WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


setembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  






:: 13/set/2024 . 16:51

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 64 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) OS 50 ANOS DA CDL DE ILHÉUS.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Pesquisa realizada no PPGCTA (UFSB/IFBA) resultou em protótipo para coletar e separar microplásticos nas praias

O projeto que deu origem a um pedido de patente depositado junto ao Instituto Nacional de Proteção Intelectual (INPI), desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA), mestrado associativo entre IFBA e UFSB, oferece uma perspectiva de limpeza de praias poluídas por plásticos. O protótipo do Equipamento de separação de microplásticos da areia da praia (ESMAP) é resultado de uma pesquisa em nível de mestrado da engenheira mecânica Andreina Alexandra Diaz Carrillo, orientada pelo professor Sílvio Tarou Sasaki. A ideia é que, a partir desse primeiro modelo, se possa prosseguir com pesquisa e desenvolvimento de um equipamento de maior porte para limpeza das areias das praias em maior escala. O problema que se quer ajudar a resolver com o invento é intenso, dada a grande quantidade de plásticos que são produzidos, usados e descartados todos os dias, além do potencial poluente desses materiais em contato com as águas.

Conforme Andreina e o professor Sílvio, a pesquisa visou a criação de um protótipo para coleta e separação de microplásticos em areias de praia. Os microplásticos são um dos principais poluentes dos oceanos na atualidade, são partículas com tamanho menor que 5 mm e que em geral são disponibilizadas aos oceanos via continente. Além dos aditivos inseridos nos microplásticos quando de sua fabricação, esse tipo de partícula pode ainda absorver poluentes orgânicos como hidrocarbonetos do petróleo, pesticidas, fármacos entre outras substâncias, disponibilizando esses poluentes para os ecossistemas. O objetivo do estudo foi desenvolver um protótipo que pudesse coletar e separar os microplásticos das areias de praia, de uso de laboratório para poder desenvolver pesquisa na área, tendo como perspectiva futura um equipamento que possa auxiliar na limpeza das praias. :: LEIA MAIS »

Reunião em Salvador tratou de projetos na área de CTI para Sul e Extremo Sul do estado

Em reunião realizada na segunda-feira (09) na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI-BA), a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, e o assessor de Relações Interinstitucionais, professor Roberlaine Jorge foram recebidos pelo secretário André Pinho Joazeiro. Em pauta, os gestores trataram de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação a serem implantados no sul e extremo sul da Bahia.

Conforme a reitora, durante a reunião duas pautas foram abordadas. A primeira foi a conexão entre programas de pesquisa que a SECTI está promovendo e os projetos mais abrangentes de pesquisa em desenvolvimento na UFSB, considerando potenciais e necessidades do Sul e do Extremo Sul da Bahia. “Então nós estamos fazendo um levantamento dentro da instituição. Criamos um grupo para fazer uma prospecção de quais são nossos grandes projetos, para que a gente possa fazer um encontro entre o que a gente faz de pesquisa e o que o Estado precisa”, explica a professora Joana. A ideia é que nesse ponto seja possível organizar projetos na UFSB que venham a contar com financiamento estadual. :: LEIA MAIS »

Grupo de Amigos da Praia promove evento no Dia Mundial da Limpeza com diversas atividades na praia da Avenida Litorânea

No próximo dia 21 de setembro, o Grupo de Amigos da Praia (GAP) se une ao maior movimento cívico global em prol do meio ambiente, o Dia Mundial da Limpeza (DML), que já mobilizou mais de 91 milhões de voluntários em 211 países e territórios, resultando na coleta de 543,704 toneladas de resíduos desde 2018. O evento local, que acontecerá na praia da Avenida Litorânea, no bairro Malhado, em Ilhéus, espera reunir mais de 500 pessoas entre voluntários e instituições.
A ação, que ocorrerá das 8h às 12h, conta com uma programação diversificada para famílias e a comunidade local. Entre as atividades confirmadas estão oficinas, atrações para crianças, sorteios de brindes e café da manhã. Além da limpeza da praia, o evento visa promover a conscientização ambiental e o consumo responsável, incentivando práticas sustentáveis no dia a dia.
O GAP está convidando escolas, igrejas, universidades e outras instituições a se juntarem à causa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/rBaXcM9oAYAwWawT7.
Segundo Poliana Vargens, presidente da instituição, o evento visa engajar a comunidade local na preservação do meio ambiente: “Com o envolvimento de mais de 500 pessoas, esperamos não apenas limpar nossas praias, mas também aumentar a conscientização sobre a importância de um descarte adequado de resíduos.”
Coordenado globalmente pela rede Let’s do It World e, no Brasil, pelo Instituto Limpa Brasil, o Dia Mundial da Limpeza é uma das maiores mobilizações cívicas do mundo, e o Brasil participa desde a primeira edição em 2018.
Serviço: :: LEIA MAIS »

Professora da UFSB está entre cientistas contemplados com bolsas internacionais para estudos sobre as mudanças climáticas

O mundo está testemunhando uma escala sem precedentes de impactos das mudanças climáticas, que se manifestam em eventos de início lento e rápido, como a elevação do nível do mar, secas prolongadas e eventos climáticos extremos. Há uma necessidade urgente de abordar os impactos das mudanças climáticas, com foco especial nas perdas e danos enfrentados por comunidades vulneráveis às mudanças climáticas. Até agora, o foco tem sido calcular as repercussões econômicas do risco climático. Seus impactos mais amplos e os custos ocultos resultantes das mudanças climáticas — como a perda do patrimônio cultural — são menos compreendidos e mais difíceis de quantificar.
Para preencher a lacuna de conhecimento e apoiar a investigação nesta área, o Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) e o Centro Internacional para Mudanças Climáticas e Desenvolvimento (ICCCAD) criaram uma iniciativa pioneira, o Observatório Internacional de Perdas e Danos. Nesta segunda-feira, 09, eles anunciaram 25 ganhadores da Bolsa Memorial Saleemul Huq, que visa apoiar especialistas na captura dessas informações. Eles representam a Ásia, África, Pacífico, Caribe e América Latina, se concentrarão em desenvolver evidências e soluções locais para os desafios climáticos.
A professora do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais da UFSB, Lourivânia Soares Santos, está entre os pesquisadores selecionados e vai desenvolver estudos sobre a incidência das mudanças climáticas no patrimônio cultural e na qualidade de vida das comunidades. Jornalista, mestre e doutora em Cultura e Sociedade, Lourivânia tem desenvolvido suas pesquisas com foco no semiárido ao longo da vida acadêmica. Em 2023, foi selecionada pelo Centro Global de Adaptação (GCA) e pela Rede de Conhecimento sobre Clima e Desenvolvimento (CDKN) para fazer parte da segunda edição da publicação Histórias de Resiliência e Adaptação, lançada durante a COP 28, em Dubai.
O legado de Saleemul Huq
Saleemul Huq era um especialista nas interconexões entre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, tendo dedicado sua vida a enfrentar esses desafios. Foi professor da Independent University, Bangladesh e conselheiro do Grupo dos Países Menos Desenvolvidos (LDC) da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima). Huq publicou centenas de artigos científicos e populares, e foi nomeado pela revista Nature como um dos 10 melhores cientistas em 2022.
Uma voz constante pela ação climática e justiça para o Sul Global, ele foi o autor principal de capítulos nos relatórios de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Seu trabalho com o IPCC se estendeu de 1997 a 2014, e ele contribuiu para os relatórios que levaram o painel a ser laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007. 
Falecido em outubro de 2023, foi diretor do Centro Internacional para Mudanças Climáticas e Desenvolvimento (ICCCAD) e associado sênior do IIED. Seu trabalho não apenas avançou no conceito sobre perdas e danos adotado pela ONU (Loss and Damage), mas também ressaltou a necessidade de integrar o conhecimento local e as perspectivas nas discussões globais sobre mudanças climáticas.
Texto: Lourivânia Soares Santos

UFSB faz doações dos Capelos da Campanha “Respeita o meu capelo!” a outras IES baianas

Em abril, a Universidade Federal do Sul da Bahia participou da campanha organizada por uma agência de publicidade que debatia a ausência de valorização da diversidade no uso das becas de formatura. Por meio de depoimentos de diversos estudantes negros, a campanha problematiza a uniformidade dos capelos comuns nas formaturas que não são adaptados aos variados penteados usados por pessoas negras, promovendo dessa forma uma exclusão do direito de celebração com tão importante símbolo do fim da jornada universitária. A reitora Joana Guimarães, enquanto primeira mulher negra eleita reitora de uma universidade federal, foi convidada a dar um depoimento sobre sua trajetória universitária.

Como complemento à campanha, a marca financiadora contratou a produção de mil capelos criados por uma marca baiana de moda, doando a UFSB um total de 500 destes, de quatro modelos diferentes. Por orientação da reitora, a Pró-reitoria de Ações Afirmativas realizou contato com todas as IES baianas, e o Campus dos Malês da Unilab, ofertando cotas destes capelos para que pudessem ser usados por seus estudantes, caso desejassem.

Durante a participação da reitora Joana Guimarães na Conferência da Diáspora Africana nas Américas, realizado entre os dias 28 e 30 de agosto na UFBA, foram feitas as doações à UFBA, à UFRB e à UNEB. Nesta última, a reitora Joana Guimarães foi recebida pela reitora Adriana Marmori e sua equipe, oportunidade na qual foram estreitados outros laços no campo das políticas de ações afirmativas. 

Nesta semana, a PROAF também fez a entrega dos capelos na UESC e já tem agendadas as entregas na UNILAB e na UFOB para as próximas semanas. A parte dos capelos que ficou com a UFSB devem começar a ser disponibilizados já nas próximas cerimônias de formatura previstas para o fim do semestre 2024.1.

Edital para seleção de docentes formadores do PARFOR recebe inscrições até 18 de setembro

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou o edital PROGEAC nº 16/2024, de seleção simplificada para docentes formadores do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens – IHAC/CJA. As aulas acontecem aos finais de semana ou em período de recesso escolar para possibilitar professores da educação básica cursarem sem interferir em suas atividades acadêmicas. As inscrições estão abertas até dia 18 de setembro. As pessoas selecionadas atuarão no terceiro período letivo da LI em Linguagens serão ministrados durante os meses de outubro de 2024 a fevereiro de 2025, no formato presencial e online, concentrado e intervalar, ocorrendo nos finais de semana, feriados e no período de recesso.

PARFOR é o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos(as) docentes em serviço na rede pública de Educação Básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam. Docentes receberão bolsas a cada carga horária de 15h. O pagamento é feito pela CAPES, não cabendo o acúmulo de bolsas. A bolsa para docente formador/a I é de R$1.850,00, e a bolsa para docente formador/a II é de R$1.550,00 conforme o art. 1º da Portaria Capes n. 33, de 16 fevereiro de 2023. :: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia