WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


março 2023
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  






:: 17/mar/2023 . 21:27

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE

1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) 106 ANOS DO BANCO DO BRASIL (PARTE 2).
3) UMA DAS MUSAS DE ILHÉUS
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

SENAI BAHIA abre inscrições para cursos de especialização técnica

São 30 vagas por curso para quem tem formação técnica ou graduação nas áreas afins.

O SENAI BAHIA abriu dia 13 de março as inscrições para 210 vagas em Cursos de Especialização Técnica em Cibersegurança, Construção de Modelos Digitais – BIM, Desenvolvimento de Aplicações para Inteligência Artificial, Gestão Integrada de QSMS e Responsabilidade Social, Manutenção de Equipamentos Biomédicos, Planejamento de Manutenção Industrial e Sistemas Fotovoltaicos.

As inscrições podem ser feitas tanto pela internet, por meio do site www.postecnicosenaiba.com.br, como nas Centrais de Atendimento ao Candidato (CAC) das Unidades do SENAI BAHIA. Com uma duração que varia de 300 a 345 horas (10 meses), o objetivo da formação é atender à demanda da indústria por profissionais especializados, face ao surgimento de oportunidades ligadas à indústria 4.0, foco na sustentabilidade e energias renováveis no estado.

O curso de pós-técnico visa especializar os egressos de cursos técnicos e de graduação em temas específicos, alinhados às demandas mais atuais do mercado de trabalho que está em acelerada transformação. “Por exemplo, o conhecimento adquirido exclusivamente num curso técnico em Informática, não é suficiente para que os profissionais possam trabalhar com temas específicos e de elevada demanda como segurança cibernética ou desenvolvimento de aplicações em inteligência artificial”, explica a gerente executiva da Escola Técnica SENAI CIMATEC.

O pré-requisito para se candidatar é ter concluído curso técnico ou graduação (bacharelado ou tecnológico) em áreas afins. Alguns dos cursos são 100% remotos, outros em formato híbrido e as especializações em Construção de Modelos Digitais – BIM e Manutenção de Equipamentos Biomédicos serão totalmente presenciais, ministradas no SENAI CIMATEC.

Sistema fotovoltaico do Campus Jorge Amado entra em funcionamento: geração de energia e de economia para a UFSB

A partir do dia 14 de março a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB passa a fazer parte do grupo de instituições públicas que, por meio de incentivo e financiamento do Governo Federal, dispõem do sistema de placas solares para produção de energia, o que representa conscientização da nossa comunidade acadêmica para práticas mais sustentáveis no nosso cotidiano, além da otimização de recursos por meio da geração de energia renovável e limpa

Como se sabe, o Brasil tem grande potencial para a utilização do sistema fotovoltaico, uma vez que durante boa parte do ano o sol brilha de forma consideravelmente forte, o que possibilita a captação satisfatória da energia solar por meio dos painéis ou placas solares. Na sequência, a energia captada é convertida em eletricidade que pode ser utilizada para simples consumo próprio (iluminação das salas de aulas, dos corredores, funcionamento de equipamentos eletrônicos, laboratoriais, etc.) ou para armazenamento por meio de sistema on-grid, que envia a energia excedente gerada para a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba, que por sua vez registra o crédito e realiza o abatimento proporcional nos gastos referentes ao consumo de eletricidade pela Universidade.
:: LEIA MAIS »

Escola SESI Bahia tem recorde de projetos finalistas na Febrace

Nove projetos de estudantes de Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães, Salvador e Vitória da Conquista serão apresentados na feira científica, que acontece entre os dias 20 e 24.03, em São Paulo.

Com recorde de nove projetos aprovados, a Escola SESI Bahia marca presença mais uma vez na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), considerada um dos principais eventos científicos pré-universitários do Brasil. Estudantes de cinco unidades da rede vão participar do evento, que volta ao formato presencial em 2023. Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), a feira será realizada entre os dias 20 e 24 de março, em São Paulo.
Mais de 20 estudantes que participam do programa de Iniciação Científica nas cidades de Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães, Salvador e Vitória da Conquista estarão presentes na feira científica, apresentando os projetos finalistas, que são das áreas de ciências da natureza, ciências humanas e linguagens.

“Ficamos muito felizes com o número de projetos aprovados neste ano e, mais uma vez, a nossa participação inclui trabalhos desenvolvidos por estudantes de diferentes cidades aqui da Bahia, o que reforça a abrangência do nosso programa de Iniciação Científica”, comemora o gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho.

Iniciado em 2014, o Programa de Iniciação Científica SESI Bahia disponibiliza, em média, 500 vagas por ano, distribuídas nas áreas de: engenharia e matemática; ciências humanas; ciências da natureza; e linguagens. Só em 2022, mais de 30 projetos foram finalistas nos principais eventos científicos no país. :: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia