Foi com título dessa reportagem, que ouvimos dos visitantes que chegam à nossa cidade, afirmando que ficam completamente sem segurança para ir e vir dentro de Ilhéus. Não existe comunicação, tudo pela falta de planejamento no Setor da Administração de Turismo. A cidade de Ilhéus bastante conhecida pelo mundo a fora, entretanto, tendo a sua paisagem mal apresentada pelos seus supostos administradores que nada enxergam em sua exuberante beleza natural.

Todos que residem ou visitam nossa cidade sabem que não traduzem nenhum beneficio alertar às nossas autoridades essas denigrastes informações. De um lado os assaltos em que são subtraídos os pertences pessoais, no caso bolsas de mulheres, máquinas fotográficas, filmadoras e o tradicional celular, o mais querido presente de Natal nessas épocas de festas de final de ano e sempre fazem parte da turma do arrastão. Nota-se há muito tempo em nossa cidade a ausência de agentes do trânsito atuando e orientando os condutores de veículos automotores. Por exemplo, no trevo próximo à padaria Pão Central, motoristas praticam sempre em todos os dias conversões de trânsito absurdas. Um pardal por essa artéria pública pegaria muitos irresponsáveis cometendo infrações de reais punições.

Por outro lado, a falta de orientações para se acomodarem e dando margem realmente do alcance de um hotel ou pousada seguros, onde ficar e qual o custo. Esse qual o custo, refere-se ao fato de cobranças exorbitantes, tanto nos pernoites, como nos serviços prestados em bares, restaurantes, hotéis e pousadas com fornecimentos de alimentações. Realmente os turistas que não acertam suas contas e não procuram manter transparentes os acertos de diárias e outras despesas, torna o seu orçamento de viagem em seus passeios muito sobrecarregados.

Na orla que dá acesso ao balneário de Olivença, o almoço, o tira-gosto, e as bebidas em geral são de matar, não só à vontade de alimentar-se, como o desejo de pagar a conta e não voltar mais a Ilhéus. Sem contar com o tradicional 10% dos garçons, depois de todas as transformações nas arrumações para levar as despesas aos clientes, e claro que não são todos os donos de barracas de praia, pousadas e hotéis que agem assim, apenas os irresponsáveis e espertos.

As informações levadas ao conhecimento das nossas autoridades e a população de Ilhéus, não estão ligadas a denunciar ninguém, somente pedindo menos nas atitudes animalesca da ganância humano, bem aliada à falta de transparências nas cobranças de contas dos usuários desses tipos de serviços.  Esperando que dentro bom senso exista o maior respeito com melhor atenção com os cidadãos que nos visitam. Eles lá em suas cidades quando do seu retorno, dirão o que viram em nossa cidade e como foram realmente tratados.

Devemos lembrar que têm banhistas que muitas vezes se excede na bebida alcoólica e vão tomar banho de mar sem condições de imaginar os locais seguros e quando não sabem nadar é um Deus nos acuda. Quantos frequentadores das parias de Ilhéus perdem suas preciosas vidas morrendo afogado. É assunto muito sério esses os locais das praias da nossa imensa orla litorânea, nota-se que não possuem placas informativas, onde os banhistas possam ficar à vontade para tomar seu banho de mar com segurança a fim de que sejam bem amparados e com a garantia de seus retornos em paz à suas residências.

Vale essa observação aos amigos que nos visitam e não conhece os perigos das nossas praias, que sejam mais comedidos, atenciosos e perguntem como se protegerem dos perigos das ondas do mar e os locais perigosos, impróprios e proibidos. Assim, se as autoridades responsáveis por essas providências vitais para as sobrevivências das pessoas, os administradores do nosso município não assumem à sua parte, protegendo seres humanos, então cada um cuide da sua própria segurança de vida. PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – (73) 8844-9147 – Ilhéus-Bahia