PREVIDENCIA SOCIAL – Temos visto diariamente vários apelos do Governo Federal com referencia da necessidade da bendita reforma da previdência, que segundo informações dos órgãos competentes, nosso País gasta mais com a Previdência do que se arrecada de contribuições, chegando a casa de quase 200 bilhões de reais. Ficamos perplexos com tal pesquisa e o rombo financeiro existente, visto que notadamente que se realmente for verdade estamos a beira do que ocorreu na Grécia e em Portugal que tiveram que fazer uma reforma drástica cortando em até 50% dos benefícios dos trabalhadores aposentados. Diante do quadro em que estamos prestes também passar por esse processo, necessário se faz que todos brasileiros se mobilizem junto aos Deputados e Senadores que encontrem junto ao governo executivo federal uma formula para que esse mal não aconteça, independente dos erros e acertos dos governantes que passaram e que estão atualmente no poder. Vamos considerar página virada e partir para uma nova realidade enquanto ainda há tempo.

Na verdade matematicamente é fácil compreender o porquê desse fenômeno que esta acontecendo, onde o que se arrecada é a quem do que se paga. É que a população esta envelhecendo consideravelmente e evidentemente as aposentadorias por tempo de serviço crescem também enquanto o numero de contribuintes jovens não crescem na mesma proporção.

A propósito a medicina promete aumentar consideravelmente nossa expectativa de vida ao longo das próximas décadas. No entanto um dos grandes desafios hoje é o envelhecimento da sociedade. A população global está ficando mais velha. Calcula-se que em 2030, a percentagem de pessoas com mais de 60 anos de idade crescerá dos 21% atuais para 32% nos países desenvolvimento e de 8% para 20% nos países em desenvolvimento no caso do Brasil. Daí a necessidade de uma reforma profunda da reforma previdenciária.

O envelhecimento é inexorável, contudo todos nós desejamos ter uma boa saúde pois é algo que todos desejamos, mas, infelizmente, muitas pessoas só percebem isso depois que a perdem.

Durante o século 20, a ciência médica deu largos passos rumo à melhora da saúde da população. O desenvolvimento de vacinas e imunizações, contudo estamos diante das doenças infecciosas e transmissíveis, como a tuberculose, a malária e hepatite, espalhadas por bactérias, vírus, ao redor do mundo. O HIV e a AIDS tiraram a vida de cerca de 1,7 milhões de pessoas somente em 2016. Mesmo assim, não podemos subestimar o valor dos grandes avanços na área da saúde.

Infelizmente estamos diante de vários aspectos negativos que impedem que tenhamos uma boa saúde a exemplo da obesidade,, um dos problemas mais sérios hoje em dia, a qual provoca silenciosamente a diabetes. A falta de exercícios regulares; A depressão que é um problema global que pode afetar qualquer pessoa em qualquer lugar. A dependência do álcool, pois de cada 100 pessoas que ingerem álcool, 13 irão para o alcoolismo durante a vida. Outro assassino é o tabaco, aproximadamente uma pessoa morre a cada seis segundos como resultado de causas relacionadas com o tabaco. Há varias tipos de drogas as quais são o inimigo publico de todos os países é o abuso de drogas.

Todos esses aspectos apresentados vão desaguar na Previdência social, pois se a população não cuida da sua saúde, evidentemente teremos logo cedo inúmeros processos previdenciários por invalidez, e sabemos que diante da realidade atual onde o consumo de drogas cresce cada vez mais, teremos uma juventude incapacitada de produzir, trabalhar e contribuir com a Previdência Social.

Portanto é necessário urgentemente ter fé e confiar em Deus, para que a nossa Previdência seja saudável e que ninguém venha passar por esse constrangimento.

Existem muitas pessoas de determinados partidos da esquerda que estão torcendo contra a reforma da Previdência Social, levando a população ter uma idéia distorcida, ou seja, contrária a realidade que apresentamos. Contudo vale salientar que as pessoas ou partidos que são contra a reforma da Previdência, são pessoas que beneficiadas com salários vultuosos acima de R$ 30.000,00 a 100.000,00 por incrível que pareça.

Não estou defendendo o governo e nem estou criticando determinados partidos contrário a Reforma da Previdência. Estou sim consciente da situação do País em geral, pois vemos hoje que os governos federal, estadual e municipal estão endividados frutos da má administração do passado e quem vai pagar o prejuízo somos nós que contribuímos honestamente durante o período estabelecido pela lei.

Brasil em primeiro lugar!

Luiz Castro

Bacharel Administração de Empresa