Capacitação e doação de peixes beneficiam piscicultores de Itapetinga
Os piscicultores de Itapetinga, no centro-sul baiano, receberão capacitação sobre piscicultura básica, e serão beneficiados com a doação de 50 mil alevinos. As ações fazem parte da 45ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, iniciada no último dia 10, estendendo-se até o próximo domingo (15). O curso será realizado na próxima quinta-feira (12), pela Bahia Pesca, empresa vinculada a Secretaria da Agricultura.
“Com essas ações desenvolvidas em Itapetinga conseguimos, ao mesmo tempo, levar uma melhoria prática para cerca de 50 famílias com a doação dos alevinos, e também desenvolver o conhecimento para uma melhoria futura, com o curso de capacitação”, analisa o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.
O curso, ministrado pelo engenheiro de pesca e técnico da Bahia Pesca, Paulo Roberto Reis, começa às 15h, no auditório do Sindicato Rural de Itapetinga. A doação dos alevinos será realizada às 17h, no Parque de Exposições Juvino Oliveira, local da exposição. “Para o melhor aproveitamento dos alevinos doados, uma equipe técnica da Bahia Pesca realiza uma série de procedimentos para garantir a adequação das espécies ao meio ambiente local”, explica o gerente de operações da Bahia Pesca, Antônio Laborda.
Serão doados alevinos de tambaqui, tilápia e tambacu. Segundo o técnico Paulo Roberto Reis, o cronograma do cursos foi montado com base no conhecimento sobre essas espécies. “Essas espécies possuem determinadas características que precisam ser compartilhadas com os produtores. Além disso, abordaremos questões sobre a qualidade da água para prática da piscicultura e sobre a comercialização do pescado”, comenta Paulo Roberto.