:: 25/fev/2019 . 20:29
Carnaval nos bairros agitou final de semana Ilhéus
Cada vez mais, os blocos de rua ganham força nos bairros, através da iniciativa dos próprios moradores de promover sua folia, como aconteceu neste fim de semana. Mesmo com o sol escaldante do sábado (23), a galera que foi prestigiar o bloco tradicional “As Muringuetes” no Pontal não desanimou.
Por volta das 12 horas, o Pontal já recebia uma multidão de pessoas para desfilar ao som do cantor Abdias (banda Chupeta de Ganso). O bloco sem cordas arrastou uma grande quantidade de homens travestidos de mulheres, levando alegria e descontração por onde passavam. Os foliões acompanharam o cortejo pelas principais ruas do bairro, que só terminou às 22 horas.
O carnaval alternativo do bairro Hernani Sá manteve a tradição, com desfiles de blocos para todos os públicos. No sábado (23), a banda Lê Bandê agitou a comunidade cantando os clássicos do axé, pelo bloco da família, que desfilou no circuito Sylvio Silva (eixo principal). Neste dia, as marchinhas tiveram espaço também na folia.
Família – No domingo (24), o destaque foi para o bloco Pirulito, que animou a criançada, acompanhadas pelos seus pais. Segundo o Presidente da Associação de Moradores do bairro Hernani Sá, Adilson Conceição, a maior parte dos blocos eram da comunidade. A folia recebeu uma média de quatro mil pessoas por dia, incluindo moradores e visitantes. “A comunidade faz toda a diferença, o carnaval é feito para a família, com atrações que atendem desde o público infantil até a terceira idade”, disse.
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, fez questão de participar da manifestação momesca. Presente todos os anos no bloco Os Caretas, o prefeito destacou o resgate do carnaval de outros tempos. “A criatividade e a alegria do nosso povo enfeitaram o carnaval em diversos bairros de Ilhéus. Faço questão de prestigiar as agremiações carnavalescas, visitar os amigos e, sobretudo, celebrar a paz e o amor com muita alegria e descontração, afinal Carnaval é isso”, declarou.
Sobre a não realização do carnaval oficial, o prefeito enfatizou que o município precisa conter despesas neste momento, mas que a avenida Soares Lopes será ocupada de forma espontânea pelos foliões, no sábado e domingo do feriadão, dias 2 e 3 de março. A Prefeitura irá garantir os serviços essências de saúde, trânsito e segurança.
POR SECOM
O lobo de Gúbio
Conta-nos o livro I Fioretti, de Francisco de Assis (1181 ou 1182-1226), que, ao tempo em que o respeitado taumaturgo vivia em Gúbio, um lobo grande e feroz, devorador de bichos e de pessoas, despertava imenso pavor em todos os moradores.Por compaixão, o Santo de Assis, embora muitos o desaconselhassem, de maneira decidida, procura o animal e, ao encontrá-lo, ordena: “Vem aqui, frei lobo! Eu te mando da parte de Cristo que não faças mal nem a mim nem a ninguém.
De imediato, o terrível carniceiro fecha sua mandíbula e cessa sua agitação. Obediente, seguiria as determinações daquele que lhe refreara os instintos assassinos. Após relatar ao canídeo os tremendos malefícios que causara, o bendito interventor propôs o estabelecimento da paz entre a fera convertida e os habitantes de Gúbio: “Ouvi, meus Irmãos: frei lobo, que está aqui na frente de vós, me prometeu e jurou que vai fazer as pazes convosco e que não vai mais vos ofender em coisa alguma, e vós prometeis dar-lhe cada dia as coisas necessárias, e eu entro como fiador dele”.
Selado o pacto, ambas as partes cumpririam o prometido, e o lobo, agora bom, perpetuaria a memória viva daquele milagre empreendido pelo mais célebre filho de Assis: “Depois o lobo viveu dois anos em Gúbio e entrava domesticamente pelas casas, de porta em porta, sem fazer mal a ninguém, e sem que o fizessem para ele. E foi alimentado cortesmente pelo povo. E mesmo andando assim pela terra e pelas casas, nunca um cão ladrava atrás dele”.
Por isso, não me canso de dizer que não existe, na Sublime Criação, nenhum ser fadado à danação eterna. Se assim fosse, Deus seria pior que o mais cruel dos homens. Como afirmo em meu livro Os mortos não morrem, oportunidade para a redenção jamais falta na Justiça Divina. O próprio Cristo asseverou: “Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento” (Evangelho de Jesus, segundoMarcos, 2:17.
Nossa Segurança Infalível
Jesus, o Provedor Celeste, nossa Segurança Infalível, já nos brindou com o segredo da proteção e da fartura espiritual e material, tantas vezes recomendado pelo saudoso Alziro Zarur (1914-1979) e batizado por ele como “A Fórmula Urgentíssima de Jesus”. Por se tratar de Economia no mais alto sentido espiritual, costumo chamá-la de A Fórmula Econômica do Cristo: “Buscai primeiramente o Reino de Deus e Sua Justiça, e todas as coisas materiais vos serão acrescentadas”(Evangelho do Cristo, segundo Mateus, 6:33).
O que mais quereremos, senão cumprir o divino mandato de nossa agenda espiritual, prometida por nós mesmos quando da descida ao plano terrestre?
Em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, encontramos este sério alertamento nas respostas às perguntas 467 e 468, na parte 2, capítulo 9o, “Da intervenção dos Espíritos no mundo corporal”:
- Pode o homem eximir-se da influência dos Espíritos que procuram arrastá-lo ao mal?
—“Pode, visto que tais Espíritos só se apegam aos que, pelos seus desejos, os chamam, ou aos que, pelos seus pensamentos, os atraem.” :: LEIA MAIS »
O Leitor pergunta!
Um dos assuntos mais discutidos nas ruas se refere à ligação da nova ponte com a zona norte (sai na Soares Lopes, onde? Passa no Social, no Iate? Mas essas ruas são estreitas!). Por que as autoridades competentes não divulgam um mapa a fim de reduzirmos nossas preocupações diárias com a atual engenharia de tráfego da City? Haverá ciclovia entre o cadeirante e o ônibus?
Josemildo Linhares
Rameses Cáridas vice-campeao da 1 etapa baiano de jiujitsu em Feira de santana

O jovem é estudante do Colégio Estadual Estado do Ceará,aonde cursa o 8º Ano. Agradece sempre a Deus em primeiro lugar, por estes momentos felizes em sua jornada, sua família, amigos, Amigos da Arcanjos (projeto gratuíto e social de jiujitsu de Caio Silveira). O atleta é da equipe De La Riva com Sensei Robson Cruz, da Academia Space Jiu Jitsu com ( Monitor Pedro Costa) ,logrado no Bairro Princesa Isabel, Rua Anisio Pereira.
Rameses Cáridas é patrocinado pela Faculdade de Ilhéus, AABB de Ilhéus, com o forte apoio de parceiros como: Academia Físico Center, Dominante Calçados em (Itabela), Click Cosméticos, Disbom Sorvetes, Inforlaser,Laser Tech, Ideal Fotos, Pai Mendonca,Ley Bike, Clínica UroLaser, Sinal Verde, LR Auto Peças e Sport Lazer .
Todos os vídeos das competições podem ser vistos no canal Rameses Cáridas no YouTube.https://www.youtube.com/watch?v=LbhOeb74CB8
- 1