4ª RODADA COM VITÓRIA DA EQUIPE DO CAPITÃO ELDON DO OFERTÃO E EMPATE
Domingo pela manhã, dia 24 do corrente mês de março, a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano-AVEP, entidade de baba de praia quase centenária de Ilhéus, realizou sua 4ª rodada da mencionada modalidade esportiva da Temporada 2024, dando, no Campo Martial, vitória da equipe do Capitão Eldon do Ofertão sobre a do Capitão Marconi por 3 a 2 –gols de Pitganga(2) e Charles Reis(1) para a vencedora e, o próprio Cap. Marconi(1) e Daniel Murta(1) para a derrotada– e no Campo Grimaldo empate entre os quadros dos capitães Luís Humberto e Vitão pelo escore de 3 a 3 conferindo Rogério(2) e Zé Eduardo(1) para o primeiro e o próprio Cap. Vitão(1), Edgar(1) e Luís Humberto(1-Contra) para o segundo. A rodada esteve, como Diretor do Dia sob coordenação do vice-presidente avepiano Robertão e foi realizada, como de praxe, na praia da Avenida Soares Lopes, imediações dos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis – AIBT. Em campo o comando esteve sob os árbitros Miranda (Campo Grimaldo) e Anderson (Campo Martial) com atuações boas, segundo os analistas avepianos de árbitros. Levaram Cartão Amarelo: Zé Nilton, Silva, Eldon do Ofertão, Sena e Luís Humberto.
Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas
(Cap. Luís Humberto): Goleiro Rosivaldo, Gilson do Taxi, Junior Murta(Cícero), Pitu e Danilo; Luís Humberto, Zugaib da Ceplac(Zé Eduardo) e Fabio Alan; Rogério e Duda Pantera.
X
(Cap. Vitão): Goleiro Ricardo do Caminhão, Prof. Jorge Reis, Claudio Luís, Cleiton e Sócrates; Gil, Gagarin e Edgar; Vitão e Sena

Equipes no Campo Martial conforme súmulas
(Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Vando Paiaço, Crispim Vidro Italiano, Odon, Silva e Angelito; Charles Reis, Dudu e Nilton do BB (Ralio da Contabilidade); Eldon do Ofertão e Pitanga
X
(Cap. Marconi): Goleiro Jamilton, Marconi, Daniel Murta, Adauto Negocinho, Franklin do BB, Jackson Squar, Galletti da Rio de Engenho, Lázaro, Djalma Peludo(Correia do HSBC) e Zé Hilton

COMENTÁRIOS
Para o analista-mor de baba e beque-de-espera III avepiano Paulo Gois do Bradesco, na 4ª rodada as 4 equipes foram bem divididas e houve dois babas bem interessantes. No Campo Grimaldo em que atuaram as equipes dos capitães Vitão e Luís Humberto o analista entendeu que o empate de 3 a 3 foi justo, como um dos lados poderia sair vencedor. Ressaltou que os atletas dos dois quadros jogaram bem, mas destacou o volante Gagarin da equipe de Vitão por ter marcado e atacado com eficiência, dado assistências e, concluiu que inclusive “ …deixou o capitão [Vitão] de cara com o gol em duas oportunidades e esse perdeu 2 gols fácies”
Sobre o baba do Campo Martial entre os times dos capitães Eldon do Ofertão (3) e Marconi (2) o analista Paulo Gois do Bradesco também entendeu ter sido um jogo bem disputado “…e quaisquer das equipes poderiam sair com a vitória ou o empate, mas a equipe do capitão Eldon aproveitou as oportunidades que foram decisivas para o triunfo, inclusive o terceiro gol de Charles para o seu time foi de um belo voleio onde o goleiro Ricardo do Caminhão da equipe de Marconi nada pode fazer.”
Como na opinião do analista Paulo Gois do Bradesco o 3º escolhedor de baba é o que fica me situação pior na escolha, comentou em suas considerações finais que mesmo assim o Cap. Eldon do Ofertão “…conseguiu formar um bom time, e o seu birro 1 foi Pitanga, que passou despercebido pelos capitães na escolha 1 e 2 e o jogador sobrou para Eldon.”
Outra anotação do analista foi sobre a volta de Luís Humberto, o LH10, como capitão de equipe. Registrou que “…ele fez um gol contra onde houve uma indecisão dele e o goleiro Jamilton, que por sinal foi um gol de boa feitura. ” E concluiu de sacanagem ou não, que Robertão, o coordenador da rodada e vice-presidente avepiano, em razão deste gol-contra Luís Humberto deveria, em vez de LH10, ser alcunhado de LH0.
Quanto aos novos associados da Avep o analista foi na direção que todos fizeram uma boa partida e cita os nomes de Edgar, Sócrates, Lázaro, Angelito, Gil e Odon. Acredita também que os neófitos associados foram uma boa aquisição da Associação.
Outro que o analista tem entendido que vem jogando bem é o meia-atacante-de-retaguarda Crispim Vidro, o Italiano. Para Gois “Crispim como sempre fez uma bela apresentação”
Pois é. O atleta Crispim, o Italiano não só vem recebendo elogios do analista Paulo Gois do Bradesco, mas de muito associados. Claro, existe discordâncias, como a do do beque-de-vigor Alvinho que no seu entendimento acha que Crispim apendeu jogar futebol na Avep. Outros indo além dizem que ele aprendeu a jogar o esporte bretão na Itália. Não importa, o fato é que futebol é momento e Crispim, o Italiano sem dúvida alguma está jogando o fino. Aliás o ‘craque’ Crispim, viajará neste sábado (01/03) para a Península Itálica no que a família avepiana deseja uma boa viagem, que volte sempre com aquele sorriso no rosto, e aquela humildade, que o caracteriza. É também um desejo de seus amigos, à frente o analista Paulo Gois do Bradesco.

NOTAS
Por falar em Crispim Vidro, o Italiano, o analista Paulo Gois como estava com a corda toda nesta rodada, lembro que o padrinho dele na Avep, foi o lateral-esquerdo-de-ofício II avepiano Luís Mario da AGU. Foi ele quem trouxe Crispim, da Associação Desportiva de Veteranos da Avenida Itabuna (ADVAI) para AVEP. Isso se deu no tempo de seu Jackson Lima, primeiro presidente e fundador avepinano. Aliás, o Italiano já foi presidente daquela entidade esportiva. Outro também que foi seu diretor-presidente é o hoje avepiano Pitanga. Os dois foram baluartes da ADVAI.
Naquele tempo, como havia outros atletas da ADVAI migrados para a AVEP, se dizia de sacanagem, que o nome da AVEP iria virar ADVEP.

Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos e secretário-mor desta entidade