A Marcha dos Vereadores que ocorre entre os dias 26 e 29 de novembro de 2013, sob a coordenação da União dos Vereadores do Brasil surgiu em Brasília, na década de 80 e teve seu ápice nos anos 90. Por um longo período deixou de ser realizada e consequentemente o movimento em defesa do poder legislativo municipal brasileiro foi se esvaziando e enfraquecendo, mas estamos recuperando o tempo perdido.

A Marcha dos Vereadores está de volta e tem a pretensão marcar na história da entidade, como o grito da renovação de uma nova UVB, que atua com seriedade, ética, transparência, respeito aos vereadores e vereadoras, mas sobre tudo, com respeito ao cidadão brasileiro. A defesa do poder legislativo municipal prima pela democracia e necessita da participação de todos os agentes políticos deste país.

Na Marcha dos Vereadores, são discutidos temas da atualidade que têm seus efeitos nos municípios. São temas abordados em Brasília e nos estados da federação, mas que seus efeitos são sentidos pela população dos municípios e que obrigatoriamente passam pelas câmaras municipais. A Marcha dos Vereadores vai ouvir os principais presidenciáveis, fora do período eleitoral para que sem a emoção das eleições, possam transmitir com razão suas mensagens para um país melhor e com visão municipalista.

A defesa do poder legislativo municipal brasileiro é o tema principal da Marcha que vai mostrar o principal agente da política brasileira e que a sua presença é de extrema importância para a sociedade. Ele é a primeira porta que se abre na busca de mais saúde, educação, qualidade de vida, soluções para o bairro, a rua. O seu carro vira ambulância, transforma-se num assistente social. Enfim, um leque de reivindicações, que literalmente aberto, resume a identidade do cidadão com o agente político mais próximo do povo: O Vereador.

A Marcha dos Vereadores é um marco para os vereadores do país. Será a mobilização do resgate e do fortalecimento e vai reunir parte dos 57.261 vereadores brasileiros, numa ampla programação que conta com a mostra dos municípios, produtos e serviços, concurso do vereador destaque, marcha em frente ao congresso nacional, com tribuna livre e desfile das bandeiras dos municípios, sessão em homenagem ao poder legislativo municipal, encontro com deputados e senadores, participação dos principais presidenciáveis, da Presidenta da República, Presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Ministros de Estado e elaboração do Plano de Diretrizes da UVB.

O convite para o Vereador Cosme Araújo, ex-assessor jurídico da União dos Vereadores do Brasil participar deste evento, partiu do próprio atual presidente da entidade, Gilson Conzatti. “Não queremos apenas a presença do Dr.Cosme Araújo, mas, as suas intervenções sempre inteligentes nas mesas discursivas e estudo para o legislativo mais forte e atuante” pontuou Conzatti.

 —

Assessoria