:: ‘Itabuna’
Celebração do Dia Mundial do Coração marcado por programação festiva
Dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, através do Serviço de Cardiologia Intervencionista, celebra a data com a I Caminhada do Coração. Agendada para o dia 5 de outubro, o evento promoverá uma ação social que contará com uma programação completa voltada para prevenção de doenças cardiovasculares e sorteios de check ups cardiológicos. Esta ação social acontecerá na Alameda da Juventude, Avenida Beira Rio, entre as 7 e 11 horas.
As doenças isquêmicas do coração, como em todo o sistema cardiovascular do corpo humano, muito diz sobre os hábitos de vida e controle dos fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol, obesidade, tabagismo e sedentarismo que estão entre os principais vilões da progressão da doença aterosclerótica; responsável por aproximadamente 40% de todas as mortes em nosso país.
Para o médico cardiologista Intervencionista e Hemodinamicista da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Gláucio Werneck, controlar os fatores de risco sob acompanhamento regular de um médico está entre as importantes ações para se manter um estilo de vida saudável. “É determinante também que o indivíduo mantenha-se fisicamente ativo, tenha controlada sua pressão artterial, glicemia e níveis de colesterol. A adoção de uma dieta saudável com destaque para a redução da ingestão de sal, controle de peso e a suspensão do tabaco também são determinantes”, declarou Dr. Gláucio.
Programação
Durante a I Caminhada do Coração da Santa Casa de Itabuna, além do passeio previsto, uma série de atividades está agendada para acontecer entre as 7 e 11 horas. Assim, a comunidade presente terá acesso a aulas de alongamento e ginástica coletiva, aferição da pressão arterial, massoterapia, sorteio de check ups. Toda ação é gratuita e aberta ao público.
Mais de 50 cidades participam do Fórum de Oncologia da Santa Casa de Itabuna
Está sendo realizado durante toda o dia de hoje (quinta-feira, 1º de agosto), o 1º Fórum de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, evento que conta com mais de 50 cidades e cerca de 150 representantes. Um intenso debate técnico e de gestão sobre a regulação do paciente oncológico nas regiões macro-sul e extremo-sul da Bahia está em andamento no auditório do Hotel Tarik Fontes. Provedoria, corpo clínico e gerentes da Santa Casa de Itabuna estão lado a lado com secretários de saúde e técnicos de regulação da área para afinarem a relação entre prestador de serviço e gestores municipais.
Prestigiaram a abertura do Fórum de Oncologia, além do provedor Eric Ettinger, e do vice-provedor, Almir Alexandrino; a representante da 7ª Dires, Mariza Eduane Costa Pinheiro; o vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior; o presidente do Corpo Clínico da SCMI, Eduardo Kowalski; o coordenador do Serviço de Oncologia, Garrick Cecil Pereira; além da gerente SUS, Eliane Vianna.
O provedor Eric Ettinger agradeceu as presenças e as parcerias estabelecidas para a realização do evento, citando a Caixa Econômica Federal, AMURC, todas as Dires participantes, além da Funcepes e Secretaria Municipal de Saúde. “Há algum tempo já sonhávamos com a realização deste Fórum que só foi possível agora, com o apoio da atual gestão executiva da Prefeitura de Itabuna”, declarou Eric. Ainda em seu pronunciamento, Eric Ettinger enfatizou a importância do Fórum e anunciou um próximo evento neste mesmo modelo para outubro. “Pretendemos realizar o Fórum de Cardiologia e temos uma expectativa de, em no máximo um ano, estarmos realizando cirurgia cardíaca pediátrica”
Segundo o vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna está de parabéns pela realização do Fórum de Oncologia, tendo em vista a importância dos hospitais da instituição para amenizar a crise que vive a saúde não somente na região, mas em nível nacional. A representante da Sesab presente no evento, Mariza Eduane, reafirmou a parceria sólida entre a SESAB e a Santa casa de Misericórdia de Itabuna, parabenizou o evento e lembrou a importância do formato realizado. “Um momento não somente para revisar o fluxo e a regulação do SUS, mas também de capacitação técnica para a assistência”, declarou Mariza.
O evento segue durante todo o dia com mesas de discussões entre gestores e palestras técnicas. Ao todo, 11 médicos especialistas convidados ministraram palestras sobre os tipos de câncer prevalentes, prevenção e tratamento da doença.
Hospital São Lucas promove Mutirão de Avaliação Pulmonar
Será realizado na sexta-feira (26), no Hospital São Lucas, o Mutirão de Espirometria – Prova de função pulmonar que permite a avaliação da capacidade ventilatória do paciente. Exame fundamental na avaliação e definição diagnóstica e de tratamento em diversas doenças respiratórias. O Mutirão de Espirometria será possível graças ao apoio da Boehringer Ingelheim, empresa parceira no evento, que ainda está responsável pelo material necessário para a realização do exame. Toda ação está sob a coordenação da médica pneumologista da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Rosângela Melo.
Segundo Dra. Rosângela, o Mutirão de Exames de Espirometria é uma ação de resposta a demanda reprimida para este exame, em especial em pacientes fumantes acima de 40 anos, que nunca se submeteram à avaliação pulmonar. “Este é o nosso público-alvo, que estará sendo filtrado a partir de uma pré-inscrição realizada no próprio Hospital São Lucas, bem como pela demanda represada de liberações do exame de Espirometria junto à Secretaria de Saúde de Itabuna”, registrou a médica coordenadora do Mutirão.
O Exame de Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar, medindo a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. “Trata-se de um exame não invasivo e indolor e muito importante para diagnosticar doenças respiratórias como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e Asma Brônquica”, acrescentou Dra. Rosângela Melo
Com realização prevista durante toda a tarde de sexta feira, o Mutirão deverá atender a uma média de 40 pacientes. “O exame dura cerca de 20 minutos, já que o paciente necessita passar por algumas etapas no teste de função pulmonar”, relatou Rosângela. Para mais informações 3214-3734.
—
Manuela Berbert
REVOLTA ITABUNENSE
Desde o dia 22 de junho eu posto imagens e mensagens nos importantes blogs da região. Será que nada vai mudar? Residir desse jeito aqui é revoltante. As imagens dizem tudo ou não? Onde estar a administração pública dessa cidade que eu tanto amo e sofro! Avenida Juracy Magalhães e Travessa Juracy Magalhães.
Luciano Cordier Hirs – Itabuna – Bahia
DESCASO E INDIFERENÇA (ITABUNA)
EU QUERO SABER QUANDO É QUE A PREFEITURA VAI VER ISSO? O GOVERNADOR QUANDO VEM DE ILHÉUS, RARAMENTE PARA ITABUNA, PASSA POR AÍ? O PREFEITO DE ITABUNA E SECRETÁRIOS QUANDO VÃO À ILHÉUS, PASSAM POR AÍ? ESSA PISTA É NA RODOVIA ITABUNA-ILHÉUS EM FRENTE A FÁBRICA DE GELOS E PREVINCÊNDIO. JÁ MANDEI VÁRIAS FOTOS DESSE LUGAR. SERÁ QUE NINGUÉM ENXERGA. AVENIDA JURACY MAGALHÃES. SÃO BURACOS E ÁGUA EMPOSSADA.
Luciano Cordier Hirs – Itabuna – Bahia
UMA GERÊNCIA INCOMPENTENTE – Itabuna
Está me dando raiva dessa administração vergonhosa e covarde de Itabuna.
A gente tenta ir para casa e quase é atropelado. Eu e minha esposa grávida de nove meses estávamos tentando passar pela pista cheia de buracos e água e os carros vindo de Ilhéus passando bem ao nosso lado, porque esse governo de Judas nada faz para melhorar a situação.
Sou membro da Assembleia de Deus assim como minha esposa, e o prefeitinho também o é. Tenho vergonha desse pseudo-prefeito.
Aqui na travessa parece que não é Itabuna, que eles não vê, é perto da Tv Santa Cruz e da Tv Cabrália, é de se sentir péssimo quanto itabunense.

É injusto, muito injusto.
Luciano Cordier Hirs – Itabuna – Bahia
O QUE TEM PARA ITABUNA?
MÊS QUE VEM ITABUNA FAZ MAIS UM ANIVERSÁRIO. O QUE REALMENTE A CIDADE TEM PARA GANHAR? ITABUNA NÃO TEM UM CENTRO DE CONVENÇÕES, NÃO TEM TEATRO, NEM CINEMA. ITABUNA NÃO TEM SUA HISTÓRIA CONCRETA, APENAS EM PÁGINAS DE LIVROS, E SE VÊ POUCOS LIVROS. ITABUNA VIU CASAS DE SEUS FUNDADORES IREM AO CHÃO, DURANTE ESSES 100 ANOS ITABUNA FOI FICANDO DESMEMORIADA. A CASA VERDE FECHADA. MAS EU ENTENDO, ENTENDO. OS VERDADEIROS HOMENS E MULHERES QUE FIZERAM ESTA TERRA SER ERGUIDA NÃO ESTÃO MAIS AQUI: CALIXTO MIDLEJ, AMÉLIA AMADO…PESSOAS ABNEGADAS A SALVARGUAGAR NOSSA TERRA NÃO ESTÃO MAIS AQUI, SEUS DESCENDENTES NADA FAZEM. ESSA GERAÇÃO NADA SENTE. O QUE TEM PARA ITABUNA? É TRISTE, É INFELIZ.

A CIDADE SÓ ESTÁ NAS PÁGINAS DE JORNAIS APENAS COM NOTÍCIAS DESMORALIZADORAS, VIOLENTAS, INFAMES.
Luciano Cordier Hirs – Itabuna – Bahia
PORTADORES DO VÍRUS HIV PEDEM AJUDA PARA SAIR DAS RUAS
O casal Magnólia de Jesus e Vanderlei da Silva, contrairam o vírus do HIV e precisam tomar o coquetel numa tentativa de aliviar os sintomas da doença. Segundo Magnólia, há cerca de dois anos ela não faz uso dos medicamentos, deixando-a debilitada para as atividades habituais. Além de ter contraído o vírus, encontra-se também com tuberculose.
Vanderlei necessita dos mesmos medicamentos e fazer um exame na cabeça, onde levou uma martelada provocando um profundo buraco e que vem trazendo muitas dores.
A família clama por ajuda, passam fome, frio e estão a mercê do abandono nas ruas de Itabuna!
Onde estão os políticos, empresários, qualquer Poder Público que seja para mudar essa realidade? Alguém precisa enxergar essas pessoas, agir!
Essa é a nossa cidade, “construindo com você um novo tempo”.
MORADOR DE RUA PEDE SOCORRO!
Fernando precisa de ajuda, de atendimento médico urgente!
O morador de rua conhecido como Fernando ou “Stanley”, vive em Itabuna há alguns anos. Usuário de drogas, Fernando tem uma vida como a maioria dos mendigos da cidade.
Há pouco mais de dois meses, Fernando colocou em seus dedos algumas catracas (peças de bicicleta) após alguns dias, um dos dedos começou a inchar e atualmente, ele se encontra nesse estado deprimente e lamentável!
Uma cidade com pouco mais de 250 mil habitantes, Itabuna já foi conhecida pelo acolhimento, pela convivência pacata, pelas fases cacaueiras. No entanto, a cidade encontra-se decadente, fortemente desestruturada e marcada pela miséria pública e violência. O abandono na área educacional, saúde, segurança e outros, tem sido o fruto mais colhido nos últimos anos.
Em todo canto da cidade é possível notar a presença de algum morador na rua, crianças, jovens, adultos e idosos. Pessoas que por diversos motivos, deixaram de viver dignamente, de serem integrantes da sociedade Itabunense. De acordo o Decreto 40.232/01, a Lei atribui ao poder público, a responsabilidade de prestar atendimento aos moradores de rua.
As oportunidades são nulas, essas pessoas são vistas como incômodo para a maioria da população, que por sua vez, o máximo que fazem é doar algum tipo de alimento quando solicitado.
BRANCA MAGALHÃES – ESTUDANTE DE JORNALISMO
ITABUNA / Greve da Rede Municipal de Ensino chega à segunda semana
Hoje fazem 8 dias que os Professores da Rede Municipal de Ensino pararam suas atividades como forma de protesto à proposta de reajuste de 7,97% parcelado em 2 vezes apresentado pelo Prefeito Vane. A categoria de professores junto ao SIMPI sindicato, já realizaram duas grandes passeatas além de atos de protestos na porta da Prefeitura e na Câmara de Vereadores, mas até o momento o Governo não se pronunciou.
Os professores que deliberaram greve na última assembleia ocorrida no dia 22 de maio no auditório do antigo Polivalente reivindicam, também, por melhores condições de trabalho, segurança nas escolas e merenda de qualidade para os alunos. De acordo com a Presidente do SIMPI, a categoria está aberta à negociação, mas até o momento não houve qualquer pronunciamento do Governo. “Desde a deflagração da greve o prefeito e sua equipe tem tratado nossa manifestação com total descaso. Em nenhum momento convidou o sindicato para tentar negociar”, afirma Norma Guimarães.
Hoje, 03 de junho, o comando de greve visitou os bairros de Fátima, Califórnia, Santa Inês e Antique para esclarecer à população os motivos da Greve. Foi observado que 95% aderiram ao movimento e para surpresa de todos, a única escola que tinha uma turma funcionando era a que tinha mais motivos para estar fechada, pois havia um lixão a sua frente. Com o silêncio do Governo, o município permanece com mais de 120 escolas fechadas, cerca de 20 mil alunos sem aula e 1400 professores parados.
Fonte: Ascom SIMPI


































































