:: 19/maio/2023 . 22:44
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) MÉDICOS QUE AJUDARAM A CIDADE DE ILHÉUS A CRESCER.
3) ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS COM NOVA DIRETORIA.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
FIEB realizou nesta quinta, em Ilhéus, encontro da série O que o Empresário precisa saber?
Especialista vai discutir como as ações de segurança e saúde no trabalho podem ajudar os empresários a reduzir custos
Como reduzir custos investindo em segurança e saúde do trabalho é o tema da série de encontros O que o Empresário precisa saber?. Iniciativa da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o evento será realizado no dia 18 de maio, em Ilhéus, das 8h30 às 12h. Para falar sobre o tema, o convidado é Aledson Costa, engenheiro de segurança, especialista em SST e Higiene Ocupacional. Para participar, é necessário se inscrever neste link.
Voltado para empresários da indústria, o encontro será na unidade do SEBRAE, localizada na Av. Osvaldo Cruz, 74 Edifício Premier Business, Cidade Nova. A iniciativa é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI).
Ilhéus in Jazz confirma segunda edição na Capital do Cacau
Com entrada gratuita, o evento acontece 27 e 28 de maio em Ilhéus
Após a primeira edição ser um sucesso, o festival de jazz – Ilhéus in Jazz, retoma para sua segunda edição na capital do cacau. O evento que une música, cultura e gastronomia, acontecerá na Praça da Catedral de São Sebastião, ícone da cidade.
O festival trará além de shows gratuitos, um espaço gourmet, homenageando através da edição os Temperos e Sons de Jorge.
O evento acontece 27 e 28 de maio e contará com shows de Eric Assmar que estará acompanhado do músico mineiro Gustavo Andrade e prometem uma viagem musical única. A cantora Clariana também se apresentará com show Amy Reggaehouse com sua Big Band, homenageando a cantora Amy Winehouse.
Inclusive, a banda Amy Reggaehouse, da cantora Clariana, é eleita a melhor banda de tributo a Amy Winehouse do mundo. A festa conta ainda, com shows de bandas locais como Zemtriw, Javalis Blues Band e Carbono 14.
O projeto é uma realização da Gamboa, A4 Comunicação e AMB Bussiness’n Fun. Conta com o patrocínio do Governo da Bahia e apoio da Prefeitura de Ilhéus e ITS Brasil.
Estudo ambiental descreve papel de reservatório no fluxo biogeoquímico do rio Paraíba do Sul
Estudar as concentrações e as presenças de elementos terras raras nos ambientes permite saber as concentrações, avaliar o fluxo de transporte fluvial e fazer inferências a respeito do tipo de intervenção humana na região estudada, explica a cientista. Os elementos terras raras apresentam propriedades químicas únicas, e essas peculiaridades fazem deles marcadores úteis para entender os processos que movimentam elementos químicos pelo rio durante o intemperismo, inclusive a redistribuição deles na passagem da fase particulada para a fase dissolvida nos ambientes aquáticos.
Com esses marcadores, conforme o estudo, é possível conduzir pesquisas sobre como elementos químicos estão se comportando ao longo de um rio – uma das justificativas para o estudo foi exatamente o histórico de contaminação das imediações do rio Paraíba do Sul, que em seu curso recebe influxos de resíduos residenciais e industriais, fontes de contaminação em potencial das águas destinadas ao abastecimento da população e à geração de energia hidrelétrica para a região metropolitana do Rio de Janeiro.
Os resultados das análises apontaram para a concentração dos REE no reservatório, com a presença mais significativa dos elementos lantânio, cério e európio. Dentre as inferências feitas pela equipe de cientistas no artigo, a presença anômala de lantânio na amostra coletada em Queluz, mais alta ali em comparação com o percebido nos outros pontos estudados, sugere contaminação antrópica, provavelmente por conta da alta densidade populacional e da atividade industrial próxima. As algas presentes no reservatório tendem a absorver e liberar os REE e apresentam períodos de intensa proliferação, o que é mais um fator de interferência no fluxo dos elementos químicos. “Os dados indicam que o Reservatório do Funil exerce o papel de uma barreira biogeoquímica, modificando o transporte fluvial dos REE associados à fração particulada e dissolvida das águas do trecho do Médio Paraíba do Sul. As algas também exercem influência sobre o comportamento geoquímico dos REE, absorvendo-os e liberando-os para o meio aquático, exatamente como ocorre com muitos metais”, afirma a professora Joanna.
- 1