Mercado financeiro volta a reduzir projeção para inflação em 2017

Pela terceira semana consecutiva, o mercado financeiro reduziu a projeção para a inflação em 2017. Agora, a aposta dos analistas é de que a inflação encerre o ano em 4,12%, isto é, dentro da meta perseguida pelo Banco Central, fixada em 4,5% (podendo variar 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo). Há uma semana, essa mesma projeção era de 4,15%. As informações fazem parte do Boletim Focus, uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas. O Banco Central é o responsável por coletar os dados e divulgá-los.

LEIA MAIS

Chuvas e secas levam dez cidades à situação de emergência

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta segunda-feira (27), situação de emergência em 10 municípios atingidos por desastres naturais. A medida permite que prefeituras acessem ações de apoio federal para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas. As cidades de Feira Grande (AL), Tapiramutá (BA), Mirante (BA), Capela do Alto Alegre (BA), Urucuia (MG), Turmalina (MG) e Itabi (SE) integram a lista de localidades afetadas pelo extenso período de seca e estiagem. Já as cidades de Tucuruí (PA) e Buri (SP) receberam o reconhecimento por efeitos de enxurradas, e Manacapuru (AM), devido ao volume de lama de chuvas na região.

LEIA MAIS

Confiança do consumidor atinge maior nível desde dezembro de 2014

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 3,5 pontos em março. O indicador atingiu 85,3 pontos, em uma escala de zero a 200, o maior nível desde dezembro de 2014 (86,4). Essa é a terceira alta consecutiva do indicador, que subiu 4,8 pontos na comparação com março de 2016. A alta foi influenciada pelos aumentos da confiança no presente e do otimismo em relação ao futuro. O Índice de Expectativas, que avalia as opiniões dos consumidores em relação aos próximos meses, avançou 5,1 pontos e alcançou 95,7 pontos, o maior patamar desde fevereiro de 2014 (100,7).

LEIA MAIS

 Funarte recebe US$ 120 mil para fomento às artes cênicas

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) vai receber o equivalente a US$ 120 mil do Ministério da Cultura para garantir a participação brasileira no Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-Americanas (Iberescena). Doze países participam do fundo: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Peru e Uruguai. Cada um deles contribui com uma cota em dinheiro que estimula a formação de novos públicos e amplia o mercado de trabalho dos profissionais por meio da cooperação técnica e financeira.

LEIA MAIS