As seleções para ingresso na Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (Rede CUNI) e para o Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate recebem inscrições até a próxima sexta (06).COm isso, interessados em ingressar na graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) devem se apressar para garantir a inscrição. A Rede CUNI oferece 440 vagas para ingresso nas licenciaturas interdisciplinares, com possibilidade de escolha de percurso para outra licenciatura ou um bacharelado interdisciplinar mais adiante para os selecionados. Já para o Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, o número de vagas aumentou de 25 para 36, somando as vagas remanescentes da primeira seleção às já previstas para o público em geral. O procedimento é gerido pela Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC). As normas da seleção estão regidas pelo edital nº 11/2023

A inscrição em qualquer uma das seleções, seja para a Rede CUNI ou para o CST em Produção de Cacau e Chocolate, deve ser feita pelo formulário eletrônico. A classificação dos inscritos vai considerar a maior nota obtida nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos quatro anos. Quem for selecionado e se matricular iniciará as aulas no quadrimestre letivo 2023.2 (que inicia em 29 de maio, conforme o Calendário Acadêmico UFSB 2023). A oportunidade é excelente para quem quer estudar no Ensino Superior público, gratuito e de qualidade, uma vez que a UFSB foi recentemente avaliada no Índice Geral de Cursos (IGC) com a nota 5, a mais alta na escala, e pela segunda avaliação consecutiva.

Rede CUNI

O ingresso à Rede CUNI conta com 440 vagas distribuídas entre os campus Jorge Amado, em Itabuna; Sosígenes Costa, em Porto Seguro; e Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, e nos colégios universitários vinculados a cada campus. Os cursos oferecidos na Rede CUNI são licenciaturas interdisciplinares (LI), voltadas para a formação de professores e pertencentes ao Primeiro Ciclo.

O primeiro ano de estudos é nas estruturas da rede CUNI nos colégios estaduais, com componentes curriculares ofertados durante o primeiro ano do curso, de forma híbrida, com presença em sala e aulas transmitidas por mediação tecnológica. Ao fim deste período, as/os estudantes terão suas matrículas automaticamente transferidas para a sede do campus ao qual o Colégio Universitário está vinculado. Posteriormente, é possível participar dos editais de escolha de percurso, para optar por vagas remanescentes de outras licenciaturas ou dos bacharelados interdisciplinares (BI), e de ingresso nos cursos de Segundo Ciclo, que são outras graduações profissionalizantes. Concluir um curso de Primeiro Ciclo (BI ou LI) também credencia para participar das seleções para os cursos de Terceiro Ciclo, as pós-graduações, como as especializações, os mestrados e os doutorados da UFSB.

Veja mais informações sobre a Rede de Colégios Universitários neste link.

CST em Produção de Cacau e Chocolate

O Curso Superior em Tecnologia de Produção de Cacau e Chocolates está selecionando integrantes da sua primeira turma, após a criação no segundo semestre de 2022. Metade das 50 vagas previstas foram oferecidas na primeira seleção aberta este ano, voltada para os concluintes do curso técnico em Agroindústria do CEEE Nelson Schaun, pelo programa Itinerário Contínuo. O edital conjunto da Rede CUNI e do CST abre seleção com as 36 vagas restantes, desta vez abertas para o público em geral. Quem for selecionado e matriculado já começará as aulas no Campus Jorge Amado, no segundo quadrimestre letivo do ano.

O CST em Produção de Cacau e Chocolate está vinculado ao Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAF). Essa combinação permite a formação de trabalhadores especializados e com acesso a pesquisadores e professores doutores em diferentes campos de conhecimento, principalmente das áreas agronômica e de alimentos.

O perfil do tecnólogo em Produção de Cacau e Chocolate pela UFSB inclui a capacidade de elaborar e acompanhar projetos agrícolas inovadores e sustentáveis; estruturar e analisar projetos agroindustriais que considerem diferentes usos de recursos e resíduos, análise de mercado e tecnologias disponíveis em conformidade com a legislação e com os princípios da sustentabilidade; planejar processos e produção de amêndoas, chocolates e derivados com foco na melhoria da qualidade e transformação do mercado consumidor; atuar nos diferentes segmentos da cadeia produtiva do cacau em funções de organização e gerenciamento; elaborar planos de negócios baseados em estratégias de marketing e turismo com foco na valorização da cultura do cacau. Ou seja, terá formação tecnológica e poderá optar por se dedicar a diferentes ênfases na cadeia produtiva, do cultivo à gestão de negócios baseados em serviços e produtos industrializados.

O número mínimo de quadrimestres letivos para se formar tecnólogo é de nove, equivalente a três anos. A carga horária total soma 3.040 horas, sendo 180 horas de estágio curricular obrigatório. Essa duração deve passar por alguma alteração, tendo em vista que a UFSB passará a funcionar no regime letivo semestral a partir de 2024.

Veja mais detalhes sobre o CST em Produção de Cacau e Chocolate nesta notícia

Cronograma

  • Inscrições – 27/mar a 06/abr
  • Publicação da lista de candidatas/os convocadas/os – 11/abr
  • Envio da documentação de matrícula – 12 a 16/abr
  • Publicação da lista de candidatas/os com documentação homologada – 20/abr
  • Recebimento de recursos contra resultado da homologação da documentação de matrícula – 21 a 24/abr
  • Publicação dos resultados dos recursos – 27/abr
  • Publicação da relação de Candidatas/os Habilitadas/os com matrícula homologada – 28/abr
  • Convocação para verificação de autodeclaração étnico-racial – 28/abr
  • Período para verificação de autodeclaração étnico-racial – 02 a 04/mai 
  • Resultado da verificação de autodeclaração étnico-racial – 09/mai
  • Recurso contra resultado da verificação de autodeclaração étnicoracial – 10 e 11/mai
  • Resultado dos recursos – 17/mai