NOTÍCIAS DA AVEP
EQUIPES DOS CAPITÃES NILTON DO BB E ALEX DE MOISES GANHAM NA 6ª RODADA
A 6ª rodada de ‘babas de praia’ realizada pela Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade versada na mencionada modalidade esportiva, aconteceu domingo (1/5/2022) pela manhã, como de praxe na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). No Campo Grimaldo o time do Capitão Renatinho dos Leais foi abatido pelo do Capitão Nilton do BB pelo escore de 5 a 1, com gols de Franklin(1), Artur Alicate’ Kruschewsky(2), Adauto Negocinho(1) e Claudio Assis para o vencedor e, para o vencido o próprio capitão Renatinho dos Leais. No Campo Martial a equipe do Capitão Ales de Moises ganhou a do Capitão Bira da Polícia por 4 a 2, com gols do próprio capital Alex de Moises(2), Badunga(1) e Alan Firula; os da perdedora foram feitos pelo próprio capitão Bira da Polícia(1) e Zezinho da Baixa Fria. Os juízes Enderson Souza Santana (Campo Grimaldo) e Ronivon Pereira Dias, apitadores das babas, obtiveram avaliações de ‘regular para boa’, de acordo os avaliadores avepianos de árbitros. Levaram Cartão Amarelo os partícipes Gagarin e Sena. A rodada foi coordenada como Diretor de Baba do Dia, pelo associado atacante Eldon do Ofertão, ausente do campo porque, segundo comentários, estava com dores nas ‘cadeiras’.
Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas
(Cap. Nilton do BB): Goleiro Rosivaldo, Sizinio do Remo(Isaque), Junior Murta(Zugaib de Ceplac), Silvio Reis(Silva), Geraldo da Ceplac(Adauto Negocinho) e Nilton do BB; Gararin, Franklin do BB e Claudio Assis; Artur Alicate’ Kruschewsky e Marconi(Alvinho Beque-de-Vigor)
(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Jamilton, Vado do Bradesco(Paulinho da AFC), Ubaldo(Everaldo Cabeça de Flande depois Vilas Boas), Gilson do Taxi, Inoel(Paulo Sérgio)e Zé Eduardo(Wendel da Autoescola); Lino e Carlão do Taxi; Renatinho dos Leais, Ismar Landgol e Rogério II
Equipes no Campo Masrtial conforme súmulas
(Cap. Alex de Moises): Goleiro Ricardo do Caminhão, Torisco do HSBC(Luís Cláudio), Paulo Cesar, Gutemberg Trator e Luciano Santana; Badunga, Sena e Luís Humberto; Alan Firula, Alex de Moises e Garrancho 100 Anos de Praia(Paulo Gois do Bradesco)
(Cap. Bira): Goleiro Vando Paiaço, Prof. Jorge Reis, Rocha, Galletti da Rio de Engenho e Eduardo Japonês(Dinho da Van depois Cícero); Bira da Polícia, Podão e Charles Reis; Henrique Sabiá do BB, Duda Pantera e Zezinho da Baixa Fria(Nino)
COMENTÁRIOS
De maneira indubitável os analistas de baba entenderam que a 6ª rodada avepiana foi marcada por dois bons jogos. No Campo Grimaldo o 2 a 1 para a equipe do Cap. Nilton do BB permanecia até uns 30’ da 2ª etapa, havendo chances da dirigida pelo Cap. Renatinho dos Leais empatar. Desse momento em diante, a defesa do time que estava em desvantagem no placar desandou, bateu cabeça, como se diz na gíria do esporte Bretão, facilitando, embora não se discuta o mérito dos goleadores, o do adversário, que já vinha na frente do placar, ampliar com mais 3 gols e sair com a vitória de 5 a 1.
No Campo Martial o panorama do baba, foi semelhante ao do outro campo, uma vez que os times dos capitães Alex de Moises e Bira da Polícia continuavam empatados de 2 a 2 até mais ou menos 35’ do 2º tempo e as duas jogando de igual para igual. Dos 35’ pra frente em dois ataques incisivos do quadro do Cap. Alex de Moises, somado a uma certa bobeira da retaguarda do adversário, sugiram 2 gols e a consequente vitória do baba por 4 a 2.
NOTAS
Para o volante-de-contenção Vado do Bradesco, inscrito no quadro de analista de baba avepiano recentemente, entendeu que o meia-um-tanto-armador Nilton do BB e o volante-de-proteção Adauto Negocinho jogaram muito bem e que segundo ele “arrasaram”. O neófito analista Vado do Bradesco também, não se sabe se de sacanagem, deu nota 6 ao beque-de-espera III Paulo Gois do Bradesco, haja vista o mencionado beque-de-espera ter ligado para o lateral-direito-‘atacativo’ Torisco do HSBC dizendo que havia –o próprio– jogado muito bem. Aliás, por falar em Torisco do HSBC, foi nesta rodada que seu deu a sua volta aos babas, depois de dois anos de ausência em razão da pandemia.
Falam os fofoqueiros –possivelmente Everaldo Cabeça de Flande no meio– de plantão avepianos que o tesoureiro Vado do Bradesco e o presidente Djalma Peludo da AVEP, estão preocupados com a evasão de numerários do cofre avepiano, ainda mais agora que um grupo de sócios, encabeçado por Eldon do Ofertão, o coordenador desta rodada, reivindica que todo Diretor de Baba do Dia, receba uma graninha para compensar o trabalho.
A reclamação foi unanime. O acesso à praia da Avenida Soares Lopes que fica adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT) e de onde a AVEP instala sua sede móvel, continua horrível. O serviço público municipal que foi feito recentemente não deu em nada, continuou a mesma coisa ou, pior, porque em alguns pontos o terreno que é uma baixada, sofreu escavações e quando a chuva caiu, a alagação e em decorrência o lamaçal, aconteceu forte. O serviço foi reivindicado pelo avepiano Paulo Carqueja, vereador da cidade. Como piorou, o ideal seria que depois de limpo o terreno, o compactasse com cascalho ou, em último caso, com areia da praia. O caminho desse jeito, além de intransitável para turistas e moradores da cidade, contribui para deixar a orla feiosa.
Ah, com vocês mais uma vez, a língua ferina da AVEP, Everaldo Cabeça de Flande, aliás jogou nesta rodada e tomou cacete. Bom, segundo ele, o volante-do-meio-pra-frente Badunda, depois que voltou da suspensão de 8 babas, está disciplinadíssimo. Cabeça de Flande segue dizendo que esse comportamento do atleta tem, entre outras, a dose abalizada de aconselhamento que recebeu do beque-de-avanço Dinho da Van. E completa: – Rapaz, o cara antes do baba começar, fazia questão de reunir seu time, rezar Ave Maria, Pai Nosso, mas bastava o jogo começar ´pro cidadão xingar todo mundo, inclusive ao parceiros de equipe, discutir com o juiz, e por aí, ia. Viu, até a performance dele melhorou; pois não é que fez um bonito gol na rodada!
Após os babas, associados e familiares foram degustar um delicioso churrasco preparado pelo churrasqueiro (opa! pecado da porra; me esqueci o nome do cara) no Bar Três Irmãos, que fica na Baixa Fria, e dirigido pelo atacante-de-área-mesmo Zezinho da Baixa Fria. O churrasco foi patrocinado pelo neófito associado Ubaldo.
No Bar Três Irmãos, como o capitão Renatinho dos Leais tinha tomado cacete, e com isso ficado retado a ponto de não comparecer ao churrasco, não faltou, para o sacanear, o grito de guerra (de ganhadores) avepiano idealizado pelo beque-de-retranca-e-centroavante-improvisado Paulô da Bit Way: “Ganhar é bom pra porra”
Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e seu Secretário.