:: 11/mar/2023 . 17:09
NOTÍCIAS DA AVEP
A 2ª rodada realizada domingo (5 do 2), da Temporada 2023 pela Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, foi boa pra cacete, haja vista a opinião da maioria dos associados que dela participou. A rodada aconteceu como de costume na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). No Campo 1 (o Campo Grimaldo) a equipe do Capitão Renatinho dos Leais abateu a do Capitão Bira da Polícia pelo escore de 5 a 2. No Campo 2 (o Campo Martial) o time do Capitão Marconi venceu o do Capitão Eldon do Ofertão por 3 a 2.
Para o vencedor do Campo 1 marcaram Charles Reis (2), Ismar Landgol(1), Luciano Santana(1) e próprio capita Renatinho dos Leais (1); para o perdedor fizeram Rogério (1) e Alex de Moises(1). No Campo 2 os gols do time ganhador foram feitos por Eduardo –ou Dudu para os íntimos– (2) e Wendell da Autoescola (1); os gols do derrotado foram assinalados pelo próprio capita Eldon do Ofertão (1) e Artur ‘Alicate’ Kruschewsky (1). Os babas foram apitados por Ronivon (Campo Grimaldo) e Ilmário (Campo Martial) com atuações classificadas –pelos analistas de baba– como boa para o primeiro e regular para boa para o segundo. Receberam Cartão Amarelo os atletas Danilo, Bira da Polícia e Jackson; Cartão Vermelho, Eldon do Ofertão. Esses árbitros fazem parte da Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus. Mais uma vez a coordenação da rodada esteve a cargo do associado e atual vice-presidente da Avep, Robertão, como Diretor de Baba do Dia.
Obs. Para os desavisados, Grimaldo e Martial que nomeiam os respectivos Campo 1 e Campo 2, são duas homenagens, em memória, a dois abnegados associados feitas por esta tradicional entidade esportiva praiana.
Tais homenagens devem estar registradas no livro ATA desta entidade que, na esteve, na época, sob a responsabilidade do associado Prof. Jorge Reis, então seu guarda maior; hoje sob a responsa do associado Waldemar da Codeba.
Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas
(Equipe do Cap. Bira da Polícia): Goleiro Marcelo da Receita (Goleiro Jamilton), Pedro Chama Gol (Pitanga), Djalma Peludo (Paulo Gois do Bradesco), Vado do Bradesco (Pescador) e Danilo; Gagarin, Nilton do BB, Sena e Bira da Polícia; Alex de Moises e Rogério
(Equipe do Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Rosivaldo (Goleiro Deraldo), Podão, Dinho da Van, Gicelio Rã Rã e Robson (Luís Humberto); Luciano Santana, Gadunga e Zugaib da Ceplac; Charles Reis, Ismar Landgol e Renatinho dos Leais
Equipes no Campo Martial conforme súmulas
(Equipe do Cap. Marconi): Goleiro Vando Paiaço, Everaldo Cabeça de Flande (Luís Claudio), Alvinho Beque xxx (Cícero) e Prof. Jorge Reis; Gutemberg Trator, Isaque, Paulo Cesar e Jackson; Marconi, Eduardo e Wendel da Autoescola
2 / 3
(Equipe do Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Valmar, Sizinio do Remo (Carlão do Taxi), Val, Gilson do Taxi e Zé Eduardo (Moises); Adauto Negocinho, Henrique do BB (Eduardo Japonês) e Major do Bahia de Itabuna; Daniel Murta, Artur ‘Alicate’ Kruschewsky e Eldon do Ofertão
COMENTÁRIOS
Com a impossibilidade do beque-de-espera III Paulo Gois do Bradesco, já considerado um analista-mor da Avep, as análises desta rodada estiveram a cargo dos dois capitães vencedores: Renatinho dos Leais e Marconi. Procurados por esta Notícias a dizer algumas palavras acerca dos babas, foram prestativos e comentaram com imparcialidade. O Capitão Renatinho dos Leais comentou que seu time abriu o placar e saiu pro intervalo ganhando de 2 a 0 para o do Capitão Bira da Polícia. No 2º tempo seu time chegou a abrir 3 a 1 no marcador, mas sofreu em seguida o segundo (3 a 2), o que evidenciava uma partida muito dura. Aos 30’ um pênalti contra sua equipe, se fosse convertido por Alex de Moises poderia botar ainda mais fogo no baba. Além da penalidade (não conferida) o quadro comandado pelo Cap. Bira da Polícia foi favorecido pela entrada de dois ‘Birros 1’ (aqueles que são menos –sem incongruência– ‘veteranos’ e supostos bons de bola), Pescador e Pitanga. Diante da anunciada vantagem adversária, seu time se encheu de brio, aguentou as investidas adversárias e, voltando a equilibrar o baba, fez mais um gol e no finzinho da contenta, ao ampliar o placar para 5 a 2, saiu de campo vitorioso. E resumiu que o jogo desenrolou pau a pau, portanto, bem equilibrado.
Pela boa atuação jogando de volante, Zugaib da Ceplac e, pelas grandes defesas inclusive de um pênalti, o Goleiro Deraldo, foram os selecionados pelo Capitão Renatinho dos Leais como destaques de seu time. Aliás, o homem ficou tão entusiasmado com a atuação de Zugaib da Ceplac, jogando de volante, que passou chama-lo de Casimiro da Avep. (Casimiro é aquele da Seleção Brasileira de Futebol)
No Campo Martial, a análise do jogo feita pelo Capitão Marconi também predominou a imparcialidade. Comentou que o time do Capitão Eldon do Ofertão ao se apresentar bem montado em campo foi para cima do dele e saiu para o intervalo vencendo de 2 a 0. No 2º tempo da peleja, o time do narrador ao se organizar e conseguir equilibrar o meio de campo, empatou a partida e, o que era considerado quase impossível, pois perdia de 2 a 0, fez o 3º gol e, ao virar o jogo e acabar vitorioso com o marcador de 3 a 2, saiu pra o abraço merecido da galera.
O capitão vencedor destacou em seu time, pelas boas atuações, o atacante Eduardo (ou Dudu), autor de 2 gols (e convidado do associado, e capitão Bira da Polícia) e o meio-de-campo Isaque. O Cap. Marconi também ressaltou, e reconheceu, em seus comentários que a saída de campo –por contusão– do Cap. Eldon do Ofertão que vinha compondo o meio-de-campo de seu time com destaque, foi uma das causas da vitória –ao passar a dominar o miolo das quatro linhas– de sua equipe por 3 a 2.
NOTAS
Como é de praxe afirmar, principalmente no meio do esporte bretão, que quem perde sifu…, não tem direito a argumentos, esta Notícias, desde já anuncia aos avepianos, que democraticamente abrirá espaços para considerações de capitães ‘perdedores’ (ou para qualquer associado) que queiram se manifestar. Desde que o desejoso procure analisar friamente sua derrota, isto é, sem demonstrar notório viés –mesmo que retado da vida– a seu favor, claro, para não avacalhar demais os comentários.
Opa! Não é que o ex lateral direito defensivo e ‘atacativo’ Everaldo Cabeça de Flande andou falando pelos quatro cantos que o beque-de-espera III Paulo Gois do Bradesco não fez os ‘comentários’ de praxe da rodada foi por que ao tomar cacete no baba, saiu retado da praia!
Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e ex-Secretário.
- 1