:: 1/set/2023 . 18:59
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) HOMENS QUE FIZERAM HISTÓRIA EM ILHÉUS.
3) AS VISITAS DA SEMANA.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
Mídia, Colonialismo e Imperialismo Cultural é o tema do livro que será lançado no dia 12 de setembro, a partir das 17h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. De autoria de Richard Santos, na obra “Mídia, colonialismo e imperialismo cultural”, lançamento do selo Pensamento Negro Contemporâneo em parceria com a Editora Telha, vemos como a televisão brasileira, sua forma de fazer, estética e branquitude contribuíram na formação do imaginário nacional muito por copiar e reproduzir por aqui o modelo de TV praticado nos Estados Unidos. A obra foi escrita pelo jornalista, escritor, rapper e doutor em Ciências Sociais Richard Santos, figura icônica dos anos 1990/2000 no cenário cultural brasileiro e docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
“Esse meu percurso que mistura o prático e o acadêmico, sendo um homem negro, de origem periférica, me fez compreender as nuances da indústria cultural e como ela impõe as imagens de controle sobre nossas presenças e limitam nossos corpos no espaço público que é a tela da televisão, e do vídeo de modo geral. Não foram poucas as vezes que me recusei a fazer papeis estereotipados nos grandes veículos em que tive a oportunidade de entrar.” – Richard Santos, comunicador, professor e escritor
Em seu novo livro, “Big Richard”, como é chamado por quem o conheceu por ser pioneiro no Hip Hop, analisa como a hipótese da criação de um discurso emancipatório e contra hegemônico em relação às políticas de mercado e da indústria cultural poderiam alterar a situação da TV pública nacional que tem papel de ajudar na formação cultural e como cidadão do público que a assiste. E isso em todos os seus níveis, incluindo quem apresenta tais programas. “Mídia, colonialismo e imperialismo cultural” analisa ainda a relação da televisão e os anseios da chamada ‘Maioria Minorizada’. Aqui o autor investiga o processo histórico de importação dos modelos estadunidenses de fazer televisão, faz uma comparação com a Argentina para apontar que é um modelo imposto pelas políticas de dominação do EUA na região, e isso, segundo o autor, será definidor do estereótipo que domina as mídias da região, e brasileiras em especial.
A mesa do evento contará com a participação do presidente da Comissão de Cultura, o vereador Sílvio Humberto (PSB), da secretária estadual da Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia – SEPROMI, Ângela Guimarães e do autor da obra. Na oportunidade o público poderá adquirir livros e receber autógrafos. :: LEIA MAIS »
Projeto leva atividades esportivas para crianças e adolescentes em Ilhéus
Ace, saque e raquete são palavras que passaram a fazer parte do vocabulário de crianças e adolescentes do bairro da Conquista, em Ilhéus. Duas vezes na semana, 40 jovens da comunidade têm aulas de tênis, graças a um projeto social realizado há 10 anos numa parceria da empresa Daten Tecnologia com o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia).
Mais de 800 crianças já foram beneficiadas pelo projeto ao longo desses 10 anos. “Acreditamos na importância dos projetos sociais para apoiar a comunidade local. Com o projeto Daten Tênis nós inserimos essas crianças e adolescentes no universo de um esporte que, até pouco tempo atrás, era considerado de elite. Acreditamos que é possível transformar vidas com esse projeto. Quem sabe daqui pode surgir um novo campeão brasileiro”, ressalta o diretor industrial da Daten Tecnologia, Silvio Comin. :: LEIA MAIS »
Encontros Agridoces estreia com troca de experiências sobre o mercado de trabalho em comunicação
O auditório da Facom na Universidade Federal da Bahia (Ufba) recebeu estudantes na manhã desta quarta-feira (30) para assistir a primeira edição dos Encontros Agridoces. Com o tema “Abrindo caminhos do mercado”, a proposta do evento é fazer uma aproximação entre os estudantes de comunicação e as sócias da Umbu Comunicação e Cultura, Camilla França e Mirtes Santa Rosa.
A conversa foi mediada pelo jornalista Diego Mascarenhas. Estiveram presentes no auditório, as turmas da disciplina de Jornalismo Integrado IV e Teorias da Comunicação do curso de jornalismo, do curso de produção cultural, além de professores de comunicação da Facom.
Durante o bate-papo, as CEOs da Umbu Comunicação e Cultura dividiram com os estudantes os desafios e as experiências de empreender no mercado de comunicação. “Eu acho importante que o mercado converse com a academia e que haja essa troca permanente, porque acredito que isso fortalece o mercado de modo geral. É uma oportunidade riquíssima de aprendizados e de trocas de experiências com estudantes”, explicou Mirtes Santa Rosa.
Para Camilla França é fundamental abrir um canal de diálogo entre a academia e o mercado de trabalho. “Conseguir ingressar em um espaço acadêmico para dialogar sobre as tendências e oportunidades, e não só direcionar para a lógica de empregado e empregador, e ao mesmo tempo fomentar uma diversidade, que fortalece essa dinâmica do mercado de trabalho, com diferentes perfis”, disse.
O Encontro Agridoce é uma série de eventos institucionais da Umbu Comunicação e Cultura que tem como objetivo levar temas relevantes na comunicação para debate na sociedade baiana.
“Gostei muito do evento, principalmente da parte em que elas contaram as experiências com a criação do Umbu. O tema desse encontro é bem importante, porque o mercado de trabalho está passando por uma grande mudança, e enquanto jornalistas, termos consciência de que o mercado mudou e que precisamos nos reinventar”, relatou a estudante de jornalismo, Fabiana Santos.
UFSB promove Webinário de Integração de Iniciativas de Monitoramento das Águas
Na próxima quinta e sexta-feira, dias 31/08 e 01/09, o Projeto de Implementação de uma Rede de Monitoramento de Qualidade de Água Via Internet das Coisas (EcoIoT), implementado pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em parceria com o Projeto TerraMar (GIZ/IKI, MMA e ICMBio), promoverá o Webinário de Integração de Iniciativas de Monitoramento das Águas. Durante o evento, serão compartilhadas experiências de sistemas de monitoramento da qualidade das águas. Especialistas da área irão discutir como a utilização das informações contribuem para a conservação e a gestão dos ecossistemas costeiros e marinhos.
O Webinário será transmitido ao vivo no canal do YouTube da UFSB – Campus Sosígenes Costa https://www.youtube.com/@UFSBCAMPUSSOSIGENESCOSTA
Participantes inscritos terão direito a certificado. Para se inscrever gratuitamente, acesse o SIGEventos/UFSB: https://sig.ufsb.edu.br/evento/WIIMDA2023
- 1