17ª RODADA COM EMPATE E VITÓRIA DO CAP. ELDON DO OFERTÃO

Dia 11 deste corrente mês de novembro de 2021 a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de babas de praia quase centenária de Ilhéus, realizou sua 17ª rodada da mencionada modalidade esportiva referente à Temporada 202, em que no Campo Grimaldo as equipes dos capitães Alex de Moises e Bira da Polícia empataram de 3 a 3 com gols marcados pelo próprio Alex de Moises (2) e Rogério II para a primeira; conferindo o próprio Bira da Polícia(2) e Garrancho 100 Anos de Praia para a segunda. No Campo Martial o time do Capitão Eldon do Ofertão abateu o do Capitão Renatinho dos Leais por 5 a 1, marcando Artur ‘Alicate’ Kruschewsky (1), o próprio Eldon do Ofertão(1), Zé Eduardo(2) e Isaque para o vencedor e, para o perdedor o próprio Renatinho dos Leais. As arbitragens estiveram a cargo de Ronivon Pereira Dias (Campo Grimaldo) e Enderson Souza Santana, com os dois juízes atuando, conforme os analistas de árbitros, num nível de regular para bom. Ambos pertencem à Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus (AAFCI). Receberam Cartão Amarelo, Daniel Murta, Geraldo da Ceplac, Badunga, Danilo, Erisvan, Dilton e Crispa da Galera do Fla; Cartão Azul, Badunga; Cartão Vermelho, Badunga. A rodada como de costume aconteceu na praia da Av. Soares Lopes numa área adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). Coordenou a rodada como Diretor de Baba do Dia, Djalma Peludo, presidente avepiano.

Equipes que atuaram no Campo Grimaldo conforme súmulas:

(Cap. Alex do Moises): Goleiro Rosivaldo (Goleiro Fernando entrou no intervalo), Alex de Moises, Rogério II, Badunga, Danilo, Zugaib da Ceplac, Gicelio Rã Rã, Paulinho da AFC (Cesar de Militão entrou no intervalo), Geraldo da Ceplac(Carlão do Taxi entrou no intervalo), Sizinio do Remo e Silvio Reis(Major do Bahia de Itabuna entrou no intervalo)

(Cap. Bira da Polícia): Goleiro Marcelo, Bira da Polícia, Charles Reis, Junior Murta, Paulo Gois do Bradesco, Nilton do BB(Lino entrou no intervalo), Cezinha da Nacional, Erisvan, Eduardo Japonês, Garrancho 100 Anos de Praia(Cesar Alves entrou no intervalo) e Ubaldo(Ralio da Contabilidade entrou no intervalo)

Equipes que atuaram no Campo Martial conforme súmulas:

(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Ricardo do Caminhão (Goleiro Felipe entrou no intervalo), Renatinho dos Leais, Daniel Murta, Dilton, Gilson do Taxi, Jackson de Dr. Hamilton, Vado do Bradesco, Franklin, Pedro Chama Gol (Silva entrou no intervalo), Zezinho da Baixa Fria e Crispa da Galera do Fla

(Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Vando, Eldon do Ofertão, Henrique, Isaque, Galletti da Rio de Engenho, Gutemberg Trator, Prof. Jorge Reis, Artur ‘Alicate’ Kruschewsky, Zé Eduardo, Ismar Landgol e Gagarin

COMENTÁRIOS

Os incumbidos de analisar a rodada entenderam que no Campo Grimaldo, a equipe do Cap. Bira da Polícia iniciou o baba a todo vapor e desta forma, encurralou a comandada pelo Cap. Alex de Moises. E nesse ritmo fez 3 a 0, só tomando um gol no finalzinho da 1ª etapa, mesmo assim de pênalti, aliás, penalidade muito contesta pelo defensor que a cometeu. Na 2ª etapa o time do Cap. Alex de Moises voltou a campo mais esperto e disposto a reverter o placar, tanto assim que logo aos 5’ fazia o segundo gol. Daí em diante até os 25’ o baba ficou equilibrado, quando o time do Cap. Bira da Polícia passou a comandar novamente as ações, a ponto dos atacantes Charles Reis e Ralio da Contabilidade perderem gols cara a cara com o goleiro adversário. Todavia, num lance de contra-ataque, foi o time do Cap. Alex de Moises que fez o gol e empatou a partida. Concluíram então os analistas-de-babas que o placar de 3 a 3 foi muito justo. Destacaram pelo bom futebol apresentado, pelo lado do quadro do Cap. Bira da Polícia os atletas Junior Murta, Erisvan, Paulo Gois do Bradesco, Garrancho 100 Anos de Praia e o próprio Bira da Polícia; pelo lado do time do Cap. Alex de Moises, escolheram como destaque os atletas Rogerio II e Carlão do Taxi.

No Campo Martial os analistas foram unanimes em achar que o time comandado pelo Cap. Eldon do Ofertão deitou e rolou em campo, dominando deste modo o baba no 1º e no 2º tempo, não deixando portanto o do Cap. Renatinho dos Leais ver a cor da bola. Neste campo os analistas não selecionaram os destaques, mas acrescentaram que no time ganhador todos jogaram bem.

O beque-de-espera III Paulo Gois do Bradesco, o mais novo analista de baba da Avep, foi um dos comentaristas da rodada.

NOTAS

– O presidente Djalma Peludo, em nome dos associados da AVEP, desejou plena recuperação ao atleta Passos de Uruçuca e que ele volte logo ao convívio avepiano. – Ao associado Paulinho da AFC, submetido a uma cirurgia no transcurso dessa semana, o presidente também em nome da AVEP desejou que o processo cirúrgico tenha sido bem-sucedido e que ele venha a ter uma rápida recuperação da saúde.

– Após o término do baba os atletas Cesar de Militão e Paulo Gois do Bradesco, ambos jogadores no passado do time do Vitória, de Maninho (do Malhado) se confraternizaram, trocando as camisas. Só que Everaldo Cabeça de Flande, o lateral direito defensivo e ‘atacativo’ de Camamu, sabedor dessa confraternização dos dois, andou dizendo por aí que, se eles trocaram as camisas só pra foto, beleza, mas não era para eles levarem as camisas para casa não.

– As estatísticas apontam que o atleta Badunga, apesar de ser um neófito na Avep, já é o maior campeão de Cartão Amarelo da história da entidade. E quiçá, de Cartão Azul e de Cartão Vermelho.

– Dois decanos da AVEP, Haroldo e Ramos estiveram presentes na 17ª rodada. Na oportunidade Ramos apresentou o ‘Hino da AVEP’ aos neófitos avepianos.

QUADRANGULAR NA AFC -ILHÉUS

– Dia 20.11.2021 aconteceu um quadrangular de veteranos na sede de praia da Associação dos |Funcionários da Ceplac (AFC), que fica localizada no quilometro 0 da rodovia Pontal-Olivença. Das equipes duas foram formadas por associados e convidados da AFC de Ilhéus e duas trazidas de Ibirapitanga pelo também associado Arnaldo Rodrigues de Oliveira, um vitalício vereador desta cidade sul-baiana. Um dos times da AFC-Ilhéus sagrou-se campeão. Depois do torneiro houve distribuição de medalhas e troféu aos vencedores seguido de confraternização regada a muita cerveja e churrasco. Nota: Arnaldo que esperava sair-se vitorioso no time em que ele atuou, inclusive trouxe uns ‘negocinhos’ dele camuflados de veteranos, tomou cacete e ficou ‘retado da vida’ a ponto de esconder (não postando na Rede) a foto do seu time.

Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e seu Secretário.