:: 22/mar/2018 . 19:50
FILOSOFANDO UM APAGÃO
Muita gente se desesperou naquelas quatro ou cinco horas de apagão. Não pela escuridão em si, mas pela falta de internet, as redes sociais indisponíveis, celulares mudos e smartphones sem carga. Pandemônio total.
Contudo, minhas dificuldades não foram tanto essas, e sim outras.
Corri pro micro ondas pra esquentar um pão, e nada; fui para a chapa grill elétrica, idem; apelei pro air fryer, lógico que também não funcionou. Aí foi que me dei conta de que estava no meio de um apagão e não tinha pra onde correr.
Aliás, tinha. O bom, velho e histórico fogo. Sim, graças a ele pude esquentar meu pão e também o café, pude iluminar a casa e enxergar as coisas, pude ler um livro de papel impresso como na era pré-kindle, e também poderia até ter usado o bendito fogo para me aquecer, se por estas bandas fizesse um frio de lascar.
Em plena era cibernética no terceiro milênio, como o primitivo fogo ainda nos tira do aperto, não é mesmo?
O que seria de nós se não fossem as redes sociais, a internet e… o fogo.
Nilson Pessoa
Cidadãos ilheenses e itabunenses poderão opinar acerca do orçamento da Defensoria Pública
Objetivo das Conferências Públicas é definir as áreas prioritárias de investimento do orçamento da Instituição
O ano de 2018 está no terceiro mês e a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA já começa a planejar seu orçamento para 2019. Quais as prioridades? Em quais áreas investir mais? É para ouvir o cidadão baiano sobre quais demandas a Defensoria deve priorizar que acontecerão no dia 3 de abril (terça-feira), em Ilhéus e Itabuna, as Conferências Públicas sobre o Orçamento Participativo 2019 da Instituição. Em Ilhéus, o encontro será realizado às 8h30, no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne – Avenida Canavieiras, S/N, Teresópolis. Já em Itabuna, o evento está marcado para às 14h, na 4ª Defensoria Pública Regional de Itabuna, Avenida Nações Unidas, nº 732, Centro.
Até o final mês de maio, as conferências deverão abranger todas as comarcas onde a DPE/BA está presente. “O orçamento participativo é um instrumento importante e democrático construído de forma coletiva entre a Defensoria e a sociedade. São várias mãos trabalhando para definir as nossas prioridades. Convidamos os cidadãos de toda a Bahia, que são a razão de ser da Defensoria. Não precisa inscrição prévia, é só comparecer”, convidou o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo.
Como funciona
Desde 2015, a Defensoria Pública vem realizando as Conferências Públicas do Orçamento Participativo. Cada cidadão ou representante de organizações da sociedade civil e movimentos populares pode opinar, em um questionário, sobre quais áreas de atuação deverão ser intensificadas pela Defensoria no ano seguinte.
Para seleção, o documento traz temas importantes na ampliação à garantia de direitos à população: intensificação na área de educação em direitos; atuação no sistema de proteção da dignidade das pessoas envolvidas na relação familiar; fortalecimento da oferta de serviços ligados a grupos vulneráveis; atuação em sistemas de proteção como os das mulheres em situação de violência, das crianças e adolescentes e dos idosos.
Traz também questões como atuação nas causas que envolvem conflitos de terra e direito à moradia; direitos dos consumidores; saúde na rede pública e privada; defesa do aceso de pessoas com dependência química e seus familiares à assistência psicossocial; redução de conflitos nas unidades prisionais e busca de alternativas à prisão e defesa dos presos também entram na lista de iniciativas prioritárias da Instituição.
Os questionários poderão ser respondidos e depositados nas urnas espalhadas nas sedes da Defensoria Pública na capital e no interior do Estado. Pela internet, o formulário estará disponível no site www.defensoria.ba.def.br
. O prazo para preenchimento termina no dia 25 de maio de 2018, quando a série de conferências públicas será encerrada, em Salvador.
NOTÍCIAS DA AVEP
VITÓRIA DO CAP. PAULO GOES DO BRADESCO E EMPATE MARCAM A 4ª RODADA
A Associação dos Veteranos de Esporte Praiano –AVEP, entidade quase centenária de “babas de praia” de Ilhéus em atividade, realizou domingo(18) pela manhã sua 4ª rodada desta modalidade esportiva como de praxe na praia da Av. Soares Lopes, imediações do espaço cultural Tenda Teatro Popular. O ‘baba’ do Campo Grimaldo deu empate entre as equipes dos capitães Tabosa (gol de Jatobá) e Marconi (gol de Danilo). No do Campo Martial a equipe do Capitão Paulo Goes do Bradesco venceu a do Capitão Alvinho pelo escore de 3 a 1. Para a vencedora marcaram Charles Reis, Ismar Landgol e Larocca Delega; para a perdedora, Wendell. A arbitragem do primeiro (Campo Grimaldo) estive a cargo de Josenilton Silva, a do segundo, de Ronivon Pereira. Os dois, conforme os olheiros, apitaram bem. Ambos árbitros pertencem ao quadro de árbitros da Liga Ilheense de Futebol. Receberam Cartão Amarelo os atletas Cesinha da Nacional, Passos de Uruçuca, Fred Itabuneteiro, Dilton da Ceplac, Zugaib da Ceplac, Sena e Zé Eduardo. Zugaib da Ceplac também recebeu Cartão Azul. :: LEIA MAIS »
68ª CIPM PROMOVE CAPACITAÇÃO DO EFETIVO
*PMBA COPPM CPRS*
*68ª CIPM – Ilhéus/Centro*
Parte do efetivo da 68ª CIPM participou durante esta quarta-feira (21) de um Curso de Abordagem Policial ministrado pelo Tenente Michael e Subtenente Agnaldo. O curso teve como objetivo o aperfeiçoamento das técnicas e táticas policiais nas abordagens à pessoas e veículos, bem como tiro policial nas mais diversas situações. Os policiais passaram a manhã e a tarde no 2° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, onde receberam aulas teóricas e práticas sobre os fundamentos basilares que norteiam a atividade Policial Militar, dentre estes, os Procedimentos Operacionais Padrão nas Abordagens. Com isso quem ganha é a sociedade que conta com policiais cada dia mais experientes e capacitados
Fonte: ASCOM 68ª CIPM
#68cipm#Ascenção
#Crescimento#Profissional
#Sucesso
👊🏼 68ª CIPM 👊🏼
ABRACE ESSA CAUSA COM A ONG ENAUTINHO ROCHA
Olá, a ONG Enaultinho Rocha te convida a ajudar o pequeno Hélber, ele foi diagnosticado com Aplasia Medular, precisamos de uma Medula compatível para curá-lo, estamos em campanha em todo o mundo, a possibilidade de encontrarmos na família biológica é de 25% de ser igual, ma população em geral é 1 para 100 mil ou 1 para 1 milhão. Vamos em busca dessa MEDULA?
Veja no mapa onde se cadastrar! Que Deus nos abençoe!
Um abraço .
Enault Freitas Filho
Presidente
Apagão atinge municípios da Bahia e estados do Norte e Nordeste
PF identifica fraude de R$ 11 milhões na Previdência Social e cumpre mandados de busca e apreensão em Mascote e Itabuna
PRENÚNCIO QUE ILHÉUS VAI ACABAR UMA CIDADE FANTASMA DE APOSENTADOS!
Quem conheceu Ilhéus conheceu, quem não não conheceu não conhece mais.Ilhéus chegou ao fim!
Como bem dizia o mestre Roberto Rabat Chame, quem sair por último que jogue o cadeado e chave no mar!!
Foto 2 Pinterot do google.
Melck Kalif Rabelo
- 1