BANCO CENTRAL PEDE SOCORRO!
Distrito de Banco Central está isolado devido às péssimas condições da estrada BA-002 e o descaso das autoridades recai na situação caótica de abandono que a microrregião se encontra hoje.
A situação da estrada BA-002, que liga o Posto Santo Antônio na BR-101 ao distrito de Banco Central, que pertence ao município de Ilhéus, está em estado de calamidade. O distrito situado há 61 km de Ilhéus, possui aproximadamente 2500 habitantes, e tem parte significativa na produção do município. O escoamento dos produtos agrícolas que vem de lá, entre eles o cacau, está comprometido. O quadro, porém, é mais grave do que se possa pensar. Linhas de ônibus foram suspensas desde 25 de abril, vários dias sem recolhimento do lixo, estudantes sem professores, população sem segurança pública, falta da merenda escolar, iluminação defasada, além dos telefones públicos com defeitos.
Autoridades anunciam a revitalização da estrada BA-002 a dois anos, a exemplo do vereador Valmir Freitas, deputados e representantes da prefeitura de Ilhéus, que anunciaram no mês passado, segundo publicação no Diário Bahia* (01/04/2011), que as obras do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DERBA), iriam começar “em pouco tempo”. Mas até agora nada! Matéria no Diário Bahia: http://www.portalmix.com.br/blog/2011/04/01/derba-vai-iniciar-obras-em-rodovias-da-regiao/
Devido às péssimas condições da estrada, os agricultores estão impedidos de escoar sua produção. As linhas de ônibus foram suspensas após a semana Santa e por causa disso, toda a comunidade está seriamente prejudicada com o isolamento. “Estamos sem professores, temos apenas um, que está ensinando para duas salas ao mesmo tempo”, afirma o morador e estudante da Escola do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), José Alfredo Oliveira. Ele ressaltou a falta da merenda escolar, sem distribuição há mais de 15 dias. Sobre o lixo, Alfredo disse que antes era depositado em cima de um córrego situado em um terreno de um fazendeiro. Como o lixo não estava sendo recolhido, e acabando por contaminar o córrego que deságua no rio do Banco, o proprietário da fazenda suspendeu o despejo do lixo em seu terreno. Foi alegado que o município de Ilhéus possui um aterro sanitário, devendo absorver a demanda de Banco Central. Porém, quem hoje recebe o despejo do lixo, infelizmente é a estrada.
A precariedade da iluminação pública é outra causa reivindicada, pois os postes públicos encontram-se com 60% das lâmpadas queimadas, deixando as ruas quase que num completo escuro. Esse fator também é porta de entrada para assaltos e a sensação de insegurança dos moradores. Mortes e tiroteios têm se tornado freqüentes, colocando a vida da população em risco. O ultimo tiroteio data de mais ou menos 20 dias.
A população só tem direito ao atendimento médico uma única vez na semana. Por outro lado, os telefones públicos há muito tempo só realizam chamadas com cartão telefônico, sem efetuar chamadas a cobrar. A Anatel compareceu para fiscalizar, porém o problema não foi solucionado.
Detalhamento Caso Banco Central
Com o minucioso levantamento de informações (disponível ao fim da matéria com detalhes) do “Blog dos distritos”, do vereador Valmir Freitas, “padrinho” de Banco Central e de outras microrregiões, notícias que dizem respeito ao distrito, foram examinadas com caráter retrospectivo. Assim, pode-se chegar às seguintes ponderações:
“Padrinho” de BC
Há mais de dois anos que o referido vereador Valmir Freitas vem tentando resolver a situação problemática que Banco Central tem enfrentado -no que se diz em diversos aspectos, a começar pela estrada BA-002. As tentativas junto ao Governo de Jacques Wagner e parcerias políticas com os deputados estadual Ronaldo Carletto, e federal Mário Negromonte, assim como do Secretário Estadual do PP, Jabes Ribeiro, no entanto, parecem ter sido em vão. Muitas promessas vêm sendo feitas e o sonho de uma realidade concretamente possível só tem permeado o imaginativo dos sonhos de uma comunidade que até hoje espera ser socorrida.
O distrito de Banco Central é regido até onde se tem data, por um administrador, Sr. Jucélio Guimarães e um coordenador regional, Sr. Vanildo Freitas, ambos anunciados em 16/07/2009 e 04/02/2010, respectivamente.
As solicitações da reforma da quadra de esporte, do posto policial, da sede de administração distrital, reposição de lâmpadas e recuperação da estrada datam de 5 de agosto de 2009. Quanto ao posto policial, notícia de 21/02/2011, revela requerimento do vereador para a reforma do posto, ao lado da construção de 60 metros de rede pluvial com manilhas e a pintura da praça. Diz-se que tudo isto “está previsto”. Ou seja, há quase dois anos a previsão está no ar. Também é informada a dita realização dos serviços de mutirão de limpeza das ruas e recuperação de 200 metros de calçamento.
Estrada de BC
No total, entre pronunciamentos e requerimentos sobre a estrada de BC somam-se seis atividades por parte do Vereador Valmir, desde agosto de 2009, somando-se as duas vezes que ele se reuniu com o governador Jacques Wagner, no referido ano. Sendo que em 08/11/2009 o vereador inspecionou o serviço de patrolamento que a equipe do DERBA executou na estrada do distrito, porém, pouco mais que um mês depois (21/12/2009) ele na segunda reunião com o governador volta a tocar sobre a situação das estradas. Oito meses depois, em 25/08/2010 faz indicações sobre a causa, bem como dois meses depois em 21/10/2010 e em 21/02/2011, quatro meses depois. Até que em 27/04 deste ano, o vereador teve reunião com um engenheiro do DERBA, Sr. Fernandes Sanches e o Secretário de Obras Marcones Queiroz, sobre a referida causa. No total, já são quase dois anos de atividades do vereador para a situação da estrada que liga o Posto Santo Antônio na BR-101 ao distrito de Banco Central, que está interditada. Porém, como se pode constatar, até hoje, nenhum resultado plausível.
Quadro Político
Em 16/05/2010 o vereador Valmir se encontrou em BC com o secretário estadual do PP, Jabes Ribeiro, para o início da campanha eleitoral. Na ocasião é anunciada a reforma da quadra de esportes, mais uma vez, quase um ano depois (05/08/2009) que foi prometida. O assunto de segurança pública também foi abordado no encontro.
Entre caminhadas, caravanas e helicópteros no campo de futebol de BC, o quarteto – que inclui o Vereador Valmir Freitas e os apoiados para as eleições em outubro de 2010, os deputados estadual Ronaldo Carletto e federal Mário Negromontes, e Jabes Ribeiro também, – realizou em BC e outros distritos, discursos esperançosos quanto ao futuro da comunidade. Essas campanhas aconteceram em quatro ocasiões, respectivamente em 08/08, 29/08 e 26/09 de 2010, até que em 4 de outubro foi anunciada a reeleição dos dois respectivos deputados estadual e federal.
O que não falta são pronunciamentos anunciando melhorias para Banco Central. Porém, essa radiação de muitas proclamações verbais políticas ainda não alcançou o destino de chegada, deve estar passeando em alguma dimensão por aí. Além disso, deputados se “sensibilizam” antes das eleições fazendo visitas, caminhadas e bandeiras naquela região. Diante do quadro atual, é visível que todas as reuniões, indicações, solicitações e boa vontade até então já realizadas, não têm sido suficientes para garantir a dignidade e os direitos de cidadania deste povo. Se o Governo do Estado está a par a tanto tempo de tudo isso, por quê, governador, a calamidade continua?
LEVANTAMENTO DADOS DE BC
Levantamento em retrospectiva de informações no “Blog dos Distritos” do “padrinho” de Banco Central, o vereador Valmir Freitas, revela, até onde se tem registro, os seguintes acontecimentos:
- 29/05/2009 – Reunião entre o vereador e o governador Jacques Wagner, dir-se-á reivindicação sobre a situação de Banco Central;
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2009/05/vereador-valmir-entrega-reivindicacoes.html
- 16/07/2009 – Posse do administrador de BC, Sr. Jucélio Guimarães;
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2009/07/distrito-de-banco-central-tem-novo.html
- 05/08/2009 – Vereador Valmir faz indicações de benfeitorias à BC, como a solicitação de reforma da quadra de esportes, do posto policial, da sede de administração distrital, reposição de lâmpadas e recuperação da estrada;
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2009/08/indicacoes-do-vereador-valmir-favorecem.html
- 24/09/2009 – Vereador Valmir anuncia a melhoria da estrada que dá acesso à BC.
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2009/09/o-diario-oficial-do-estado-publicou-na.html
- 08/11/2009 – Vereador Valmir vai a BC inspecionar o serviço de patrolamento que a equipe do DERBA realizou;
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2009/11/vereador-inspeciona-o-servico-de.html
- 21/12/2009 – Vereador Valmir novamente se reúne com o governador Jacques Wagner, dir-se-á busca de melhorias para distritos. Consta: “O encontro aconteceu no gabinete do Governador e contou com a presença do Secretário Estadual do PP, Jabes Ribeiro e outros vereadores do município de Ilhéus. Na oportunidade o vereador Valmir entrega ofício solicitando melhorias para os distritos de Inema, Pimenteira e Banco central. A exemplo de pavimentação de ruas e pavimentação asfáltica nas estradas vicinais que dão acesso aos referidos distritos”;
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2009_12_01_archive.html
- 04/02/2010 – Novo coordenador regional, Sr. Vanildo Freitas, é apresentado à comunidade. Consta: “em visita à comunidade (o coordenador) reuniu-se com o administrador e funcionários para traçar metas para melhorias na localidade, a exemplo disso, a reforma do Posto Policial, entre outras benfeitorias”.
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2010/02/novo-coordenador-distrital-e_04.html
- 16/05/2010 – Vereador Valmir se encontra com o secretário estadual do PP, Jabes Ribeiro em BC para uma reunião cujo objetivo é identificar e apontar soluções para as dificuldades do distrito, a exemplo a segurança pública. Consta: “Na oportunidade, o vereador anuncia também a reforma da quadra poliesportiva no distrito, cuja realização fora feita em parceria com o governo Municipal. No evento fizeram-se presentes lideranças locais e parcela da comunidade que manifestaram apoio à pré-candidatura de Jabes Ribeiro a Deputado Estadual”.
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2010/05/vereador-valmir-e-jabes-ribeiro.html
- 08/08/2010 – Vereador Valmir Freitas e deputados Ronaldo Carletto e Mário Negromonte, e Secretário Estadual do PP, Jabes Ribeiro, fazem caminhada em BC e outros distritos. Consta: “A comitiva chegará por volta das 08 horas da manhã, de helicóptero em Banco Central, farão a inauguração do Comitê”.
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2010/08/vereador-valmir-e-deputados-fazem.html
- 25/08/2010 – Vereador Valmir apresenta indicações na Câmara pedindo ao governo do município a recuperação das estradas do distrito de BC e outros. Consta: “Pois a situação das mesmas encontra-se em estado precário, ocasionando inúmeros transtornos aos moradores. (…) Também solicitou que o governo faça reposição de lâmpadas nos referidos distritos, uma vez que muitas ruas (…) estão às escuras, provocando o medo e a insegurança(…)”.
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2010_08_01_archive.html
- 29/08/2010 – Novamente o quarteto repete a dose de antes, só que em caravana de campanha política para Carletto. Consta: “Por volta de meio-dia o helicóptero da comitiva pousou no campo de futebol de Banco Central onde após a caminhada pelas ruas da cidade foi feita a inauguração do Comitê da Coligação ‘Pra Bahia seguir em Frente’. (…) O vereador Valmir Freitas agradeceu ao apoio incondicional (…) em especial ao de Banco Central e afirmou que cada vez mais ele procura honrar seus compromissos em defesa dos distritos que o apoiaram, por isso que apóia Carletto em sua reeleição porque acredita (…etc).”;
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2010/08/vereador-valmir-deputado-carletto-e_31.html
- 26/09/2010 – Mais uma vez o quarteto vai a BC. Consta: “O Vereador Valmir destacou a importância de se ter políticos sérios e comprometidos com nossas reivindicações e ele tem agido assim”;
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2010/09/deputado-feeral-mario-negromonte-visita.html
- 04/10/2010 – Mário Negromonte e Ronaldo Carletto se reelegeram. Consta: “Vereador Valmir agradeceu aos votos de confiança de cada eleitor dos distritos que ele representa, afirmando que isto somente irá somar para que as melhorias possam ser reivindicadas e atendidas no sentido de amenizar as dificuldades da população carente”.
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2010/10/mario-negromonte-e-ronaldo-carletto-se.html
- 21/10/2010 – Vereador Valmir solicita ao executivo municipal melhorias na pavimentação de BC. Consta: “A solicitação vem a atender os anseios da população local que sofre com ruas esburacadas e que em época de chuvas tranformam-se em verdadeiros lamaçais”.
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2010/10/vereador-valmir-solicita-melhorias-no.html
- 21/02/2011 – Vereador Valmir indica e requere que obras sejam encaminhadas para BC. Consta: “Já está sendo realizado serviços de mutirão para limpeza de ruas, recuperação de 200 metros de calçamento, entre outros. Ainda está previsto a construção de 60 metros de rede pluvial com colocação de manilhas e a pintura da praça, além da reforma do Posto Policial”.
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2011/02/banco-central-recebe-obras-atraves-de.html
- 27/04/2011 – Vereador Valmir se reúne com o Engenheiro do DERBA, Sr. Fernandes Sanches e o Secretário de Obras Marcones Queiroz sobre a calamidade das estradas de BC e outros distritos. Consta: “As dificuldades que os moradores estão enfrentando em se locomoverem e escoar sua produção posto que as péssimas condições das estradas impedem o transporte aos locais, ainda ressaltando a interdição da estrada que liga o Posto Santo Antônio na BR-101 ao distrito de Banco Central, pois não existe mais nenhuma possibilidade de tráfego no local”.
http://blogdosdistritos.blogspot.com/2011/04/vereador-valmir-reivindica-junto-ao.html
AS PERGUNTAS QUE NÃO QUERERM CALAR:
E A CONTA, QUEM PAGA?
OS RESULTADOS, CADÊ?
ATÉ QUANDO?
—
Por Anna de Oliveira





























































Anninha, parabéns pelo texto!! Sucesso!!!
O vereador Valmir não cuida de Inema dirá Banco Central vocês devem fazer seu representante em 2012 boa sorte….
Acorda pra vida gente. Se vocês não se unirem e fazer reivindicações, protestos o distrito não vai ter melhorias atenção dos mercenários.
o vereador valmir alugou minha casa para fazer acampanha da ultima eleição, que ficou na responsabilidade do sr.jucelio tendo me devolvido o imovel em pesssimo estado de conservação,tendo este garantido que pintaria as paredes onde fizera sua campanha,e no entanto ate hje a casa não foi restaurada,estando morando atualmente em brasilia,estou me dirigindo a essa cidade para processa-lo pordanos materiais,e afirmar aq ui que quem não tem competencia não se estabelece……… epessoassemmmpalavra jamais podera representar o povo em lugar algum
o povo unido jamais será vencido.acorda pra vida meu povo, o povo de banco central só vai ter algo nesta cidade quando acordar,mas acordar de verdade.se reúna e vão ate a prefeitura de ilhéus e faça o que tem que fazer,um arruaça.convide o povo pela rede,a imprensa,faça com que o mundo chegue até voceis.vamos a luta meu povo,uma andorinha sozinha não faz verão mas se estiver milhares a coisa muda de figura.
Eu acho um absurdo,tem 20 anos que sair de banco central voltei la o ano passado continua a mesma coisa de 20 anos atras e uma vergonha o povo tem que fazer alguma coisa para muda essa situação.
nao estou aki para falar da cidade em si, mais sim para pedir socorro para encontar a familia de uma pessoa que saiu desta cidade aos 8 anos e hoje ela tem 26 anos e nunca mais teve noticias de sua familia, gostaria de saber como faço para tentar reencontrar esta familia, gostaria de receber alguma noticia a respeito,pois ja tem mais de 2 anos q escrevi e até hj nao obtive nenhuma resposta nem positiva nem negativa,se aki nao posso ter nenhuma referencia onde devo entrar em contato.
desde ja agradeço do fundo do meu coração pela atençao .