WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: 5/abr/2024 . 12:32

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 64 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) FAMÍLIAS TRADICIONAIS DE ILHÉUS (PARTE 35).
3) VIAGEM PARA JUAZEIRO DO NORTE 1ª PARTE.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

AS SETE (7) MARAVILHAS DE DEUS

Luiz Ferreira da Silva, 87

luizferreira1937@gmail.com

 Homem, que sempre valoriza as coisas físicas, elegeu as 7 maravilhas do mundo, cravando nas grandes obras feitas por ele mesmo.
No entanto, em seu interior orgânico, há maravilhas ofertadas por Deus, esquecidas pela humanidade. Um pensador me alertou a respeito e resolvi expandir essa assertiva.
  • I. VER
  • II. OUVIR
  • III. SENTIR
  • IV. TOCAR
  • V. SABOREAR
  • VI. RIR
  • VII. AMAR
VER o imenso mar, emitindo energias; OUVIR o canto dos pássaros e a Asa Branca de Luiz Gonzaga; SENTIR o crescimento da família edificada; TOCAR na sensibilidade do outro, fazendo-o feliz; SABOREAR as frutas do campo, lambuzando-se com uma manga rosa; RIR dos dribles do Mané Garrincha e das quedas dos filhos em sua primeira caminhada; e AMAR, a maravilha-maior que congrega as outras seis.
Pense nisso!

FIEB ABRE INSCRIÇÕES PARA 3º CICLO DE FORMAÇÃO DE JOVENS LIDERANÇAS DA INDÚSTRIA

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novos líderes para a indústria, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) está com inscrições abertas para o III Ciclo de Formação de Jovens Lideranças da Indústria. A iniciativa é da FIEB, por meio da Gerência de Relações Sindicais e do Conselho FIEB Jovem, em parceria com o Sebrae-BA.

Para participar da iniciativa, que já capacitou mais de 100 jovens empresários da indústria e vem contribuindo para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras de gestão, basta clicar neste link https://pt.surveymonkey.com/r/FN3B6M8. Na sequência os organizadores da formação entrarão em contato. As vagas são limitadas, e a aula inaugural do III Ciclo de Formação de Jovens Lideranças da Indústria está programada para ocorrer no dia 23/04, às 17h, na sede da FIEB.

O Ciclo de Formação visa promover a capacitação de novos líderes da indústria, com foco na construção de uma jornada de autoconhecimento como líder empresarial. A iniciativa inclui ações voltadas para networking, interação, dinâmicas e fóruns de discussão. :: LEIA MAIS »

Prato Brasil – Do Campo à Mesa premia vencedora com viagem a Paris

Reality show culinário com mulheres do agro encerra inscrições no próximo dia 21; final será realizada ao vivo no 9º CNMA

reality show documental inédito Prato Brasil – Do Campo à Mesa, promovido pelo Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), premiará a vencedora do concurso com um workshop na prestigiada escola francesa Le Cordon Bleu, em Paris. Podem participar do reality mulheres do agronegócio “de dentro e fora da porteira” de todas as regiões do Brasil. As inscrições para o reality se encerram no próximo dia 21 de abril e devem ser feitas no site www.pratobrasil.com.br  

A ideia do programa, que terá seis episódios é apresentar ingredientes e pratos regionais das participantes, que também contarão suas histórias de vida, desafios e conquistas no agronegócio. A competição culinária é uma parceria do CNMA com a Band, que exibirá o programa nos canais Sabor&Arte e Terra Viva, além de promover sua divulgação em chamadas e “pílulas” de vídeos durante a grade dos canais Band News e Agro+.  

As eliminatórias regionais serão gravadas no Instituto Cordon Bleu, em São Paulo (SP), e a grande final será transmitida ao vivo no encerramento do segundo dia do CNMA, que realiza sua nona edição entre 23 e 24 de outubro no Transamerica Expo Center, também na capital paulista. O prêmio principal será uma viagem a Paris, com transporte aéreo e hospedagem pagas, além do workshop na Le Cordon Bleu. As segunda e terceira colocadas ganharão um minicurso de três dias ou uma experiência na unidade paulistana da renomada escola francesa.  

O maior congresso global de mulheres do agronegócio  

Caminhando para sua nona edição, o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio será realizado nos dias 23 e 24 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A expectativa deste ano é receber 3.600 congressistas, novo recorde de público.  

Trabalhando assuntos diversos, relevantes e atuais, com a presença de grandes nomes e instituições do agro, este ano o CNMA terá como tema principal “Mulher Agro Brasileira: Voz para o Mundo”, cujo objetivo é utilizar a força da voz feminina como meio de expandir a visão global sobre o agronegócio brasileiro e ajudar a criar uma percepção justa do setor.  

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.mulheresdoagro.com.br/inscricao/ 

Mais informações podem ser acessadas em www.mulheresdoagro.com.br e pelo Instagram do evento @congressodasmulheresdoagro.  

 

Expectativas para avanço do PIB de 2024 melhoram

Crescimento deste ano será mais diversificado, com avanço econômico de vários setores, afirma José Roberto Colnaghi

Os bons resultados advindos do PIB relativo a 2023 podem não ser ainda a salvação da lavoura da economia nacional, mas deram novo ânimo para o início de 2024, pois superam em muito a expectativa do início do ano passado. O ano de 2023 fechou com crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que a indústria total (transformação, construção e extrativista) avançou 1,6%.

As expectativas para o PIB em 2024 são de crescimento de 1,78%, segundo o Boletim Focus, que reúne projeções do mercado financeiro e é divulgado pelo Banco Central, e vem subindo paulatinamente. O Ministério da Fazenda estima um avanço de 2,2%. Para a produção industrial de 2024, a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) projeta um aumento de 1,8%. “Embora as expectativas de crescimento sejam mais modestas que as do ano passado, será mais diversificado, atingindo uma maior variedade de segmentos econômicos, afirma José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho Administrativo da Asperbras Brasil, conglomerado que atua em diversas áreas da indústria e do agronegócio.

O crescimento de 2023 foi impulsionado, principalmente, por setores como a agropecuária (15,1%), que se beneficiou de condições climáticas favoráveis e da alta dos preços internacionais de commodities, e a indústria extrativa mineral (4,3%), que também se beneficiou da alta dos preços internacionais de commodities, principalmente o petróleo.

No conjunto da indústria, a extrativa, que inclui a exploração de petróleo, gás natural e minérios, teve uma participação de 3,5% do PIB brasileiro em 2023. A participação da indústria extrativa na economia nacional vem crescendo nos últimos anos, o que pode ser explicado pelo aumento da produção e exportação de commodities, principalmente para a China.

A indústria de transformação, que inclui a produção de bens duráveis e não duráveis, por sua vez, caiu 1,3%. Esse segmento teve participação de 22,5% no PIB brasileiro em 2023. O crescimento do setor foi lento, de apenas 1,2%. O desempenho fraco da indústria de transformação pode estar relacionado a diversos fatores, como a desaceleração da economia global, a alta dos juros, a inadimplência dos consumidores e a perda de competitividade da indústria brasileira, segundo avaliação da Fiesp.

Por outro lado, a indústria da construção, que inclui obras civis e residenciais, teve uma participação de 7,2% no PIB brasileiro em 2023. O crescimento do setor foi moderado, de 2%. Seu desempenho foi impulsionado principalmente pela construção de obras civis, como rodovias, ferrovias e portos, e pela recuperação do mercado imobiliário.

 

REFORMAS ESTRUTURAIS

Para o empresário José Roberto Colnaghi, os números que emergem de 2023 apontam um caminho para o país. Ele passa pela reindustrialização, com ênfase na indústria de transformação e que deve se consolidar por meio de um ambiente favorável aos negócios, com juros baixos, segurança jurídica e responsabilidade fiscal. “O Brasil já experimentou outros caminhos, que não deram certo. É hora de colocar a casa em ordem e plantarmos desde já o crescimento sustentável”, afirma Colnaghi.

“Com a inflação sob controle será possível manter o poder de compra das famílias, o que estimula o consumo. Sem esquecer que uma eventual alta dos juros pode encarecer o crédito e prejudicar o investimento”, argumenta josé Roberto Colnaghi, que conhece a realidade da indústria de perto, por meio da GreenPlac – produtora de placas de madeira certificada do grupo Asperbras e que já recebeu cerca de R$ 1 bilhão em investimento.

José Roberto Colnaghi defende ainda os investimentos em infraestrutura, que podem dar gás ao crescimento da indústria da construção. A implantação de reformas estruturais, como a tributária e a administrativa, melhorando o ambiente de negócios, favorecem a entrada de investimentos. “Além disso, a recuperação da demanda interna, impulsionada pelo aumento do emprego e da renda, pode dinamizar o crescimento da indústria de transformação”, conclui.

 





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia