Nosso comentário de hoje, foi inspirado por uma conversa com uma senhora, ilheense, sobre os grandes perigos que corremos todos os dias por falta de prevenção da saúde humana em locais do nosso país! Foi relatada que começava em nossa casa a grande ação defensiva contra as inúmeras doenças, causadas pela má formação social, humana e alimentar. O exagero de quantidades de alimentos que são ingeridos pela população, sem o devido controle da fiscalização sanitária, destinada a coibir as mazelas, principalmente os que são adquiridos em alguns supermercados.

É enorme a carência de o povo sentir a proteção dos seus administradores, pois existe sempre a ausência de atos do governante para oferecer de fato e de direito, meios visando à correção dos constantes abusos contra a saúde dos seus munícipes. São muitas vezes deficientes os postos médicos, escolas e a segurança pública! E quando surge uma manifestação de apoio, é apenas visando eleger-se para continuarem suas novas conquistas em seus próprios benefícios, como fazem muitos políticos em suas caminhadas na maioria das vezes incoerentes.

No Brasil existe muita gente imaginando se os governantes estão mesmo preocupados e oferecendo condições de vida salutar para os brasileiros? Se existe uma real vigilância na obtenção da saúde humana de forma geral? Afinal como se promove a saúde para a população brasileira no mundo nosso de cada dia? E os tratos relacionados à proteção do meio ambiente? A nossa população se encontra muito preocupada com as pessoas, lamentando o desemprego, a falta de formação educacional de jovens em sua divergência familiar e famigerada atuação do uso das drogas, trazendo tristes desventuras de pais e filhos. Vale refletir qual a forma de encontrar os benefícios básicos para a vida humana, dentro de parâmetros em que todos possam viver padrões conquistados pela força da educação e do trabalho.

Existem fatos bastante relevantes de atenção, por exemplo, cuidar da saúde do bolso, fiscalizando os supermercados e seus proprietários gananciosos que ganham muito dinheiro! Verificar os produtos que são vendidos à nossa população e qual o real e bom realmente para o consumo humano. Muitas pessoas admiradas, perguntam se sumiram os profissionais de fiscalizações sanitárias em nosso país! Não estamos aqui para apontar erros de ninguém, mas, apenas manifestando o direito de solicitar das autoridades de saúde pública de Ilhéus, e outros Órgãos que têm a obrigação de fiscalizar as qualidades e os preços dos bens da sobrevivência humana para os consumidores. Deve existir vigilância para que os produtos vendidos em nosso comércio local, em feiras livres, e principalmente, nos supermercados, e que sejam vistoriados com frequência.

Não são colocados os preços de forma transparente nas mercadorias nas prateleiras, são verificados produtos colocados à venda com validades vencidas, pesos não conferindo com as inscrições nas embalagens, além dos preços exorbitantes, ultrapassando os limites justos e razoáveis, o que nos faz crer que a nossa população financia os enormes lucros para inúmeros e inescrupulosos comerciantes. Frutas, verduras, hortaliças, e muitos outros produtos expostos à venda, sem nenhum rigor de higiene. Assim, esperamos que esse alerta movimente às nossas autoridades competentes e que os agentes e promotores dessas irregularidades, sejam devidamente localizados, corrigindo essas estranhas ações e tragam benefícios e respeitos aos consumidores.

Os maus princípios que rodeiam a Nação Brasileira não são coisas que tragam a paz. Promove o desconforto da desconfiança e jamais ninguém pode chegar ao patamar de dignidade e respeito com as autoridades que sabem que devem cumprir com a sua obrigação de proteger toda a nossa sociedade. Falta a correção de como praticar o bem. “O bem quando mal feito é pior do que o mal porque mata a esperança”. “Ninguém nunca vai entender o que outra pessoa sente até passar pela mesma situação”. Ter os sentimentos de vergonha e jamais ter sido chamado de desonesto, hoje é uma parcela do patrimônio moral que algumas pessoas deixaram de lado, importa ter apenas uma vida boa. PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia