WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


julho 2016
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  






:: 25/jul/2016 . 20:48

Mestre em sociologia assume a secretaria estadual de Promoção da Igualdade Racial

Fabya Reis

Fabya Reis

O governador Rui Costa confirmou na noite desta segunda-feira (25) a nomeação da administradora Fabya dos Reis Santos, 43 anos, para o cargo de secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em substituição a Vera Lúcia Barbosa, que deixa o governo para cuidar de assuntos pessoais no município de Eunápolis, onde nasceu e começou sua longa militância no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Vera é um exemplo de mulher líder, guerreira e que desenvolveu um grande trabalho. Portanto, o meu agradecimento pessoal e de todo o Governo ao seu desempenho à frente da Sepromi”, disse o governador.

Mestre em sociologia e doutora em ciências sociais, a nova secretária, também militante do MST, assume a Sepromi com o desafio da superação do racismo e do combate à intolerância religiosa, associado à construção de políticas de promoção da igualdade racial. “É um desafio que exige cada vez mais transversalidade de todas as secretarias de governo e o empenho incessante de toda a sociedade”, afirmou a nova secretária, que já vinha atuando no Governo do Estado desde 2010, onde exerceu funções importantes na antiga Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) e na própria Sepromi.

Em carta de agradecimento dirigida ao governador, a ex-secretária Vera Lúcia disse que Rui Costa marcará para sempre uma nova maneira de fazer política no Estado.

ILHÉUS / 68ª CIPM

TERRORISMO TUPININQUIM

O terrorismo chegou a terras Brasilis. Nossas “otoridades se empenharam e finalmente nos levam ao 1º mundo, estamos juntos aos bambambãs USA EUROPA, REINO UNIDO e + alguns… claro que o nosso é diferente, somos um país abaixo dos trópicos, portanto, mais calientes. Os gringos entendem, mais irresponsáveis e medíocres.
A operação “resteg#, anuncia, a prisão de terroristas perigosíssimos, entre eles um criador de galinhas Islâmicas, um professor de árabe e o último considerado fugitivo e certamente já nas listas de KGB, FBI, MOSSAD, CIA, SCOTLAND YARD E INTERPOL, se rendeu com o seguinte dialogo mostrado pela mídia: Doutor federal, eu sou o terrorista fugitivo, estou me entregando. A repercussão na “imprença” nacional e internacional foi estrondosa eu devo ter dormido, confesso não conseguir ver o noticiário internacional
.Tanta confusão pode ser debitada pela nova lei antiterror e pela mediocridade de nossas “otoridades”, ela foi relatada por um ex terrorista e segundo o Careca foi feita em função das olimpíadas
.Falando em Olimpíadas a delegação da Austrália se negou a entrar na vila tem muito fio solto e o vazamento é geral (parece Curitiba), comentaram da insegurança. Isso é terrorismo.: O PSICOLÓGICO,Indução do medo,para levar vantagem nas competições,o que por certo acontecerá com todas as delegações.O Careca e a PF com a palavra,claro, com a anuência do mordomo de filme de terror.
Enquanto isso 38 mil homens armados invadem o Rio de Janeiro oficializando o apartheid, a proteção se resume a um período e a visitas ilustres, pobre preto e puta não foram convidados para a festa.
Na Bahia um caso de terrorismo explicito, homem coloca cinta e se cobre de bala de gengibre, para reclamar do exame da OAB, foi um Deus nos acuda, mais tudo resolvido, ainda bem que não houve envolvimento da esfera federal se não ele poderia virar tábua de pirulito. Vade retro……..

TONHODEMACUCO
JULHO2016

Assinada concessão para implantação de fábrica de chocolate gourmet no Distrito Industrial de Ilhéus

Vice Governador João Leão e o prefeito Jabes Ribeiro assinam termo de concenssão

Vice Governador João Leão e o prefeito Jabes Ribeiro assinam termo de concessão

Resultado de um protocolo de intenções assinado em 2015, o vice-governador e secretário de Planejamento da Bahia, João Leão, e o superintendente da Sudic, Jairo Vaz, assinaram termo de concessão de uso remunerado de nove galpões localizados no Distrito Industrial de Ilhéus para implantação da Indústria de Chocolate da Bahia (ICB). O termo foi também assinado pelo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e pelo concessionário Henrique Almeida, produtor de cacau e do chocolate gourmet Sagarana, durante o 8º Festival Internacional do Cacau e Chocolate (FICC), no centro de convenções, na noite de sábado, dia 23.

O ato contou com as presenças do organizador do Festival do Chocolate e sócio do projeto da ICB, Marco Lessa, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ângelo Calmon, do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), dos vereadores Roland Lavigne e Rafael Benevides, do superintendente regional da Ceplac, Alexandre Brandão, da diretora do Sebrae, Claudiana Figueiredo, secretários municipais e outras autoridades.

A Indústria de Chocolate da Bahia (ICB) vai abrigar, de forma permanente, duas marcas regionais – Chor e Sagarana, além de ceder maquinário e pessoal para outras trinta produtoras do chocolate tipo fino. O vice-governador, João Leão, entusiasta da ideia, afirmou que esse “é o primeiro passo para transformar de vez a região no maior polo chocolateiro do Brasil”.

A unidade começa a operar em novembro deste ano e terá capacidade para produzir 12 toneladas de chocolate ao mês. Para o prefeito Jabes Ribeiro, esse é o resultado de um trabalho conjunto do Governo do Estado, Sedic, Prefeitura e produtores regionais. “Nós já temos a melhor amêndoa, a maior produção, o evento mais relevante do Brasil na área, nada mais justo que agora concentramos aqui em Ilhéus também o processamento do produto final e mais nobre dessa cadeia”, disse Jabes.

Hoje, de acordo com o criador da marca Sagarana, Henrique Almeida, uma parte da produção chocolateira regional é feita fora de Ilhéus. “Agora, teremos um sonho realizado, que é a total verticalização da cadeia do cacau e chocolate. Vamos colher o fruto do pé, processar a amêndoa e gerar o mais puro e fino chocolate que se pode ter sem precisar terceirizar nenhuma etapa”.

Pappe Integração: edital que apoia empresas baianas de micro e pequeno porte será divulgado em Ilhéus e Itabuna

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, em parceria com a Broto Incubadora de Biotecnologia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promovem a divulgação do Edital Pappe Integração 2016 na região Sul da Bahia. Este edital destina-se ao apoio de projetos de inovação tecnológica de produtos, processos e/ou serviços, oriundos de sociedades empresariais com fins lucrativos oriundas do Estado da Bahia, desde que classificadas como microempresas e empresas de pequeno porte. No total, estão previstos um volume de R$ 21 milhões em recursos de subvenção econômica, cujos valores repassados às empresas contempladas não precisarão ser devolvidos.

Do ponto de vista estratégico, a iniciativa busca estimular o desenvolvimento deinovações no conjunto empresarial do estado da Bahia, contribuição para o fortalecimento do setor produtivo do estado, além de promover a geração de emprego e renda.

Para estimular a participação das empresas sediadas nos municípios da região Sul da Bahia, uma apresentação do edital será realizada pelo Coordenador de Competitividade Empresarial da Fapesb, Alzir Antônio Mahl, com o objetivo difundir a proposta do edital, assim como seus requisitos e o cronograma de candidatura das propostas. Espera-se com essa ação, potencializar o número de propostas qualificadas no eixo dos municípios de Ilhéus e Itabuna, de forma a contribuir com o desenvolvimento de atividades empresariais inovadoras na região.

Os projetos devem ser submetidos em áreas, como: comércio e serviço, biotecnologia, economia criativa, acessibilidade, saúde, segurança, games, dentre outras. Também poderão ser submetidas propostas de tecnologias com foco no combate ao Vírus Zika e ao mosquito Aedes Aegypti.

Em Ilhéus, o evento ocorrerá no próximo dia 26 de julho (terça-feira), às 14 horas, no auditório do Sebrae, localizado na Praça José Marcelino, Nº 100, Centro – ao lado do Bataclan. Em Itabuna, a divulgação ocorrerá no dia 27 de julho (quarta-feira), às 09h30, no auditório da Associação Comercial de Itabuna, localizado na Rua Osvaldo Cruz, nº 56, Edf. União Comercial, 9º andar.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local.

 SERVIÇO:

O que? Divulgação do Edital Pappe Integração 2016

Quando? Terça-feira, 26/07, às 14h (Ilhéus) / Quarta-feira, 27/07, às 09h30 (Itabuna).

Onde? Em Ilhéus, no auditório do Sebrae / Em Itabuna, no auditório da Associação Comercial de Itabuna.

 

Heckel Januário em:O BAR SILENCIOU

Nascido há um bom tempo na Avenida Canavieiras em frente ao Instituto Municipal de Educação e já de muito transferido para a Praça Florêncio Gomes, o Zequito’s Bar ou Bar de Zequito (abrasileiramento a contragosto do dono, por um lapso do letrista), silenciou.

Controverso, o Bar de Zequito podia ser considerado sui generis no ramo etílico aqui da Capitania dos Ilhéus, aliás controvérsia derivada da contaminação de sua localização porque embora Florêncio seja o atual endereço oficial o busto do coronel Mizael Tavares, um dos nomes do logradouro no passado, continua impávido sugestionando os passantes.

Salvo um amendoim ou um pastelzinho meia-boca o Bar não mexia com o de comer, o negócio era só mesmo o líquido etílico com destaque para a cerveja, servida, se diga, geladíssima; porém o contrassenso de não rolar um tiragostozinho sequer num boteco que se preze, seria compensado nos fins de semana com   alguma iguaria trazida por algum membro de sua fiel clientela, e claro, sem nenhum custo adicional para os presentes. Peculiaridade que teve como iniciador o ceplaqueano Manoel Felipe, useiro e vezeiro do recinto, e “chef”, como o afrancesaram, de exóticos petiscos.

01

01

02

02

O brado de “Olha a hora seu juiz! ” soado do lado de dentro do balcão quando vivo por Vavá, irmão e sócio no estabelecimento, ou pelo próprio Zequito, estivesse o salão repleto ou não, significando que daquele momento em diante não havia apelo de rei que fizesse uma cerveja ser despachada, constituía outra marca desta singularidade.

:: LEIA MAIS »

Bope já atendeu 64 ocorrências com explosivos

Sessenta e quatro ocorrências com explosivos na Bahia já foram atendidas por equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar da Bahia em um ano e meio de atuação. Este balanço inclui a deste domingo (24) em que um homem ameaçou detonar uma bomba durante a realização da prova da OAB na Unijorge, campus Paralela, em Salvador. A maioria dos atendimentos envolve atentados contra instituições financeiras.

Bope

Bope

Mesmo ontem tendo sido detectado um alarme falso sobre a existência de explosivo, até averiguar a veracidade do acionamento, toda situação atende a um protocolo internacional que inclui o deslocamento de tropa especializada e de equipamentos específicos para manejo de material explosivo, a exemplo de robô antibomba, entre outros.

Criado em 2015, o Bope é uma unidade especializada que atua no atendimento de ocorrências policiais de alta complexidade, no gerenciamento de crises e na capacitação da tropa da PMBA e de outras forças. Além de atuar em ocorrências com explosivos, entre as habilidades do efetivo estão o preparo para enfrentamento ao terrorismo, sequestro envolvendo reféns, descontaminação de população em massa (nas áreas de defesa química, biológica, radiológica e nuclear) e tiros de precisão (atiradores de elite).

Caveira – Para integrar o Bope, o policial militar passa por cinco meses de capacitação e avaliações técnicas, médicas, físicas e psicológicas, que totalizam 1.600 horas/aula. Já para atuar como explosivistas são realizadas mais 300 horas de instrução em outros estados, inclusive com experiências internacionais. Os policiais militares do Bope são conhecidos como “caveiras”, que somam hoje 63 na PMBA.

A tropa do Bope atua em pronto-emprego, ou seja, para ser empregada a qualquer momento que seja acionada, e se destaca por intervir de forma rápida em ocorrências não convencionais e pela qualificação técnica.

Governo e Ministério Público deflagram plano para interiorizar combate à sonegação

Responsável pela recuperação de R$ 166,1 milhões em créditos tributários desde 2014, o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), que reúne o fisco e o Ministério Público estaduais, a Polícia Civil e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), está deflagrando uma série de ações para levar ao interior do estado o bem sucedido trabalho conjunto de combate à sonegação.
Com foco em grandes contribuintes com débitos tributários considerados de difícil recuperação, o planejamento do Cira ainda prevê para os próximos meses ações como a ampliação do monitoramento sobre esses grandes devedores e a modernização tecnológica da área de inteligência da Sefaz-BA.
Uma das principais estratégias para a recuperação do crédito é a realização de oitivas com contribuintes; foram 28 audiências públicas de negociação nos últimos dois anos. O Cira também promoveu 145 ações penais e realizou dez grandes operações de combate à sonegação com a participação de servidores do fisco, policiais civis e promotores. As três últimas foram a ‘Grana Padano’, envolvendo empresas de fabricação e venda de laticínios, a ‘Sede de Justiça’, que se concentrou nas atividades da empresa Frésca, de água mineral, e a ‘Aleteia’, que investigou fraudes fiscais e em licitações.

:: LEIA MAIS »

RIO DE ENEGENHO EM FESTA.

 

“Secretaria Itinerante” ouve demandas de comunidades escolares de Ilhéus

Secretário Municipal de Educação de Ilhéus, Paulo Moreira

Secretário Municipal de Educação de Ilhéus, Paulo Moreira. Foto: Gidelzo Silava.

O projeto “Secretaria Itinerante”, que tem a proposta central de agilizar a solução de diversos problemas que repercutem no dia a dia da rede municipal de ensino, principalmente nas unidades interioranas, já beneficiou escolas de várias localidades da zona rural de Ilhéus. De acordo com o secretário de Educação, Paulo Moreira, nas últimas semanas, as equipes da Seduc visitaram, entre outras, escolas situadas em Inema, Pimenteira, Aritaguá, Vila Olímpio, Couto, Banco Central e Santo Antônio.

Ele explica que as equipes são formadas por profissionais responsáveis por áreas diversas, como a pedagógica, a de alimentação, a de transporte e a de melhorias na estrutura física. “Durante as reuniões, que acontecem no contraturno das escolas e envolvem diretores, supervisores e professores, tentamos resolver ou dar encaminhamento a todos os problemas capazes de prejudicar o bom andamento das atividades educacionais. Além de deliberar sobre inúmeras questões com maior rapidez, também evitamos que, a cada dificuldade, diretores, supervisores e professores precisem se deslocar até a Seduc, instalada na avenida Soares Lopes”, enfatiza, lembrando a distância significativa de alguns distritos, vilas e povoados para a sede do município.

Ainda segundo Moreira, a estratégia tem permitido a resolução rápida de uma série de dificuldades rotineiras, como as ligadas à carga horária de professores, à manutenção de equipamentos de informática, a problemas vinculados ao transporte e à realização de melhorias físicas. “Evidentemente que nós não realizamos, de forma direta, algumas intervenções. Diante da necessidade, por exemplo, de uma pequena reforma na unidade, realizamos o levantamento e encaminhamos o relatório para a pasta competente, que, neste caso, é a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito”, completa.

O titular da Seduc adianta que, para fortalecer ainda mais o Projeto “Secretaria Itinerante”, bem como o avanço da educação no município, o governo ilheense, em parceria com o Sebrae, oferecerá um curso de gestão para os diretores escolares. “A ideia é conscientizar os nossos gestores de que a escola deve ser gerida com profissionalismo”, esclarece.

Vínculo familiar – Outro projeto que vem sendo tocado pela Secretaria de Educação de Ilhéus tem o objetivo de fortalecer o vínculo das famílias com as escolas. De acordo com Paulo Moreira, a iniciativa já se encontra presente em algumas unidades localizadas na zona rural do município, como Inema, Aritaguá, Pimenteira e Sambaituba.

“Entendemos que esta é uma ação de grande importância para o aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem. Por isso, a nossa plataforma de trabalho contempla um esforço considerável voltado para um maior envolvimento dos pais no dia a dia de seus filhos”, diz. Para isso, são realizadas reuniões nas escolas e desenvolvidas atividades fora das salas de aula, como oficinas e palestras. Essas ações têm a proposta de discutir com a comunidade externa propostas que estabeleçam um processo conjunto de aprendizado, caracterizado pela troca de experiências entre alunos, professores e sociedade em geral.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia