Moradores de Ilhéus sofrem após as chuvas- casa e ruas continuam com lama
MORADORES DE ILHÉUS AINDA SOFREM COM CONSEQUÊNCIAS DAS FORTES CHUVAS
Mesmo depois de 24 horas as drásticas consequências das chuvas são vistas pelas ruas e casas de Ilhéus.
Lama por todo o centro da cidade e bairros, casas completamente destruídas, é um cenário de guerra, e sim, é uma guerra climática.
Organizações da sociedade civil como Amigos Solidários e Grupo de Amigos da Praia realizam ações desde os primeiros momentos, com mobilização de voluntários para limpeza das casas e arrecadação de donativos.
A maior demanda agora é com material de limpeza, por que muitas casas foram varridas pela lama, que ao secar se torna de difícil remoção.
“O GAP está arrecadando detergente, desinfetante, sabão em pó, pano de chão, rodo , vassoura e água mineral, outro item que tem sido muito solicitado é Lona Plástica resistente pois muitas casas não receberam qualquer tipo de apoio governamental”, afirma Dávila Maria, diretora da ONG que fica situada na Avenida Soares Lopes, n. 1362. Atuamos desde 2018 com conservação da zona costeira, das praias e a emergência climática que vivemos na região afeta a saúde de todos, esse barro, essa lama contaminada pode transmitir doenças graves aos afetados e depois tudo isso escorre para rios e mares contaminado também a fauna”, afirma a engenheira agrônoma.
Desde dezembro de 2021 já foram 07 incidentes graves na modalidade desastre hídrico e geológico, marcando a cidade de forma profunda em face de tamanhas tragédias humanitárias e ambientais.
O quê: doações para afetados pela chuva
Onde: Grupo de Amigos da Praia, Avenida Soares Lopes, 1362
Horário: 08:30 às 18:00
Entrevista : Dávila Maria Araújo – telefone 073-99182-9777