo.

Enquanto a representação do EcoBahia trouxe para apreciação do titular da Setre, a “Semana da Cultura de Pau Brasil – V Festa da Diversidade Cultural” e a realização dos “1º Jogos Estudantis da Cabruca”, a ser realizado no município de Camacã.