POR G1

Menino de 1 ano e 8 meses foi levado em estado grave ao hospital após o atentado em Saudades, que deixou 5 mortos. Segundo o pai, ele segue no Hospital da Criança de Chapecó.

Internado no Hospital da Criança de Chapecó (SC) e sem previsão de alta, o bebê de 1 ano e 8 meses se recupera dos ferimentos provocados durante o ataque a creche em Saudades, apresentou melhoras e tem quadro de saúde estável.

Segundo Diego Hübler, que é o pai do Henryque, foi tirado o dreno do pulmão nesta sexta-feira (7). Na foto compartilhada pelo pai com o menino se recuperando, tem um cartaz fixado na parede próximo ao leito da enfermaria que diz: “Você é um guerreiro”.

“Primeiramente, [queria] agradecer a todas as pessoas que estão orando pelo Henryque e pelos pais e familiares que perderam seus filhos […] obrigado a todos”, afirmou Hübler.
O único sobrevivente vive uma verdadeira batalha desde o atentado, que deixou cinco pessoas mortas na terça-feira (4).

Com ferimentos provocados por golpes de facão na bochecha, lábios, barriga e uma perfuração em um dos pulmões, ele foi levado no carro por um aposentado e uma professora, que são vizinhos da creche.

“O médico falou que, se nós tivéssemos esperado dez minutos até que os bombeiros chegassem, a criança não iria se salvar”, contou o aposentado Ailton Biazebeti.
O menino chegou em estado grave no hospital de Pinhalzinho e depois foi encaminhado para Chapecó, cidade vizinha, onde segue hospitalizado.

Henryque já passou por uma cirurgia e chegou a ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Ele está no quarto e agora é o processo de recuperação, vai levar alguns dias. Mas, assim, graças a Deus, está correndo tudo bem. Temos que agradecer a todo o pessoal que está orando, que continue orando. Também peço que continuem e orem pelas famílias que perderam seus filhos”, disse o pai do bebê após a alta da UTI na quinta-feira (6).

O autor do atentado à escola infantil Pró-Infância Aquarela, de 18 anos, também está internado no Hospital Regional do Oeste. De acordo com a unidade de saúde, no boletim médico divulgado nesta noite, ele passou por uma cirurgia e recebeu alta da UTI. O estado de saúde é considerado estável e foi retirada a sedação por completo.

Após o ataque, o homem desferiu golpes contra o próprio corpo e foi encaminhado em estado gravíssimo ao Hospital em Pinhalzinho e, depois, ele foi transferido para a cidade vizinha.

A Polícia Civil aguarda a recuperação do jovem fazer o interrogatório com o objetivo de descobrir a motivação do crime.

A prefeitura de Saudades se reuniu na quinta-feira (6) com autoridades para discutir ações de segurança e apoio psicológico para a população da cidade. Segundo a administração, houve a reivindicação de um maior efetivo da Polícia Militar para atender o município. Também foi definido que as as aulas no município ficam suspensas até o dia 14 de maio. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (7).

Um homem de 18 anos invadiu a escola Aquarela com duas facas às 10h de terça (4).
A creche fica na cidade de Saudades (SC), 600km de Florianópolis, e atende crianças de 6 meses a 2 anos.
20 crianças estavam no local sob os cuidados de 5 professoras.
A primeira pessoa que o assassino atacou foi a professora Keli Adriane Aniecevski. Mesmo ferida, ela correu para uma sala, onde estavam quatro crianças e a agente educativa Mirla Renner, de 20 anos.
O homem chegou até a sala e continuou os ataques, matando Keli e três crianças. Mirla chegou a ser socorrida, mas não resistiu.
Todas as vítimas foram atingidas com, pelo menos, cinco golpes de facão.
O assassino tentou entrar em todas as salas da creche, mas professoras conseguiram se trancar e proteger as crianças.
Na casa do assassino, a polícia encontrou R$ 11 mil e duas embalagens de facas novas.
O velório e o sepultamento das cinco vítimas foram coletivos.
O homem foi autuado em flagrante por cinco homicídios triplamente qualificados, além de uma tentativa de homicídio contra a criança que foi ferida.
O Poder Judiciário de Santa Catarina converteu em preventiva a prisão em flagrante do autor.
A polícia está analisando computadores encontrados na casa de autor, ouviu testemunhas e quer interrogar o jovem que invadiu a creche com facão