:: 18/mar/2018 . 21:06
Ministério vai revogar regra que exigia curso para renovar CNH
O Ministério das Cidades anunciou neste sábado (17) que será revogada a resolução que tornava obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para motoristas renovarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Por meio de nota, a pasta informou que a revogação se dará para “não afetar a rotina dos condutores que precisam renovar suas carteiras de habilitação/CNHs por todo o Brasil”.
O ministério informa ainda que a revogação vai reduzir custos. “Esta ação acontece em conformidade com os objetivos do Governo Federal, de reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro”.
A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelecia que, a partir de junho deste ano, os condutores que fossem renovar a carteira de motorista teriam que passar por um curso teórico com exame para atualizarem seus conhecimentos. Esse curso de reciclagem seria composto por dez aulas e, para que os motoristas renovassem a documentação, deveriam obter um resultado favorável de, pelo menos, 70% da prova.
Ainda segundo a nota divulgada pelo Ministério das Cidades, a revogação acontecerá no próximo dia útil.
NÃO HÁ A QUEM APELAR
Anísio Cruz – março 2018
Eu não estava a fim de opinar acerca do assassinato da Mirella, militante carioca que tem causado muita celeuma entre as correntes políticas antagônicas que dominam o cenário brasileiro. Não quero polemizar a respeito, pois entendo que, por detrás da política, de inegável competência, há um ser humano, mulher, que precisa ser respeitado, após a sua trágica morte, executada que foi. Entendo que o seu posicionamento, enquanto líder comunitária, a fez angariar amigos, correligionários, e também inimigos, que tinham todos os motivos para apagar a sua voz. E o fizeram.
Ela transitava perigosamente, entre diversos segmentos da vida carioca, que ia da política partidária, que a elegeu vereadora, com cerca de 46 mil votos, passando também por grupos LGBTs, dentre outros. Carismática, criou em torno de si, um séquito de moradores da favela em que morava, e também de outras comunidades, nas quais era uma voz atuante em defesa das minorias. Negra, jovem, e bonita, chamava a si a atenção dos holofotes e da mídia, ávida pela criação de mitos. Socióloga, por formação, também transitava com desenvoltura nos segmentos acadêmicos do Rio de Janeiro. Era incansável nesse mister, e a impressão que temos, é que o seu dia possuía muito mais que as 24 horas naturais, que todos vivenciamos, nos ajustando para cumprir as nossas agendas diárias.
A comoção, e a revolta que a sua prematura morte provocou, entre as correntes de militância, nas quais atuava, ocasionando protestos em todo o território nacional, e chegando à mídia internacional, como um rastilho de pólvora. Todos exigindo a apuração dos fatos, a identificação dos culpados, para que sejam levados às barras dos tribunais, o quanto antes, servindo de exemplo aos se julgam com o poder de eliminar seus desafetos, sem o menor temor aos ditames da lei. Esperamos que assim seja feito, pois os efeitos devastadores da impunidade, todos já conhecemos. Que o diga os familiares do Celso Daniel, do Eduardo Campos, do Toninho do PT, e de centenas de policiais que também são executados, pelas ruas do Brasil. Juntemos a eles, os inúmeros casos de assassinatos que ocorrem diariamente, contribuindo estatisticamente, para nos colocar num vergonhoso patamar dentre as nações civilizadas.
Mariella foi morta nas ruas do Rio, onde diariamente também tombam cidadãos de todas as étnias, de todos os gêneros, todas as profissões, níveis culturais, e sociais. Crianças e jovens estão morrendo estupidamente, em tiroteios, entre marginais e policiais, ou entre grupos de traficantes rivais, quando não em bailes periféricos,como tomamos conhecimento a toda hora. Balas disparadas a esmo, buscam suas vítimas inocentes, ou não, onde quer que estejam. Quando essas vítimas sobrevivem, adquirem sequelas, inclusive psicológicas, para o resto das suas vidas, alimentando as estatísticas que não param de crescer. E a ninguém pode se julgar a salvo, pois o mal está se alastrando rapidamente, fruto da impunidade e da hipocrisia que reinam soberanas neste país do faz de conta. E não há a quem apelar.
IME SERÁ PALCO DE MINICURSO DE ASTRONOMIA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Do ilheus 24hs
O Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, através do projeto de extensão Difusão de Astronomia no Sul da Bahia promoverá, na próxima quarta-feira, 21 de março das 18h às 20h30, o Curso de Astronomia Básica para professores do Ensino Fundamental.
O curso acontecerá no IME – Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne e será direcionado a professores do ensino fundamental. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente por meio do formulário eletrônico:
https://goo.gl/forms/RjfwjMFDuuuf2STs1
As vagas são limitadas a 26 pessoas.
CIPE CACAUEIRA EVITA FURTO DE MAIS DE MIL LITROS DE COMBUSTÍVEL
Após uma denúncia anônima, guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Cacaueira) prenderam em flagrante cinco homens que estavam furtando combustível da Transpetro, as margens da BR 415, em Itabuna, na noite da última sexta-feira (16).
Alberto Batista do Nascimento, Antônio Andrade Santos, Adenilson Barros Santos, Agnaldo dos Santos e Carlos Alves Guimarães foram flagrados pelos policiais quando faziam o furto de 1.285 litros de álcool e gasolina. Com o grupo foram apreendidos cinco veículos, dois revólveres calibre 38, dois coletes balísticos, diversas bombonas para acondicionar o combustível e R$4.386.
De acordo com o major Sandro Ferreira Lopes, comandante da unidade, os polícias agiram rapidamente e evitaram um grande prejuízo a empresa e um risco para a população. “Esse combustível seria comercializado ilegalmente e seria armazenado de forma improvisada, com um alto risco de causar explosão e incêndio “, disse Lopes.
Os homens e todo o material apreendido foram apresentados na 6a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior(Coorpin/Itabuna). “Eles agora vão responder por furto qualificado e associação criminosa. Antônio Andrade já tinha sido preso por envolvimento no tráfico de drogas”, explicou o delegado André Aragão, titular da 6a Coorpin. Cinco pessoas foram presas em flagrante, duas armas de fogo e cinco veículos foram apreendidos.
do ilheus 24hs
PSICOMUNDO <> GÊNIOS VISIONÁRIOS ADMINISTRAM MAL NOSSO PAÍS <>
Durante muitos anos os brasileiros vivem recebendo propostas desleais e inconsequentes dos inúmeros administradores públicos que imaginam saber as necessidades da nossa população e os meios relacionados aos anseios humanos de segurança de forma geral, aliados os ditames sociais e econômicos. Indubitavelmente, nunca acertam para favorecer o desenvolvimento de forma real, adequado e honesto em suas decisões. A prova mais irresponsável surge nas manchetes dos meios de comunicação, e nos envergonha, porque não se trata mais do que manobras para que os condutores de veículos venham pagar por projetos mercenários e enganosos.
– “O Ministério das Cidades anunciou neste sábado a revogação da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que exigia a realização de um curso e a aprovação em uma prova para a renovação da carteira nacional de habilitação. A revogação será publicada no Diário Oficial na próxima segunda-feira. A nota afirma que o ministro Alexandre Baldy determinou a revogação. O ato será assinado por Maurício Alves, presidente do CONTRAN”. O que existem nas mentes dessas pessoas que não ouvem as pessoas que nasceram e vivem no Brasil? “A resolução previa que a partir de 6 de junho todos os condutores que fossem renovar a habilitação teriam de fazer um curso teórico de 10 horas e acertar pelo menos 70% das questões aplicadas em uma prova teórica com 30 questões de múltipla escolha. O curso poderia ser feito de forma presencial ou à distância. Não havia previsão de qual seria o aumento no custo para a renovação do documento. A norma foi publicada no Diário Oficial em 8 de março, mas só ganhou visibilidade nessa sexta-feira”.
Podemos lembrar as ações descabidas já praticadas, e perguntamos: quem não se recorda da criação do selinho obrigatório para colocar nos para-brisas dos carros em todo o Brasil; o estojo de pronto socorro, como se os condutores de veículos viessem a possuir habilidades para socorrerem vítimas em acidentes de trânsitos; e muitas outras artimanhas que somente trouxeram prejuízos ao povo brasileiro, a exemplo, a obrigatoriedade do uso de extintores de incêndios, deixando muitos empresários falidos em nosso País. O que então podemos analisar desses supostos gênios defensores da pátria brasileira, indivíduos que nunca procuram pensar com respeito às reais necessidades básicas de todos, ouvindo a população! :: LEIA MAIS »
- 1