WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


novembro 2022
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  






:: nov/2022

NOTÍCAS DA AVEP

EQUIPES DOS CAPITÃES MARCONI E VALDIMIRO VENCEM NA 20ª RODADA
A Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou domingo (27/11/2022) pela manhã sua 20ª rodada dos já tradicionais babas de praia que ocorrem no intervalo de duas semanas na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). No Campo Grimaldo a equipe do Capitão Marconi abateu a do Capitão Alex de Moises pelo escore de 3 a 2 (gols de Ismar Langol, Claudio Assis e Charles Redis para a vencedora e o próprio Alex de Moises(2) para a perdedora). No Campo Martial o time do Capitão Valdimiro aplicou a famosa rolha, como se diz no âmbito do esporte bretão, ao aplicar 4 a 2 no do Cap. Renatinho do Leais, com gols de Rogério II (3) e Isaque para o vencedor e Duda Pantera e Zé Eduardo para o perdedor. Apitaram os babas os juízes Wagner (Campo Grimaldo) e Wilson Salviano no Martial, com atuação dos dois de regular para boa. Ambos pertencem à Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus. Receberam Cartão Amarelo Paulo Gois do Bradesco, Silva, Gagarin e Crispa da Galera do Fla; Cartão Vermelho, Paulo Gois do Bradesco e Cláudio Assis. A rodada foi coordenada como Diretor de Baba do Dia pelo associado Robertão, com o prestimoso auxilio do também associado Waldemar da Codeba.
Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas
(Cap. Marconi): Goleiro Rosivaldo, Sizinio do Remo, Djalma Peludo, Paulo Gois do Bradesco, Gutemberg Trator; Cláudio Assis, Daniel Murta, Charles Reis, Marconi; Ismar Landgol e Artur ‘Alicate’ Kruschewsky
(Cap. Alex de Moises): Goleiro Vando Paiaço, Pedro Chama Gol, Prof. Jorge Reis, Gilson do Taxi, Rocha; Adauto Negocinho, Major do Bahia de Itabuna, Carlão do Taxi; Alex de Moises, Pitanga e Wendel da Autoescola
Equipes no Campo Martial conforme súmulas
(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Ricardo do Caminhão, Crispim Vidro da Itália, Dinho da Van, Silva, Correia do HSBC; Bira da Polícia, Pablo (Ralio da Contabilidade), Zé Eduardo (Jackson Squar); Duda Pantera, Fabio Alan e Renatinho dos Leais
(Cap. Valdimiro): Goleiro Jamilton, Everaldo Cabeça de Flande, Vado do Bradesco, Isaque; Henrique do BB, Zugaib da Ceplac, Cícero, Gagarin; Crispa da Galera do Fla, Rogério II e Valdimiro :: LEIA MAIS »

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) 30 DE NOVEMBRO: ABERTURA DOS TRABALHOS PARA A BEATIFICAÇÃO DO PADRE CÍCERO.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Deuses do Candomblé são reverenciados em obra de aventura

Produzido por meio de financiamento coletivo “Tião Cacete e os 16 Odus Sagrados – Uma aventura afrotupiniquim” tem narrativa eletrizante, decolonial e mostra que a cosmovisão Iorubá é autêntica.

 

A Mitologia Iorubá é composta por centenas de Deuses e suas histórias explicam a criação do mundo, a existência da raça humana e os fenômenos da natureza. Entre as religiões inspiradas por ela está o Candomblé, que possui um riquíssimo patrimônio cultural e uma trajetória de luta e resistência.

Produzido por meio de financiamento coletivo “Tião Cacete e os 16 Odus Sagrados – Uma aventura afrotupiniquim” do autor paulistano, Thiago Marquini Machado, narra a aventura no plano astral de Tião Cacete, um homem escravizado e porta voz do orixá Exu no universo dos vivos. “O livro tem uma dimensão didática importante, explico o que é a tradição Iorubá no contexto brasileiro e trago elementos, tradições, entidades e rituais africanos e nacionais, além de lendas e mitos – Conta Thiago Marquini – Também abordo o decolonialismo, que é o entendimento de que há outras visões históricas e míticas válidas, além da ocidental moderna predominante, e que devem ser reintegradas a sociedade. Acredito que um tema como a existência, por exemplo, precisa ser tratado com transparência e sem vieses da maneira mais direta e objetiva possível.

Narrado em terceira pessoa e totalmente imersivo, o livro mostra Tião Cacete entediado com a vida após a morte, até que percebe que algo importante estava para acontecer na humanidade, e que de alguma forma, ele tinha um papel relevante. A partir daí ele é lançado para uma aventura em todo o continente americano, e à medida que compreende o poder da natureza e a sua conexão profunda com ela, ressegnifica toda a sua vida, a morte, a diáspora, a escravidão, e a própria história da humanidade.

“O Tião Cacete é um exu, a categoria das entidades que são as almas de falecidos feiticeiros e que frequentam os candomblés e umbandas. É diferente de Exu Orixá, divindade Iorubá das mais importantes” – Explica Marquini – “A aventura é a fórmula da narrativa, a forma como decidi contar a história. Mas, na realidade, a obra tece uma grande tese, que é a afirmação de que a cosmovisão Iorubá é autêntica, válida e precisa sair da marginalidade”.

Tião Cacete e os 16 Odus Sagrados – Uma aventura afrotupiniquim conduz o leitor até a última página e proporciona um mergulho na cultura da nossa mãe África. Em tempos de racismo explícito e intolerância religiosa, a obra resgata de forma orgulhosa nossa ancestralidade nos aproximando da riquíssima cultura dos negros Iorubás. É também uma forma de resistência, de decolonizar nossa visão de mundo. “Espero que os leitores interessados em estudar o assunto tenham na obra uma boa referência, mas acredito que a síntese não tenha sido concluída, no meu ponto de vista, é uma missão para mil escritores e eu só escrevi as primeiras palavras” – Finaliza Thiago Marquini.

 

 

Sobre o autor:

Thiago é escritor, músico e compositor de São Paulo, morador das muitas cidades e de bastantes casas e viageiro do mundo e do Brasil.

Na literatura, publica em 21 o romance “As Invasões Lúdicas” pela editora Ases da Literatura, uma novelinha que narra o desfile do Chico Pinga nos dias do Carnaval de 18, última festa que vai se jogar antes de assumir a guarda da filha pequena, numa obra que justifica o lírico e o lúdico como formas autênticas de se pôr no mundo.

Em 22 publica o segundo romance, a fantasia “Tião Cacete e os 16 Odus Sagrados – uma aventura afrotupiniquim“, ficção onde o exu Tião Cacete se acha na missão divina de salvar a humanidade da extinção, coisa que ele mesmo não está bem certo que deve cumprir.

 

Tião Cacete e os 16 Odus Sagrados – Uma aventura afrotupiniquim

Preço: R$ 39,90

Vendas: https://thiagomarquinimachado.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/tiao-cacete-e-os-16-odus-sagrados-uma-aventura-afrotupiniquim-frete-gratis/

Redes sociais: Instagram: https://www.instagram.com/thiagomarquinimachado/

 

Cientistas da UFSB defendem que projetos de recuperação da Mata Atlântica incluam atenção com fauna dispersora de sementes

A maior parte das 34 espécies arbóreas no planeta, tendo mais de 500 espécies de árvores endêmicas. Conforme os autores, sabe-se que cerca de 75% das espécies arbóreas da região dependem da fauna local para a dispersão das sementes. É por isso que a ruptura das interações entre os vegetais e os animais que ajudam a espalhar as sementes, causada pelo fenômeno da defaunação (extirpação de animais em diferentes escalas de espaço), pode levar à extinção local ou regional de espécies de árvores, no longo prazo.

Devido ao alto grau de endemismo, com muitas espécies vegetais que só existem ali, e aos altos níveis de fragmentação e desmatamento, diversas espécies arbóreas encontradas na região sul da Bahia estão sob algum grau de ameaça. Esse fator, aliado à perda de animais dispersores de frutos e sementes, compromete e aumenta o risco de extinção das espécies.

Os autores explicam que ainda há poucos estudos sobre a ecologia da interação planta-animal entre as espécies arbóreas endêmicas ameaçadas e a fauna do Sul da Bahia. Por isso, para a pesquisa descrita no artigo, os cientistas mediram o diâmetro das sementes e estudaram o tipo de dispersão (se são sementes dispersas pela fauna ou dispersas de maneira ábiotica – por exemplo, pelo vento) de 38 espécies arbóreas ameaçadas de extinção da região. “Esses dados do tamanho das sementes e seu tipo de dispersão são cruciais para entender as possiveis relações mutualísticas entre espécies arbóreas com seus dispersores”, explica Beatriz Lins.

Os resultados encontrados apontam que 82% das espécies arbóreas encontradas na região são dispersas por animais, com sementes de diâmetro médio de 16,89 milímetros e que os principais dispersores são aves, como o araçari, primatas e roedores, como as pacas. Há relação entre o tamanho da sementes e a dimensão máxima de uma espécie de árvore, assim, sementes maiores geram vegetais maiores. Por sua vez, sementes maiores tendem a ser dispersas por animais de certo porte, cujas gargantas permitam a ingestão da semente durante a alimentação.

Assim, as análises revelaram forte relação entre espécies de árvores ameaçadas de extinção no Sul da Bahia e espécies animais dispersoras de sementes. Os autores afirmam que a defaunação de grandes dispersores de sementes é mais um fator a ser agregado às ameaças que já são ligadas às espécies da Mata Atlântica na região. A pesquisadora Beatriz Lins ressalta que “na ausência dos dispersores, estas espécies arbóreas, já ameaçadas de extinção, podem reduzir o seu recrutamento nas florestas, causando ainda maiores declínios populacionais ao longo do tempo”. :: LEIA MAIS »

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) NOSSA HOMENAGEM AOS 80 ANOS DO CRISTO DE ILHÉUS.
3) FALANDO SOBRE ESTÁTUAS E BUSTOS DE ILHÉUS.
4) AMIGOS QUE DEIXARAM SAUDADES.
5) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

NOTÍCIAS DA AVEP


19ª RODADA COM EMPATE E VITÓRIA DA EQUIPE DO CAPITÃO ALEX DE MOISES
Domingo, dia 6 do 11 de 2022 pela manhã a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou sua 19ª rodada da mencionada modalidade esportiva em que as equipes dos capitães Eldon do Ofertão e Marconi (Campo Grimaldo) empataram de 2 a 2 com o próprio Eldon do Ofertão e Artur ‘Alicate’ Kruschewsky marcando para a primeira e o próprio Marconi e Ismar Landgol conferindo para a segunda. No Campo Martial o quadro do Capitão Alex de Moises abateu o do Capitão Renatinho dos Leais pelo escore de 6 a 3. Luciano Santana (3), Duda Pantera (1), Rogerio II (1) e Bira da Polícia (1) fizeram os gols do ganhador e Valdimiro(1), Nilton do BB(1) e Rocha(1- contra) marcaram para o perdedor. Os babas como de costume aconteceram na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT) e foram apitados por Wilson Salviano (Campo Grimaldo) e Wagner. Ambos pertencem à Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus (AAFCI). Eldon do Ofertão, Crispin Vidro, Adauto Negocinho, Gagarin, Silva, Cláudio Assis, Badunga, Moises, Carlão do Taxi, Pitanga e Cícero receberam Cartão Amarelo; Vermelho, Moises. A rodada esteve sob a coordenação, como Diretor de Baba do Dia, do associado Roberto Guimarães de Freitas, popularmente conhecido como Robertão, ele que é um apaixonado torcedor do Leão da Barra da capital baiana.

Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas
(Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Rosivaldo(Goleiro Jamilton), Sizinio do Remo(Cícero), Galleti da Rio de Engenho, Gilson do Taxi, Moises; Isaque, Badunga, Daniel Murta; Artur Alicate Kruschewsky, Crispa da Galera do Fla e Eldon do Ofertão
(Cap. Marconi): Goleiro Vando Paiaço, Pedro Chama Gol(Dinho da Van), Djalma Peludo, Junior Murta(Paulo Gois do Bradesco), Gutemberg Trator; Fred de Itabuna, Vado do Bradesco, Fabio Alan(Carlão do Taxi), Marconi(Luís Humberto); Pitanga e Ismar Landgol.
Equipes no Campo Martial conforme súmulas
(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Valmir, Mario Cabeça Branca, Prof. Jorge Reis, Cesar de Militão(Erisvan da Moto), Eduardo Japonês; Adauto Negocinho, Nilton do BB, Podão; Charles Reis, Renatinho dos Leais e Pitanga
(Cap. Alex de Moises): Goleiro Ricardo do Caminhão, Silvio Reis(Claudio Assis), Rocha, Silva, Gagarin; Bira da Polícia, Luciano Santana, Zugaib da Ceplac; Alex de Moises, Duda Pantera e Rogério II. :: LEIA MAIS »

Autistas têm direito a tratamento integral e multidisciplinar coberto por plano de saúde

Operadoras devem cobrir sessões ilimitadas de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, neuropsicologia, equoterapia, psicopedagogia, natação funcional e outras terapias como ABA e Método Denver

Há quase 10 anos, especificamente em dezembro de 2012, alguns direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) passaram a ser assegurados pela Lei nº 12.764, batizada de “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”. Basicamente, a legislação reconhece que os autistas têm os mesmos direitos de pessoas com deficiência. Contudo, o acesso ao tratamento integral de caráter multidisciplinar ainda não tinha sido conquistado por usuários de planos de saúde ou muito menos para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS). Felizmente, novas legislações têm mudado essa realidade. O problema é que nem todas as operadoras de saúde ou entes públicos estão dispostos a obedecer à lei. Nesses casos, recorrer ao Poder Judiciário acaba sendo a única forma de garantia do tratamento.

Desde setembro deste ano, quando a Lei nº 14.454/2022 foi publicada no Diário Oficial da União, o chamado “rol taxativo” para a cobertura de planos de saúde foi derrubado, o que significa que as operadoras de assistência à saúde podem ser obrigadas a oferecer cobertura de exames ou tratamentos que não estão incluídos no rol de procedimentos previstos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Recentemente, os planos de saúde até tentaram derrubar esta Lei, mas o pedido não foi acolhido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Assim, se a prescrição do médico assistente cumprir a pelo menos uma das condicionantes listadas na referida Lei, os planos são obrigados a cobrir sessões ilimitadas de fonoaudiologia (com ou sem integração sensorial), fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, neuropsicologia, equoterapia, psicopedagogia, natação funcional e outras terapias, como a ABA e o Método Denver.

De acordo com a advogada Marina Basile, pioneira em Direito à Saúde na Bahia,  para que as operadoras ofereçam cobertura de determinado tratamento para pacientes autistas, é preciso que ele atenda pelo menos um dos seguintes critérios: ter eficácia, à luz das ciências da saúde, baseada em evidências científicas e plano terapêutico; ter recomendações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec); ou ter recomendação de, no mínimo, um órgão de avaliação de tecnologias em saúde que tenha renome internacional. :: LEIA MAIS »

UFSB ofertará 1425 vagas no SiSU 2023

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) já publicou seu Termo de Adesão ao SiSU 2023. No documento, é possível conferir todos os cursos e vagas que a universidade irá disponibilizar na próxima edição do SiSU.

Para o ano de 2023, serão ofertadas um total de 1425 vagas, distribuídas entre 48 cursos, nos três campi que estão localizados em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

As vagas são divididas entre ampla concorrência e cotas, que levam em consideração as políticas de ações afirmativas adotadas pela universidade.

Confira abaixo a relação dos cursos e onde serão ofertados:

CAMPUS JORGE AMADO – ITABUNA :: LEIA MAIS »

A FOME

Luiz Ferreira da Silva, 85 

Engenheiro agrônomo e Escritor

Estou convocando os engenheiros agrônomos, por motivos óbvios, a pensarem nesse flagelo da humanidade, com enfoque brasileiro, haja vista sermos o celeiro do mundo contrastando com os milhões que não tem o que comer.

Então, resolvi escrever um livro, já esboçado, cujo resumo insiro aqui nesse espaço, para que os colegas tenham uma ideia da obra. Àqueles que desejarem contribuir, poderei enviar em pdf a primeira versão. É só me contatar:

luizferreira1937@gmail.com

Gostaria de receber sugestões, críticas e textos específicos.

AGRICULTURA SEM CÓDIGOS DE BARRA PARA DEBELAR A FOME NO BRASIL

(RESUMO)

A fome avança cada vez mais rápido pelo Brasil. São milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, um crime hediondo.

Pelo que se depreende da presente obra, não se pode aceitar e, tampouco, cruzar os braços, ante este flagelo humano – a fome -, considerando o Brasil como uma das maiores economia do mundo. E o pior, celeiro de alimentos.

Difícil de entender, prezado leitor, razão pela qual o presente livro tenta discutir uma solução para o problema, focando numa outra agricultura, a do pequeno produtor, destinada exclusivamente às comunidades, através das tradicionais feiras interioranas, suprimento das merendas escolares e suprimento alimentar para as periferias das grandes cidades (cinturão verde). :: LEIA MAIS »

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) FOTOS QUE JOSÉ LEITE TEVE A HONRA DE TIRAR.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) ITABUNENSES EM JUAZEIRO DO NORTE.
3) UM ILHEENSE QUE AJUDOU A CIDADE DE ILHÉUS A CRESCER.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Alta rotatividade de profissionais na área da saúde pode ser resultado de má gestão

O especialista na área, Éber Feltrim, explica como evitar a evasão de talentos em clínicas e hospitais

Em hospitais e clínicas em todo o mundo, a alta rotatividade de funcionários, sejam eles enfermeiros, médicos, psicólogos, entre outras profissões importantes, pode ser um grande problema para o setor. Por essa razão, é necessário trabalhar para evitar essas evasões, que podem ocorrer por diversos motivos.

O especialista em gestão de negócios na área da saúde, Éber Feltrim, explica que é possível realizar ações que contribuem para que esses profissionais queiram continuar na empresa. “Os motivos para que os colaboradores optem por novos rumos são muitos, por isso é fundamental buscar as razões que causam a insatisfação. Cabe entender que ouvir as necessidades do colaborador traz mais resultados para o negócio, afinal uma gestão eficaz tem como diferencial o capital humano, que movimenta o negócio”, relata.

Entre as razões para a rotatividade, estão insatisfação com o salário, falta de benefícios e oportunidades de crescimento, excesso de trabalho, falta de alinhamento entre colaborador e empresa, pouca transparência na comunicação organizacional ou mesmo uma má liderança. O impacto do descontentamento também é perceptível através da queda de produtividade dos colaboradores, treinamentos menos efetivos e até mesmo um ambiente mais tenso.

Para garantir melhores condições de trabalho, é possível investir em treinamentos, um ambiente de trabalho saudável, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de uma política de benefícios competitiva e remuneração justa. Éber ressalta que planos de carreira também podem atrair e reter talentos.

O especialista conta que a gestão humanizada pode fazer toda diferença ao buscar entender as subjetividades de cada colaborador. “Dessa forma a liderança considera as necessidades da equipe sem perder de vista os objetivos da empresa, garantindo boas condições de trabalho e o bem-estar dos colaboradores”, finaliza.

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

Sobre a SIS Consultoria de Negócios

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia