Acredito que muitos brasileiros não têm a menor ideia quanto custa um político no Brasil. Isto mesmo, quanto custa afinal um político eleito no país pelo voto do eleitor? Seria a dependência do cargo? Presidente, vice-presidente, governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores. Existem hoje milhares de políticos democraticamente eleitos no Brasil, e todos são pagos com o dinheiro suado do imposto da população brasileira. Além do salário, algumas Câmaras estabelecem alguns benefícios, como auxílio-moradia, auxílio-paletó (é, exatamente isso que você leu), auxílio-alimentação, auxílio-combustível, verba indenizatória, verba para pagamento de assessores e possuem uma cota para manutenção do gabinete. O valor desses auxílios varia conforme a cidade e em algumas, chega a ser maior que o valor do próprio salário.

São inúmeros os desvios de finalidades orçamentárias e soam comentários que existem até ideias, acerca das futuras campanhas eleitorais que poderão supostamente passar a custar até três copas do mundo. Os gastos em campanhas políticas são absurdamente exagerados em todo Brasil. Tomando como base as despesas, como exemplo, destinadas com presidiários, estima-se quase o triplo do custo por um aluno em sala de aula. ​Nesses intempestivos flagrantes de troca de moedas e jogo de favores entre políticos para a aprovação da reforma da Previdência, realmente não podemos imaginar quanto o erário público vem sendo esvaziado loucamente por inusitados atos administrativos em nosso País.

A pergunta que cala muito em nosso país quando se procura saber por que as grandes  empresas e órgãos públicos espalhados no Brasil, principalmente os já viciados em desvios de condutas, recebem  altas somas em dinheiro recolhido e destinado para a Previdência de seus funcionários não repassam  ao Governo?  Àqueles que recolhem para a Previdência e não repassam ao Governo,  já  devem  se constituir  mais  de  UMA  CENTENA DE  BILHÕES DE  REAIS?  Os  trabalhadores  comuns  agora são coagidos  a  pagar  essa  conta  de  novo. Não entendemos porque  esse  assunto dos  devedores da Previdência não  é  tratado dando transparência pela grande imprensa e pelo  Congresso Nacional e o Executivo nada  fala  a  respeito, nem para desmentir? Será que  deve ser também tarefa da  Lava-Jato  que poderá  esclarecer e destruir esse  descalabro?

Verificamos no Brasil tantos planos e projetos alheios aos desejos populares recaindo sobre os governantes e poucos anseios na solução dos problemas criados muitas vezes pela falta de esmero em suas elaborações. Não adianta deixarmos nas mãos do Estado, por exemplo, a responsabilidade de administrar algo tão essencial e estratégico como a Educação, a saúde e a segurança, pois surgem aberrações na falta de desvelo por essas coisas sérias, dado que os políticos pensam primeiro em beneficiar a si próprios e aos seus pares, em detrimento daqueles que custeiam seus salários, benefícios, estruturas e demais gastos.

Percorrendo os anais da história brasileira e as noticias do mundo das políticas no campo do ensino educacional, deparamos sempre com a situação financeira do nosso país com dificuldades. Porém, verifica-se que o Congresso, segundo as pesquisas e noticiários no Brasil, gasta em um dia o que pagaria um ano de estudos de milhares de alunos do ensino médio matriculados na rede pública de ensino. Segundo pesquisa desenvolvida em parceria com a União Interparlamentar dos Estados Unidos, será que os brasileiros estão em alerta para o fardo que carrega no equivalente a US$ 7,4 milhões todos os anos para cada um dos 594 parlamentares em exercício!

Ficamos imaginando as altas despesas que dão acesso para a movimentação entre o Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe de Estado, carros oficiais, funcionários, seguranças, avião presidencial e secretários, o Gabinete Presidencial tem um custo, não precisando o brasileiro ter grande conhecimento em finanças públicas, que pode bater os bilhões de reais. Muitas informações nem sempre são totalmente divulgados pela imprensa – não dá para saber exatamente quanto um chefe da Nação gasta.

Considerando-se só os Cartões de Pagamento do Governo Federal, a presidência e suas entidades vinculadas gastam muito. Com certeza é um número que já não salta à vista do calejado contribuinte. Mas analisando bem, são tantos gastos no cartão no decorrer de muitos anos e que foram cobertos pelos cofres públicos. Estes são os grandes e inaproveitáveis dos banquetes em nome da democracia. Numa farra de gastos em que muitos se esbanjam. Mas não se engane o povo brasileiro, notadamente os que continuam com a sua arma firme e valorosa. Precisam acordar e entenderem que está defendendo muito mal o seu País quando vai às urnas usar o poder da escolha através do: “VOTO”! É preciso direcionar o olhar crítico e lembrar de que não existe almoço grátis no Brasil pago por políticos para seus eleitores. A conta é do trabalhador brasileiro. E no seu prato restam apenas as migalhas. PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia