campanha-novembro-azul-define-acoes-para-os-homens-em-ilheus-foto-roberto-santos-secom-ilheusA Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde (Sesau), já definiu algumas ações que integrarão a Campanha Novembro Azul deste ano. O trabalho, que contará com a participação de vários profissionais da área e unidades de saúde do município, visa prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata. De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Ocké, foram definidas as seguintes datas e unidades: dia 16, Estratégia Saúde da Família (ESF) do Iguape; dia 17, Estratégia Saúde da Família do Alto do Coqueiro; e dia 25, ESFs das unidades Teotônio Vilela II e IV.

Segundo Bárbara Christian, coordenadora do Departamento de Atenção Básica de Ilhéus, a campanha será marcada por palestras educativas voltadas à prevenção e detecção precoce da doença. “Neste sentido, estaremos oferecendo consultas com médicos e enfermeiras. A partir daí, os homens poderão ser encaminhados para a realização dos exames de PSA, Antígeno Prostático Específico, e Ultrassonografia da Próstata. Aqueles pacientes que apresentarem exames alterados serão encaminhados para os médicos urologistas da Policlínica Municipal Halil Medauar, na Conquista”, explica.

Homens – A enfermeira Bárbara Christian acrescenta que os homens devem iniciar a realização anual dos exames de prevenção do câncer de próstata a partir dos 50 anos. O Novembro Azul constitui uma campanha de conscientização que enfatiza a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado sempre em 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado em 2008 pelo Instituto “Lado a Lado pela Vida”, com o objetivo de ‘quebrar’ o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, incluindo a iluminação de pontos turísticos do país, como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas e Monumento às Bandeiras.