Com a Campanha “Estenda a mão e renove vidas”, Hemoba mobiliza doadores na Semana Santa

O ‘Hemocentros Unidos’, iniciativa apoiada pelo Instituto Pró-Hemo (IPH), representa um esforço coletivo da Hemorrede Nacional para melhorar a hemoterapia no Brasil. Tem como objetivo melhorar os processos de coleta, processamento e distribuição de sangue no país através da construção de protocolos e uso de novas tecnologias para a segurança de doadores e pacientes. Além disso, promove campanhas de conscientização da sociedade para impulsionar as doações voluntárias e altruístas de sangue e medula óssea
Onde doar – Na quinta-feira (17/04), todas as unidades da Hemoba, na capital e no interior, funcionarão no horário habitual, exceto o posto no Hospital Santo Antônio (OSID). Na Sexta-feira da Paixão (18/04), apenas o Hemocentro Coordenador atenderá, das 7h às 16h30; no sábado (19/04), das 7h às 16h; e no feriado de Tiradentes (21/04), das 7h às 16h30. O posto de coleta no Shopping Bela Vista atenderá na quinta-feira, das 9 às 18h, e no sábado, das 7h às 16h. Já a unidade móvel (hemóvel) estará na Base Naval de Aratu na quinta-feira, das 8h às 16h. No interior do estado, na Sexta-feira da Paixão e no Dia de Tiradentes, todas as unidades da Hemoba estarão fechadas. No sábado, apenas as UCTs de Feira de Santana (7h30 às 12h30), de Vitoria da Conquista (7h30 às 11h) e de Barreiras (13h às 16h30) funcionarão.
Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.