A vida humana tem atribuições boas ou ruins criadas pelos próprios individuos que habitam o Planeta Terra. Cada um de nós tem a disposição um universo de encantos e desencantos. Um viciado seja no que for é sempre considerado dependente de drogas, até quando ele achar que deve ser assim. É uma doença e muitas pessoas que usam esse veneno, não observam que são transformadas violentamente no seu estado físico e mental. Quantos talentos estão perdidos, iguais ao tamanho de um elefante, que não sabem a força que têm.

Observa-se tantos relatos cheios de sofrimentos, muitos homens confessam que causou aos seus familiares inúmeras tragédias, e eles  acreditavam no futuro feliz dos seus filhos. Enquanto os parentes e amigos, sempre os olhavam desapontados e tristes, passando por longe para não verem tamanha transformação de um ser humano, que diante da vida oferecida por Deus, resolveu destruir-se no mundo das drogas.

Por que tantas pessoas usam drogas? Será que usam drogas porque querem mudar algo nas suas vidas? Segundo pesquisas, algumas razões que os jovens deram para usar drogas: “Adaptar-se – escapar ou relaxar – aliviar o tédio – parecer adulto – rebelar-se e experimentar”. Muitas pessoas pensam que as drogas são uma solução, mas, no fim, as drogas tornam-se os problemas mais prejudiciais e revoltantes em sua vida.

Pesquisas do mundo inteiro relatam que todas as drogas são essencialmente venenos e a quantidade usada pelo ser humano determina o desastroso efeito. “Uma quantidade pequena é um estimulante (dá energia)”. “Uma quantidade maior age como sedativo (entorpece)”. “Uma quantidade ainda maior age como veneno e pode matar”. Então isto é verdade para qualquer droga. A única coisa que varia é a quantidade necessária para conseguir o efeito desejado, sempre negativo e destruidor.

São muitas tentativas de impedir esse mal em nosso país, com tanta gente que vive um inferno às vezes sem volta, nada melhor do que criar-se uma fórmula de ajudar em orações e dedicar aos que estão viciados, e quem sabe eles acordem para uma vida salutar e passe a amar a si próprio de verdade. O mundo vem fenecendo diante de tantas drogas! O álcool é a droga mais consumida e da qual se abusa mais na sociedade brasileira. No Brasil, 22,3% dos condutores envolvidos em acidentes de automóvel apresentavam sinais de embriaguez segundo um levantamento de 2013 realizado pelo Ministério da Saúde. Os corpos dos adolescentes ainda estão em fase de crescimento e o álcool tem um impacto muito maior no bem-estar físico e mental do jovem do que nos adultos.

O álcool causa depressão do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), desinibe e prejudica o raciocínio. Todos sabem que beber excessivamente pode provocar coma e até mesmo matar. Têm muitas pessoas, principalmente caminhoneiros, motoristas profissionais do volante de veículos de cargas que misturam álcool com medicamentos ou drogas ilícitas que são extremamente perigosos e pode ser fatal. O álcool influencia o seu cérebro e produz uma perda de coordenação, reflexos mais lentos, visão distorcida, lapsos de memória e desmaios. Não precisa ser profissional da área médica para obter tais conhecimentos, basta pesquisar e verificar as estatísticas de tantas mortes nas estradas do país. Mesmo assim, quantos motoristas desafiam as orientações da Lei Seca e continuam dirigindo com consumo na maioria das vezes excessivo de álcool! PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia


PARA LER A 86ª PARTE CLIQUE AQUI.