WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  






:: ago/2022

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE ESPECIAL

1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) BEATIFICAÇÃO DO PADRE CÍCERO.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

O CACAUEIRO É UMA DÁDIVA DA NATUREZA TROPICAL

Luiz Ferreira da Silva, 85

Pesquisador aposentado e ex-Diretor do CEPEC (BA) e do DEPEA (PA).

(Belo cacaueiro em Ouro Preto, RO. Foto: Francisco Neto)
O retorno do cacau, sob a salvaguarda do PROCACAU(CEPLAC), foi um dos projetos mais exitosos da agricultura brasileira.
Como exemplo, hoje, o Estado do Pará rivaliza com a cacauicultora baiana.
A cacauicultura no berço da sua origem – trópicos úmidos – tem as mais notáveis qualidades ecológicas e humanas.
Nenhuma agricultura praticada ao longo das estradas e dos travessões, seja no Pará ou em Rondônia, é tão amazônica, tão propiciadora de trabalho e de agregação familiar, quanto a do cacau!
Portanto, considerando as benesses do fruto-ouro, é importante se recuperar a lavoura cacaueira tradicional e se expandir os núcleos amazônicos, haja vista a sua característica ecológica, dentro do conceito salutar do uso do solo – usar sem depredar. (27.08.2022)

Famílias baianas participam de oficinas para melhorar o aprendizado dos estudantes

As oficinas formativas “Encontros com Familiares” serão realizadas de hoje (26/08) a 2 de setembro para as redes de ensino dos municípios baianos de Acajutiba, Alagoinhas, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios e Inhambupe, que integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Agreste Litoral Norte. A iniciativa, em formato remoto, busca promover uma maior interação entre as famílias e a escola para a melhoria das aprendizagens dos estudantes.

A ação é parte do plano de trabalho do Projeto de Educação Continuada, promovido pela Bracell, em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), para os municípios da área de abrangência da empresa que integram o projeto.

Os encontros propõem uma reflexão sobre a importância da família como alicerce na parceria com as ações da escola, no acompanhamento da vida escolar e no desenvolvimento das aprendizagens, considerando a importância da rotina de estudos. Para isso, as famílias sairão das oficinas com algumas atividades para serem realizadas com os estudantes em casa e devem retornar para uma segunda etapa de formação, prevista para acontecer de 21 a 30 de setembro, nos mesmos municípios.

Nas atividades, os familiares também terão a oportunidade de conhecer mais sobre os projetos da Bracell em relação às ações de educação no território do Litoral Norte e Agreste Baiano, como o Projeto de Educação Continuada, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da educação básica das redes públicas de municípios situados na área de influência da empresa.

Brasil e a Agenda de DH: na mira do retrocesso

Coletivo RPU Brasil, coalizão de organizações da sociedade civil, monitora a situação do Estado brasileiro na Revisão Periódica Universal, mecanismo que cruza recomendações entre nações.

A cada quatro anos e meio, o Brasil deve prestar contas sobre a situação dos direitos humanos ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, por meio da Revisão Periódica Universal (RPU), um mecanismo internacional que cruza recomendações sobre o tema entre as nações. A sociedade civil, articulada pelo Coletivo RPU Brasil, monitora esse dispositivo e fez o seu diagnóstico da situação. Os dados são gravíssimos e inéditos na história da participação do Brasil na Revisão: quase metade (47%) de todas as recomendações ultrapassaram o não cumprimento e estão em retrocesso. Somando os 34% que estão em constante pendência, chega-se ao total de 80% de pontos descumpridos. Somente 17% dos tópicos estão em implementação, mas parcialmente, e apenas uma das 242 recomendações está sendo, de fato, cumprida (esta situação pode ser conferida nos relatórios disponíveis aqui).

Tendo em vista a participação cívica no processo da RPU, o Coletivo RPU Brasil se articulou nesta passagem do 3º para o 4º ciclo, para avaliar aqui as 242 recomendações aceitas pelo Estado Brasileiro em 2017. As 31 entidades, redes e coletivos do Coletivo RPU sistematizaram as orientações feitas ao país e construíram 11 relatórios divididos temáticos — povos indígenas e meio ambiente, saúde e vida digna, igualdade e não discriminação de gênero, racismo, dentre outros.

Pensando em dar maior visibilidade internacionalmente à alarmante situação do Brasil na defesa e promoção de direitos humanos, organizações integrantes do Coletivo RPU irão se reunir durante os dias 29 de agosto a 2 de setembro em Genebra para participar, especialmente da Pré-Sessão de avaliação do Brasil. :: LEIA MAIS »

Artista baiano é apontado pela Vogue como destaque da SP-Arte

O baiano Igor Rodrigues é um dos 11 nomes que a Vogue Brasil destaca entre os participantes da SP-Arte – Rotas Brasileiras, que acontece até domingo, 28 de agosto, na ARCA, em São Paulo. O artista plástico é representado pela Acervo Galeria de Arte, de Salvador, e levou para a mostra a exposição individual “Me Olhe Nos Olhos”, uma documentação do seu processo de descoberta de identidade.

“Me inspirei em imagens de revistas de moda para criar alguns dos retratos. Este é um projeto sobre autoconhecimento, por isso, trabalhei com espelhos”, contou o artista, natural de Feira de Santana e formado em Psicologia.

Na série, ele aborda problemáticas do racismo estrutural e da resistência da negritude por meio de desenhos em grafite, carvão e tinta acrílica.

Confira AQUI o post da @voguebrasil!

Sambão da Take acontece neste final de semana em Salvador

O evento terá participações de Danniel Vieira e Filhos de Jorge

No próximo domingo (28), os entusiastas de um bom samba de mesa têm encontro marcado com a Banda Take it Easy, no Sambão da Take. O evento acontece a partir das 15h, na Garagem – espaço localizado no bairro da Pituba, em Salvador. A abertura será com a banda Laskinê.

Para animar ainda mais o domingo dos soteropolitanos, o Sambão vai contar com participações especiais do cantor sertanejo Danniel Vieira e da banda Filhos de Jorge. A banda anfitriã garante três horas de samba e show completo da CBX Samba Club.

Mais informações devem ser consultadas através do WhatsApp oficial da banda (71) 9 9717-9134 ou Instagram @bandatakeiteasy.

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) FESTA NA LOJA MAÇÔNICA ELIAS OCKE DE ILHÉUS.

3) FELIZ ANIVERSÁRIO MEU PRIMO!

4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

APLB trava regulamentação do rateio dos precatórios do FUNDEF entre profissionais do magistério da Bahia

PGE e TJ-BA já se posicionaram contra a apelação do Sindicato ao ST

Ao invés de defender o direito e os interesses dos profissionais do magistério que representa, a APLB está atrasando o pagamento dos precatórios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef) devidos a professores e professoras, equivalentes a 60% do valor total, conforme a Lei Federal nº 14.325/2021. A apelação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o desconto de honorários em favor dos advogados da entidade seja autorizado adiou a remessa dos valores da União para o Governo do Estado. O processo será analisado pelo ministro do STF, Edson Fachin. Para explicar este imbróglio, a Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) promoverá a Live “Precatórios do Fundef: Atrapalhar não, Regulamenta já!”, nesta quarta-feira (17), a partir das 18h, pelo YouTube (ACEB Qualifica) e Facebook (ACEB Oficial). Os facilitadores serão a presidente e o assessor jurídico da Associação, Marinalva Nunes e Jorge Falcão Rios.

No encontro online, os participantes vão saber que os honorários advocatícios pleiteados pela APLB são da ordem de mais de R$ 1 bilhão. Felizmente, a 5ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) já rejeitou dois embargos de declaração opostos. Além disso, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) também se posicionou contrária ao pagamento ilegal de honorários. O próprio governador Rui Costa se mostrou favorável à regulamentação imediata do rateio dos recursos, contudo o processo judicial impetrado pela APLB Sindicato se coloca como obstáculo na campanha que um coletivo de entidades tem realizado há algumas semanas com o mote “Regulamenta Já”.

Além da ACEB, integram o coletivo a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), a Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB) e a Sociedade Unificadora de Professores (SUP). As ações da campanha incluem visitas frequentes de representantes dessas entidades à ALBA. A mais recente aconteceu nesta quarta-feira (17). Segundo Marinalva Nunes, o grito de ordem do momento não poderia ser outro senão: “APLB, não atrapalhe não. Sem honorários, queremos regulamentação. Governador Rui Costa, confiamos na sua sensibilidade pela categoria da educação. É hora de correria para o envio do PL à ALBA”, conclamou.

 

 

 

NOTÍCIAS DA AVEP

Dia 14 de agosto do corrente ano de 2022 a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘babas de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou sua 13ª rodada da mencionada modalidade esportiva com a equipe do Cap. Renatinho dos Leais vencendo a do Cap. Alex de Moises por 5 a 4. Marcaram para a vencedora Rogério II(2), Luciano Santana(2) e Bira da Polícia(1); para a perdedora conferiam o próprio Alex de Moises(3) e Dinho da Van (1 _Contra). Como sempre acontece, a rodada se deu na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT. Wilson Salviano da Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus (AAFCI) foi o árbitro do baba. Receberam Cartão Amarelo Paulo Cesar, Podão e Lino; Cartão Vermelho, Lino. A coordenação da rodada esteve a cargo, como Diretor de Baba do Dia do associado Robertão.

Equipes que atuaram na rodada:

(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Rosivaldo(Goleiro Valmir), Sizinio do Remo (Rogério II), Galletti da Rio de Engenho, Djalma Peludo(Charles Reis (Zezinho da Baixa Fria)) e Gutemberg Trator; Everaldo Cabeça de Flande(Podão), Badungo e Bira da Polícia; Luciano Santana, Eldon do Ofertão(Fabio Alan) e Renatinho dos Leais(Dinho da Van)

(Cap. Alex de Moises): Goleiro Deraldo, Clovis, Lino, Paulo Cesar e Carlão; Claudio Assis e Marconi; Artur ‘Alicate’ Kruschewsky, Alex de Moises, Garrancho 100 Anos de Praia(Crispa da Galera do Fla) e Duda Pantera.

NOTAS

Em razão da rodada coincidir com o dia em homenagens aos pais de todo o Brasil, o comparecimento dos associados foi reduzido a ponto de afetar a rodada com a realização de somente um baba. Também afetou o comparecimento dos sempre assíduos analistas de babas e de árbitros.

 

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE

1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) ILHÉUS DO JÁ TEVE.

3) A HISTÓRIA DA IMPRENSA BAHIANA ATÉ O ANO DE 1953 (15ª PARTE).

4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

30% da população adulta brasileira será obesa em 2030

Cirurgia bariátrica pode tratar casos graves da doença

Dados do Ministério da Saúde apontam que 22% da população brasileira adulta está obesa, mas a estimativa é de que 30% esteja nessa condição em 2030. A projeção do Atlas Mundial da Obesidade 2022 para os próximos oito anos é de um bilhão de pessoas ou 17,5% dos adultos com obesidade em todo o planeta. O pior é que muitas pessoas desconhecem que a doença é crônica e precisa ser tratada. O tratamento convencional abrange reeducação alimentar, atividade física e, em alguns casos, remédios. Para determinados casos mais graves, a cirurgia bariátrica pode ser indicada, sobretudo para controle de doenças associadas, a exemplo da hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, problemas articulares e alguns tipos de câncer.

Entre 2011 e 2018, o número de cirurgias bariátricas no Brasil cresceu 84,7%, ultrapassando a marca de 400 mil procedimentos. Devido à pandemia de Covid-19, porém, houve uma grande queda no número de operações dessa natureza. De acordo com o DataSUS, em 2019, foram realizadas, em todo o país, 12.568 cirurgias bariátricas, contra 2.296 em 2021, uma redução de 81,7%. Segundo o cirurgião geral e bariátrico Creilson Campos, integrante do Robótica Bahia – Assistência Multidisciplinar em Cirurgia, com o enfraquecimento da pandemia nos últimos meses, as cirurgias estão sendo retomadas em ritmo acelerado.

Para que a cirurgia bariátrica seja realizada, é necessário que haja indicação para o procedimento após avaliação criteriosa de um cirurgião experiente e também de outros profissionais, como endocrinologista, psicólogo, nutricionista, educador físico e até psiquiatra, em alguns casos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a modalidade cirúrgica é recomendada para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35 kg/m², que tenham complicações associadas. “O procedimento também pode ser indicado para pacientes com IMC maior que 40 que não tenham obtido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico”, acrescentou o cirurgião.

Mudança de vida – Com a saúde bastante debilitada, o agente de portaria e vigilante Lucando Douglas Oliveira dos Santos (47), morador do bairro Águas Claras, em Salvador, precisou se submeter a uma cirurgia robótica. Com quase 200 quilos, ele sofria com pressão alta e passava mal com frequência. “Apesar de ter um bom currículo, devido ao meu peso excessivo, ninguém me dava uma oportunidade de emprego. Quando chegava na hora da entrevista, só me diziam para aguardar a resposta, mas nunca me chamavam”, recordou. :: LEIA MAIS »

VOCÊ É QUE DEVE SER O CARA!

Luiz Ferreira da Silva, 85

luizferreira1937@gmail.com

O MUNDO LHE TRATA COMO VOCE SE TRATA A SI MESMO.

 Seja você, crie seu próprio perfil, estabeleça seus limites, escreva sua história com letras maiúsculas, análise e não vá na onda da vez. Ninguém, de graça, vai carregar a sua cruz. A missão é sua. Lembre-se que Deus ajuda a quem cedo madruga.

• Se você não se respeita, não é respeitado;

• Se você não se cuida, a doença lhe assedia;

• Se você não estuda, o mundo lhe reprova;

• Se você não cumpre as leis, a sociedade lhe condena;

• Se você não investe na família, a cobrança vem depois;

• Se você baixa a guarda, pode ser nocauteado;

• Se você não anda na linha traçada, tomba nos desvios;

• Se você só sonha e não age, vive em delírios;

• Se você não constrói, não consolida o futuro; e

• Se reclama da má sorte, veja o quanto foi passivo.

Enfim, pense que você é ator, diretor e protagonista. Até pode necessitar de uma ajuda, mas nunca ser carregado nas costas, e sim andando no mesmo passo daquelas mãos que lhe dão força, até que possa seguir por si só.

Tocando em frente, sempre! (Maceió, 10 de agosto de 2.022





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia