PSICOMUNDO TRÂNSITO DE VEÍCULOS EM ILHÉUS… FISCALIZAÇÕES APÓS GRAVES ACIDENTES…
A cidade de Ilhéus tem necessidade urgente da recuperação dos semáforos da Rua Maria Quitéria e adjacências. Tem ocorridos vários acidentes com perigos de morte, alguns atendidos pelo SAMÚ. Nenhuma providência é oferecida à nossa população, com a presença constante de agentes de trânsitos em vários locais de nossa cidade, nem colocações de lombadas como existem na visinha cidade de Itabuna, regulamentadas pela Resolução nº 600/2016, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. São ondulações transversais e podem ser utilizadas onde necessite reduzir a velocidade de forma imperativa, nos casos em que estudos técnicos de engenharia de tráfego demonstrem índice significativo ou risco potencial de acidentes cujo fator determinante é o abuso no excesso de velocidade dos motoqueiros e motoristas de todas as modalidades de veículos.
Não existem “TEMPORIZADORES”, dando maior atenção aos motoristas de maneira tal, que reduziriam as inflações. Dessa maneira com certeza as pessoas teriam maior atenção e obedeceriam ao tempo de ultrapassagem nos semáforos. Mas, não sabemos se essa é a ideia dos administradores dos serviços de trânsitos de veículos, e se querem que seja assim! Em Itabuna, por exemplo, funciona assim há muito anos e não vemos os motoristas reclamando sobre as modalidades nas atuações dessas ações criadas para o trânsito. Tudo isso é questão de compreensão e paciência, não importam os motoristas que em sua exceção, não fazem parte dos que procuram agir de forma correta. O trânsito hoje em nossa cidade ficou maluco mesmo, vejam que o chamamos de balaio de gato, e muitas vezes se torna difícil encontrar um policial por perto ou mesmo direcionados diariamente por toda a cidade e bairros, e principalmente em locais de muitos congestionamentos de veículos automotores.
Seguindo mais adiante vamos chegar à ponte Lomanto Junior, e ai a coisa fica mesmo medonha. Nesse local, igualmente a muitos outros de fluxo de veículos de enorme proporção, não encontramos a presença diária dos nossos agentes de trânsito, e com essa ausência alguns motoristas fazem uma confusão, deixando mais ainda o trânsito maluco. Não sabemos quais os locais conhecidamente determinados de atuações desse pessoal que trabalha na organização do trânsito. O certo que se torna difícil encontra-los facilmente.
Como controlar os pardais, considerados os reais agentes permanentes de trânsitos, em que muitos motoristas revoltados chamam de indústria das multas. Muitos turistas perguntam pelos locais que visitam em que são investidos esses reursos. Eles dizem estão vendo Ilhéus pouco sinalizada e sem uma boa fiscalização no trânsito no que se diz respeito à educação para condutores de veículos. Observando os pilotos de motos, têm muitos
motoqueiros que nunca vão perder a pressa e evitar acidentes, são mesmo imprudentes e jamais percebem o perigo que correm e causam aos seus semelhantes. PENSEM NISSO!!!
Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia