EQUIPES DOS CAPITÃES LUCIANO SANTANA E WALDIMIRO GANHAM NA 3ª RODADA
Pela manhã do dia 26.3.2023, um domingo chuvoso, a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou sua 3ª rodada da mencionada modalidade esportiva. Local: praia, como de costume, da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). No Campo Grimaldo aconteceu a vitória da equipe do Capitão Luciano Santana sobre a do Capitão Alvinho Beque de Vigor por 2 a 1, com gols marcados por Charles Reis e Ismar Landgol) para a vencedora e Artur ‘Alicate’ Kruschewsky para a perdedora. No Campo Martial a do Capitão Valdimiro venceu a do Capitão Marconi pele escore de 3 a 2, com gols de Duda Pantera, Bira da Polícia e o próprio capitão Valdimiro; marcando Luís Humberto para a que tomou cacete. Miranda no campo Grimaldo e Manoel no Martial, foram os árbitros da rodada. O primeiro com atuação boa e o segundo, avaliada como boa, de acordo os analistas de árbitros. Ambos integram a Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus. Os associados Podão, Bira da Polícia, Gilson do Taxi, Badunga, Deraldo, Adauto Negocinho, Sena e Marconi receberam Cartão Amarelo na rodada, rodada que esteve mais uma vez sob coordenação –como Diretor de Baba do Dia– de Robertão, vice-presidente avepiano.

Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas
(Cap. Alvinho Beque-de-Vigor): Goleiro Rosivaldo, Paulinho da AFC, Alvinho Beque-de-Vigor, Everaldo Cabeça de Flande(Daniel Murta) e Pedro Chama Gol(Paulo Gois do Bradesco); Podão, Deraldo( Danilo)e Adauto Negocinho; Carlão do Taxi, Artur ‘Alicate’ Kruschewsky e Rogério
(Cap. Luciano Santana): Goleiro Vando Paiaço, Sizinio do Remo, Prof. Jorge Reis, Gilson do Taxi e Gutemberg Trator; Isaque, Charles Reis e Luciano Santana; Sena, Wendell da Autoescola e Ismar Landgol

Equipes no Campo Martial conforme súmulas
(Cap. Marconi): Goleiro Valmir, Silvio Reis, Djalma Peludo, Galletti da Rio de Engenho e Jackson Squa; Badunga, Silva e Luís Humberto; Renatinho dos Leais, Fabio Alan e Marconi
(Cap. Valdimiro): Goleiro Jamilton, Torisco do HSBC(Tiuba), Paulo Sérgio, Vado do Bradesco e Eduardo; Bira da Polícia, Nilton do BB(Paulô da Bitway) e Zugaib da Ceplac; Alexandre(Cícero) Valdimiro e Duda Pantera

COMENTÁRIOS
De convergentes análises sobre o baba no Campo Grimaldo, o capitão Luciano Santana e o ex capitão Paulo Gois do Bradesco, adversários nas quatro linhas dessa contenda, registraram ter havido um primeiro tempo de equilíbrio entre as duas equipes. O capitão Luciano na continuação de suas análises enfatizou que sua equipe abriu o placar num bonito chute de Charles Reis, placar que a equipe do capitão Alvinho Beque-de-Vigor viria igualar pouco depois com também uma bonita cabeçada do atacante Artur ‘Alicate’ Kruschewsky. Relatou também que o gol da vitória de seu time, saiu dos pés do avante Ismar Landgol ao receber quase no fim da 1ª etapa um cruzamento do meia-atacante Charles Reis (O parêntesis é para registrar que na visão do lateral-direito Everaldo Cabeça de Flande o gol de Landgol foi de coxa e de cagada). Abordou também o pênalti –cometido pelo volante Podão ao cunhar literalmente a bola dentro da área–, que ele próprio –Luciano– perdeu, ao chutar forte no canto esquerdo e o Goleiro Rosivaldo ter feito uma grande defesa. Segundo ainda Luciano, o 2º tempo foi a vez dos goleiros (Vando Paiaço e Rosivaldo) sobressaírem-se, com defesas milagrosas.
A análise do beque-de-espera III Paulo Gois do Bradesco sobre a 2ª etapa foi um pouquinho diferente da de Luciano, entendendo que o time comandado pelo capitão Alvinho Beque-de-Vigor dominou o jogo, mas não fez gol. Entendeu que a equipe do capitão Luciano apesar de ficar se defendendo, quando ia ao ataque, teve oportunidades de matar o jogo. O beque-de-espera III Paulo Gois do Bradesco também elogiou a boa atuação de Sizinio do Remo, lateral esquerdo de ofício que jogou a seu lado na retaguarda do time do capitão Alvinho Beque de Vigor.
No fim dos registros os dois analistas se convergiram novamente ao repetirem que que todo o baba foi equilibradíssimo.
Sim, Luciano também atentou para o fato da equipe do capitão Alvinho Beque-de-Vigor ter se reforçado com os reservas que entraram, enquanto a dele, terminou o baba como os ‘onze’ inicias. Ressaltou também que, pelo empenho em campo e consequente vitória, agradeceu, após apito final, um por um os membros de sua equipe. Ah, por último registrou que recebeu os parabéns –pela resistência de sua equipe nos momentos difíceis da partida– do beque-de-espera III Paulo Gois do Bradesco, ele que foi considerado um exemplo no comando de equipes, quando atuava com a sarja de capitão.
No campo Martial, segundo a análise do capitão Marconi, também houve um baba muito equilibrado e muito disputado. Relatou o capitão que o time do capitão Valdimiro fez 1 a 0 no primeiro tempo e saiu pro vestiário na vantagem. No início do segundo houve o empate, mas o quadro do adversário botou (2 a 1) vantagem novamente. Mais uma vez seu time empatou (2 a 2), mas sofreu no fim do baba, o gol que deu a vitória ao time do capitão Waldimiro. Entendeu o capitão Marconi quem o ponto alto da equipe adversária foi o volante Bira da Polícia. Ressaltou que além de ter jogado muito, ajudando a defesa e o ataque, o volante foi o pivô da vitória de seu time.

NOTAS
Segundo o Capitão Luciano Santana (corroborado pelo beque-de-espera III Paulo Gois do Bradesco) o lateral-direito defensivo e ‘atacativo’ Everaldo Cabeça de Flande deu uma de migué no baba. Viu que no rol dos reservas constava um desses alcunhados de Birro 1, se fingiu de contundido e saiu de campo na tentativa de reforçar seu time.
Os associados da Avep foram surpreendidos recentemente com a carta do lateral-direito ‘atacativo’ Mario Cabeça Branca, o homem que faz cruzamentos com o bico do pé, anunciando seu afastamento desta associação. Como a motivação não relata ter sido por força maior, houve reação de associados, a exemplo do ex polêmico Crispa da Galera do Fla, que iniciou uma campanha para que a diretória avepiana, não aceite a decisão. Em razão de ser um associado exemplar, dentro e fora de campo, e que muito vem contribuído com esta agremiação esportiva, esta Notícias também defende que a diretoria avepiana não aceite a decisão do associado. E faz votos que o entendimento se sobressaia entre as partes.
Alô, Alô Alvinho Beque-de-Espera e Valdimiro, capitães da 3ª rodada da temporada 2023, o espaço na seção ‘Comentários’, como anunciado na edição passada desta Notícias, está aberto para aos comandantes e a todos os associados que desejem se manifestar sobre o baba. Só se pede, para não avacalhar muito a seção, que o manifestante procure ser –driblando o natural viés de puxar a brasa para sua sardinha– o mais imparcial possível. Exemplo: Crispa da Galera do Fla (só como exemplo, tenho dito) faz lá um gol de cagada num baba e relata que foi o melhor em campo. Outro exemplo: o time de Everaldo Cabeça de Flande foi uma ‘merda’ dentro de campo e ele comenta que o time dele dominou o jogo.

Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e ex-Secretário.