Previsão Diária de Tempo para o dia 21 de agosto de 2012 – Estado da Bahia
Os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico continuam influenciando as condições do tempo em toda a faixa centro-leste da Bahia. Com isso, a previsão para as regiões Nordeste, Sul, Sudoeste e Chapada Diamantina é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Nessas áreas do Estado às temperaturas se manterão estáveis, com mínimas de 11°C (nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste) e máximas de 29°C (nas áreas próximas ao litoral).
Para o Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, o predomínio também é de céu encoberto e chuvoso, sendo que durante a noite e nas primeiras horas da manhã também há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas moderadas. As temperaturas nessas áreas deverão variar entre 18°C (mínimas) e 27°C (máximas).
Por outro lado, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte do Estado é a massa de ar quente e seco que mantém o céu ensolarado e sem chuvas. Além disso, esse sistema continua contribuindo para manter a umidade do ar com índices relativamente baixos (em torno dos 20%). Devido a pouca nebulosidade, também é nessas áreas onde são esperadas as temperaturas mais elevadas do Estado, principalmente, no período da tarde quando as máximas poderão chegar aos 33°C. Já durante a noite, nessas mesmas regiões, essa pouca nebulosidade também favorece a queda dessas temperaturas, especificamente nas áreas serranas, onde as mínimas poderão chegar aos 15°C.
Também vale destacar que essa condição de tempo seco e temperaturas em elevação aumenta as chances de ocorrer focos de queimadas, principalmente, no Oeste baiano. Assim, recomenda-se evitar a utilização do fogo na preparação do solo para o plantio, adotando práticas mais adequadas e seguras ao invés do fogo. Pois com a vegetação já ressecada, uma simples ponta de cigarro acesa pode dar início a uma grande queimada, trazendo prejuízo tanto econômico quanto ambiental para a região.
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) previstos para os dias 21/08 (terça-feira) a 22/08 (quarta-feira) deverão oscilar de 09 a 11, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte das categorias Muito Alta e Extrema. Com isso, cuidados como evitar exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16 horas, o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves são essenciais para minimizar danos à saúde, sobretudo a pele e aos olhos.
Fonte: Ascom/Inema