Mobilidade, condições de deslocamento das pessoas com segurança e conforto. Urbano morador de uma cidade. Mobilidade Urbana deslocamento de veículos e pedestres nas cidades com segurança, conforto. A Mobilidade nas cidades para os pedestres é feita através dos passeios que servem de comunicação entre seu habitar e: estacionamento de veículos, acesso aos pontos de paradas de transporte coletivos, mercados, igrejas e outros locais de atendimento aos cidadãos. Os passeios e passarelas para movimentação das pessoas devem estar organizados para evitar acidente. O material do acabamento deve estar em condições para circulação do pedestre. Condições das Calçadas e Passarelas. -Projeto dimensionado para atendimento dos usuários. -Superfície regular, estável e antiderrapante. -Drenagem eficiente, na área evitando o empoçamento de agua que dificulta a circulação das pessoas. -Acessibilidade Geral, condições de circulação de pessoas com: restrições de mobilidade, necessidades passageiras, deficiência visual forma de refletir para atender a todos pedestres de situação normal e situações especiais.

Os passeios e passarelas deve ter bom acabamento na superfície sem buracos, ressalto ou depressão, declividade transversal no máximo 2% e longitudinal menor que 5% compatível com os usuários, o excesso de caimento traz desconforto para os usuários, pisos antiderrapantes para qualquer situação seco ou molhado, devendo ser adequado a Norma Brasileira 9050 de acessibilidade e movimentação em passeios e passarelas. Conexões, o caminho percorrido pelos pedestres existem locais de transições como pontos de paradas de ônibus, travessias de ruas. Esses locais de conexões devem se acessíveis e seguros. Devem evitar desníveis nos pisos, tampas de caixa devem estar niveladas com o piso, sinalização visual e tátil indicando situação de risco e direção, deve ter a área de circulação no passeio livre sem mobiliários urbano (bancos) ou de serviço (orelhões telefônicos). O passeio é utilizado por todos cidadão da comunidade com atenção especial para pessoas da terceira idade, gestantes, crianças e pessoas com necessidades especiais tais como cadeirante, utilização de muletas, deficientes visuais, crianças e outros portadores de deficiência.

Calçada é a parte fundamental do sistema de transporte, todos utilizam esse sistema para atender suas necessidades de locomoção, portanto deve estar em boas condições para utilização, pois será utilizado por todos cidadãos nas diversas idades com boas ou más condições de locomoções. Dependendo das circunstâncias da queda, o pedestre pode sair dela com uma contusão um corte na testa ou até com fraturas nas pernas ou nos braços. Prefeitura Municipal é responsável pela especificação das calçadas, com utilização de materiais de boa qualidade na aplicação dos serviços é de responsabilidade pela construção e manutenção da calçada o proprietário do lote lindeiro. As áreas públicas a responsabilidade de construção e manutenção é de responsabilidade do município.

MOBILIDADE URBANA. PEDESTRE

A Prefeitura de Ilhéus deveria iniciar planejamento para revisão das calçadas que tenham grande movimentação de pedestre adequando esse equipamento a boas condições para circulação do pedestre evitando acidentes pelo que utilizam esse equipamento.

Desejamos uma cidade organizada permitindo Mobilidade Urbana, com eficiência e segurança para seus Cidadãos.

Antonio Carlos Dantas Antoniodantas03@bol.com.br

Ilhéus, 19 de Junho de 2018

FOTOS DE PASSEIO COM DEFICIENCIA PARA CIRCULAÇÃO DE PEDESTRE

PASSEIO RAMPADO E COM DISNIVEL

OBSTACULO NO PASSEIO E DEPRESSÕS NO PASSEIO

. MOBILIDADE URBANA. PEDESTRE

BURACO NO PISO. OBSTACULO NO PISO.

Essas deficiências no piso põem em situação de risco aos transeuntes que circulam diariamente por esses locais. É necessário a recuperação dessas deficiências no passeio.