Ilhéus continua sofrendo os vexames inconsequentes e irresponsáveis de lixos espalhados pelas ruas, bairros e Distritos. Não sabemos até esses contraditórios presentes de gregos estarão trazendo sérios prejuízos para a sua população. Quando o lixo se acumula e permanece por algum tempo em determinado local, como acontece em Ilhéus, começa a ser decomposto por bactérias “anaeróbicas”, e buscando no dicionário o significado dessa palavra, “diz-se dos micro-organismos que só podem viver em ambientes destituídos de oxigênios do ar, utilizando para tanto o oxigênio existente em combinação na matéria orgânica”, que é muitíssimo mais perigoso que o esgoto que foi destinado pelo poder público atual ao convívio das criaturas humanas do nosso Município.

Lixo

Atualmente surgiram indivíduos em Ilhéus, que na madrugada, ou na calada da noite estão saindo rasgando os sacos de lixos que os moradores colocam à sua porta, e como os caminhões que recolhem lixo, seus responsáveis pelas colatas passam quando quer ou o dia que quer esses locais e outros está assim>>> Praça Cairú, Rua Maria Quitéria, Rua Dom Pedro II e Catedral de São Sebastião cartões de visitas de Ilhéus!  Imaginem outros locais da cidade, os Distritos e os bairros!

Não sabemos quais os projetos dos administradores que enchem os ouvidos dos eleitores para buscar seu voto, blasfemando amores platônicos e quando são eleitos prefeitos de uma cidade, estarão preocupados com as ações que visam proteger sua comunidade driblando muitas doenças, que trazem enormes calamidades públicas. E a educação sanitária é uma lógica para uma comunidade permanecer em constantes crescimentos com a saúde, paz e justiça social!

Como é do conhecimento de todas as pessoas civilizadas, existem extremas necessidades de se ter muito cuidado para que não façam partes das inusitadas administrações públicas, as inúmeras epidemias e doenças que alastram a nossa população, ocasionadas pela falta de responsabilidade no tratamento sanitário, principalmente, nas vias públicas.

O lixo pode muitas vezes conter materiais perigosos, que oferecem sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente, como esses montões de sacolas repletas de imundícies, embalagens de produtos químicos, tóxicos ou mesmo corrosivos. E olhando bem, são tantas sujeiras trazidas por depósitos de lixões a céu aberto ou em terrenos baldios, atraindo ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas e até escorpiões, entre outros podendo transmitir perigosas doenças, sem contar com diarreias infecciosas, parasitoses, amebíase, etc.

Muitas pessoas não param para pensar que o lixo exposto ao ar, atrai inúmeros animais, pequenos ou grandes. Os primeiros a aparecer são as bactérias e os fungos, fazendo seu fantástico papel na destruição da natureza. O cheiro da decomposição se alastra com o vento e surgindo outros organismos, como baratas, ratos, insetos e urubus, que além de se nutrirem a partir da matéria orgânica presente no famigerado lixo, se prolifera, pois o local também lhes oferece abrigo.

Diante de tudo isso aparece sérias doenças com os vetores, podendo ser citada de forma comum a febre tifoide, a cólera, diversas diarreias, disenteria, tracoma, peste bubônica, e são constantemente informadas pelas vias de comunicação, e muitas vezes quando já se alastrou em várias camadas sociais da nossa população!

Não precisa ser médico ou entender de medicina, trabalhar em clínicas ou hospitais para saber as trágicas mazelas criadas pela ação da espécie humana, dando a permissão ao desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose. Além disso, quando os lixões estão localizados próximos a aeroportos, podem atrair pássaros diversos, principalmente, os urubus, capazes de provocar acidentes aéreos. Alguém já pensou nesses perigos?

Os moradores de Ilhéus convivem com duas opções: a indignação por tudo que vêm, assistindo o aumento de tantas maldades contra sua cidade, e a resignação por sentir sua impotência de não poder fazer o bem que Ilhéus merece para obter seu retorno de prosperidade e bem-estar!

Assim, espero que os eleitores tenham muito cuidado com os falsos profetas. Vote com a voz da sua mais pura consciência. O voto é uma questão lógica que poderá causar sérias consequências para o bem ou para o mal. Não permita que mais uma bala perdida atinja nosso Município, aumentando mais ainda os caminhos tortuosos que passa a nossa população. Precisamos criar em Ilhéus um mundo que sirva somente para os homens de bem e extirpar definitivamente os espertalhões! PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – (73) 8844-9147 – Ilhéus-Bahia