Ultimamente, virou uma rotina quase diária as constantes quedas de energia em Ilhéus. Já são semanas e o problema continua.
Honestamente, sou um zero à esquerda em eletricidade e não tenho noção do grau de dificuldade do caso, mas imaginava existir um sistema eletrônico qualquer com inteligência artificial para detectar esse tipo de problema. A não ser que, na hora da queda de energia, ele pife e não consiga fazer nada (!).
Quando perdemos um eletrodoméstico ou aparelho eletrônico (computador, por exemplo), é a maior burocracia para tentar ressarcimento do prejuízo. Quando a empresa ressarce nosso prejuízo, este se reverte a ela própria. Na minha modesta concepção, seria melhor prevenir do que remediar.
Mas, quem sou eu pra dar essa sugestão a uma multinacional cheia de dinheiro. Ela, certamente, sabe muito bem o que faz e o que deve deixar de fazer. E o tanto de dinheiro que tem de sobra pra gastar.

Nilson Pessoa