Com a ilustre presença do Soberano Primaz do Brasil, Ney Inocêncio dos Santos, o Supremo Conclave do Brasil realizou no dia 14 de dezembro de 2018 no Templo da ARLS Elias Ocke em Ilhéus – Bahia, 06 (seis) iniciações ao Grau 33 dos Ils.´. José Donato da Mota, José Everaldo Andrade Souza, Elson Ferreira dos Reis, Ênio Felipe Daud Lima (Ilhéus-Bahia), Jorge Sebastião Monteiro Veiga e Rufino Griffo Ribeiro (Teixeira de Freitas-Bahia). Na oportunidade foram reconhecidos os Graus 33 dos Irmãos Silvio Souza Reis (Rito Adonhiramita) e Veldo da Anunciação Cordeiro (Rito Escocês Antigo e Aceito).

“O Rito Brasileiro, pela sua marca de Fraternidade e de Humanismo, recebe em suas Lojas Filosóficas os Irmãos de outros Ritos, reconhecendo-lhes os Graus que portam.”

“Ao receber a consagração do Grau 33 do Rito Brasileiro, o Maçom ingressa na fase pinacular da senda iniciatica: O APOSTOLADO.

O Apóstolo do Rito Brasileiro – Servidor da Ordem, da Pátria e da Humanidade – não é simplesmente alguém que leva a mensagem da Maçonaria. É a própria Maçonaria, onde quer que se encontre”

A cerimonia ritualística contou com as colaborações dos Irmãos: José Teruo Mizuro (Grande Secretário das Relações do Interior do Supremo Conclave do Brasil;

Ilson Gomes (Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro em Teixeira de Freitas – Bahia);

Antônio Cordeiro Cavalcanti (Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro em Ilhéus – Bahia;

Erivaldo Batista Santos (Egrégio Mestre do Alto Colégio Octaviano Bastos em Ilhéus – Bahia;

José Gabriel de Santana (Presidente das Lojas Filosóficas Integradas em Itabuna – Bahia);

Aurelito Lorens (Venerável Mestre da Loja Maçônica Elias Ocke em Ilhéus – Bahia).

Após o encerramento da cerimonia o Soberano Primaz Ney Inocêncio dos Santos, autorizou a entrada dos familiares e convidados, onde os irmãos recém-iniciados ao Grau 33 foram revestidos pelos seus padrinhos e esposas.

Em seguida todos se dirigiram ao Salão Nobre de Festas para a confraternização de praxe e em seguida foi servido um delicioso jantar acompanhado com refrigerantes e cervejas puro malte.

A Maçonaria sempre propagou por uma sociedade organizada, com base na liberdade, igualdade e fraternidade.

E somente na Maçonaria podemos encontrar Maçons que possam formular planos de reorganização social, no qual a generosidade e a solidariedade e a moralidade faça retornar a dignidade.

È preciso ser mostrado o que aqui dentro defendemos e professamos: o respeito, a dignidade, a moralidade e o progresso.

Nada será fácil e o trabalho será permanente e árduo, mas, também, nada é impossível e nada é para sempre.

Aproveitamos o ensejo para agradecer ao nosso estimado Soberano Primaz Ney Inocêncio dos Santos, pela sua honrosa passagem nas terras de Gabriela, o qual com força e vigor desenvolve seu Apostolado viajando pelo Brasil afora em prol do desenvolvimento e crescimento da Maçonaria do Brasil.

Luiz Moreira Castro

Secretário do Alto Colégio Octaviano Bastos

Ilhéus – Bahia