Ação que reuniu cerca de 150 moradores de rua no salão da Paróquia de Santa Cecília evidencia senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania dos alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

 A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou nesta quarta-feira, 24 de maio, mais uma edição da Macarronada Social. A ação de responsabilidade social é organizada pelo Centro Acadêmico Manoel de Abreu, como parte do Programa de Integração dos Primeiro-Anistas (PIPA), e reuniu estudantes dos cursos de graduação da FCMSCSP.

A iniciativa, que ocorreu no salão da Paróquia de Santa Cecília, teve como objetivo fortalecer a integração entre os alunos e também o contato com a população em situação de rua da região central da cidade de São Paulo, onde se localiza a instituição de ensino superior. Esta edição da Macarronada Social reuniu cerca de 150 pessoas em situação de rua.

“A Macarronada Social é uma ação tradicional e aguardada tanto pelos estudantes que dela organizam e participam como pelos moradores de situação de rua, pois ocorre há alguns anos, e tem tudo a ver com o senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania dos alunos formados pela FCMSCSP. Além disso, ressalta esse importante passo para a integração em diferentes esferas: dentro e fora da faculdade”, afirma Caroline Namur, uma das organizadoras da ação e aluna do curso de Graduação em Medicina da instituição de ensino superior.

Na capital paulista, a maioria dessa população é formada por migrantes, especialmente de cidades do interior do Estado, apontou o censo da população de rua divulgado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) da Prefeitura Municipal de São Paulo, em abril do ano passado. Segundo a pasta, 71% do total das pessoas que estão na rua e 73,4% do total das pessoas acolhidas nos centros da Prefeitura são migrantes. A maior parte destas pessoas vem da própria Região Sudeste do País. De acordo com os dados, a cidade tem 15.905 pessoas na rua, sendo 8.570 nos centros de acolhimento e 7.335 em vias e espaços públicos.

Os dados da Prefeitura são corroborados pela pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgada em março de 2016. De acordo com o levantamento, o número de moradores de rua quase dobrou nos últimos 15 anos na cidade de São Paulo, passando de 8,7 mil pessoas para quase 16 mil, entre os sem-teto e os que vivem em abrigos e albergues – a média anual de crescimento é de 4,1%, muito acima do aumento de 0,7% da população paulistana.

Sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado. Para mais informações sobre a FCMSCSP, basta acessar: www.fcmsantacasasp.edu.br