:: 29/ago/2018 . 20:01
Vila Juerana terá oficina de literatura de cordel patrocinada pelo edital Cultura Livre

Por secom
A comunidade da Vila Juerana, em Aritaguá, participa esta semana de uma oficina de literatura de cordel, patrocinada pelo edital Cultura Livre, da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A atividade acontece até a próxima sexta-feira (31), na escola municipal local, entre 9 horas e 11h30.
As aulas são ministradas por Gilton Thomaz e Franklin Costa, cordelistas de reconhecida produção literária e poetas. A proposta da oficina é incentivar a criação literária em cordel na região e apresentar o universo desta linguagem enquanto manifestação artística dotada de técnicas específicas.
O conteúdo inclui técnicas utilizadas na produção literária de cordel, estrutura de rimas, métrica, contexto histórico e possíveis ramificações desta linguagem. “A valorização da cultura popular, através da divulgação das técnicas da literatura de cordel, também é o foco deste projeto que conta com o apoio da escola do local”, explica Pedro.
O coordenador da oficina, Pedro Albuquerque, informa que a comunidade de Vila Juerana foi escolhida por ser um espaço situado numa região com a confluência de muitos jovens em idade escolar. “Como boa parte das áreas distantes do centro urbano, poucas referências culturais são ofertadas a esses jovens. Esta é uma forma de incentivar a leitura e escrita de novos autores dentro desta cultura popular”, ressaltou.
Ausência de pacientes em exames causa transtornos e prejuízos

Por secom
A Central de Regulação, departamento da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau), faz um alerta sobre o grande número de pessoas que procuram os postos de saúde para marcação de exames e não comparecem no dia agendado para os procedimentos. A falta sem justificativa gera transtornos e perda de recursos públicos direcionados ao atendimento da população.
Segundo o diretor da Regulação, Fábio Mantena, a ausência sem aviso prévio resulta em uma perda de aproximadamente 15 mil procedimentos mensais em Ilhéus. “Isso reprime o atendimento a pacientes que estão na fila de espera”, ressalta o diretor e destaca também ressalta que entre os mais faltosos estão os exames laboratoriais, ultrassonografias, ressonância magnética, ecocardiograma e tomografia.
Mantena justifica que este é um problema recorrente e mesmo que o paciente faltoso receba uma advertência e seja bloqueado no sistema por três meses, as ausências são cada vez mais crescentes. “Precisamos da ajuda da população neste sentido. Sabemos que imprevistos acontecem, mas quando 15 mil procedimentos são descartados por mês, o problema passa para outro patamar e as consequências atingem toda a população”, enfatiza.
Ilhéus e Itabuna perdem mais de 21 mil cidadãos por ano, segundo dados do IBGE
DECOLORES: BABA DO ESGOTO/ADEBI
Recebi do meu irmão em Cristo Dú Gagavilan Canthan, um livreto que narra as histórias e estórias sobre “O baba do esgoto” e origem da ADEBI.
Este registrado nos anais da historia que o baba do esgoto foi criado na década de 1948, quando uma turma de garotos média de idade de 12 a 16 anos moradores da Rua do Café e Alto do Ceará e adjacências, resolveram a organizar um baba, pois já existiam outros babas na praia da Avenida Soares Lopes.
O regulamento era bastante rígido, pois cinco horas da manhã já começavam a marcar os campos para os jogos exatamente onde o esgoto corria a céu aberto (praia defronte ao Colégio General Osório). Daí é que ficou conhecido o chamado “Baba do Esgoto”.
Vários sócios fizeram parte inicialmente, podemos destacar Idario Bomfim conhecido por Gol Mil, Berá, Zequinha do Radio, Alberico, Clovis Leitão, Vadinho Setembrino, Dada Tavares, Gilberto Filho, Grimaldo, Elirio, Helcito, Hamilton, Alemão, Zezinho, Miguel Rabat, Toinho Rabat, João Moura, Jackson, Vitorino, Nildo, Novazão, Geraldo Adami, Guilherme, Quincas Pão, Du Gavilan, Valtermiades, Marão, Pelinha, Etiene, Almir, Wellington Bezerra, Anésio, Joilson (dentista), Rodolfo Vieira, Jovelino,Vandeco, Zito Macarão, Zé Pretinho, Gazoza, Maneca, Gildasio Morais, Lima, Vilson de Silveira, Zé Garcia, Ademar do Bolo. Os goleiros Mário Feliz, Alcir, Aldeck, Bezerra e Reginaldo.
Desde fundação do Baba do Esgoto em 1948 até o ano de 1972 não havia diretoria formada. Quem dividia o Baba era o responsável daquele dia para levar e trazer as traves. A bola era de cordão e os componentes do baba fazia uma vaquinha para adquirir a redondinha. :: LEIA MAIS »
Rui vai a 22 cidades em 5 dias; veja roteiro
Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e Barreiras serão as primeiras cidades a receber, esta semana, a “Correria pela Bahia”, com o candidato à reeleição pelo PT, Rui Costa. Até a próxima segunda-feira (3), Rui e os também candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), irão a 22 municípios. Nesta terceira edição da caravana, a Coligação “Mais Trabalho por Toda a Bahia” visita os territórios de identidade Bacia do Rio Grande, Bacia do Jacuípe, Metropolitano, Semiárido Nordeste II, Litoral Norte e Agreste Baiano.
O ponto de encontro com a população de Luís Eduardo Magalhães será o cruzamento da Av. Enedino Alves da Paixão com a rua Itacaré, onde o governador chega às 9h. Na sequência, a caravana vai às cidades de Riachão das Neves (15h) e Barreiras (18h), onde haverá comício da coligação.
Na sexta (31), o início das atividades será em Ribeira do Pombal, às 9h, e segue para Cipó, Nova Soure, Olindina, Itapicuru e Rio Real. Sábado (1º), a comitiva estará às 9h em Jandaíra, depois passa por Esplanada, Entre Rios, Araçás, Catu e fecha o dia às 18h, com ato público em Dias D’ávila. Já no domingo, dia 2, os candidatos visitam a cidade de Alagoinhas às 9h.
E quem achou que a correria da semana vai parar por aí, se enganou. Na segunda, Rui pega a estrada rumo a mais seis cidades. Capim Grosso, na Bacia de Jacuípe, será o primeiro destino, onde terá carreata às 9h; depois segue para São José do Jacuípe (Itatiaia), Gavião, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe e termina com caminhada e ato público em Tanquinho, a partir das 17h.
Confira a programação completa:
30/08 (Quinta-feira)
9h – Carreata em Luís Eduardo Magalhães (Concentração:cruzamento da Av. Enedino Alves da Paixão com a rua Itacaré)
15h – Carreata em Riachão das Neves (Concentração: Posto de gasolina São Paulo)
18h – Carreata em Barreiras (Concentração: Rotatória da Vila Amorim, saída para Riachão das Neves)
31/08 (Sexta-feira)
9h – Caminhada e Ato público em Ribeira do Pombal
10h30 – Caminhada em Cipó
11h30 – Caminhada em Nova Soure
13h – Caminhada em Olindina
14h – Carreata em Itapicuru
16h – Caminhada e Ato público em Rio Real
01/09 (Sábado)
9h – Caminhada e Ato público em Jandaíra
11h – Caminhada em Esplanada
13h – Caminhada em Entre Rios
14h30 – Caminhada em Araçás
16h – Caminhada em Catu
18h – Caminhada e Ato público em Dias D’ávila
02/09 (Domingo)
9h – Caminhada e Ato público em Alagoinhas
03/09 (Segunda-feira)
9h – Carreata em Capim Grosso
11h – Caminhada em São José do Jacuípe (Itatiaia)
12h – Caminhada em Gavião
13h – Caminhada em Nova Fátima
15h – Caminhada em Riachão do Jacuípe
17h – Caminhada e Ato público em Tanquinho
- 1