WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Itabuna’

“Cabôco Alencar “comemora 83 anos em grande estilo

Ari Rodrigues, Kiko de Assis, Roberto José, Eva Lima, Caboco Alencar e Geraldo Caçolinha  Foto Thiago Pereira.

Ari Rodrigues, Kiko de Assis, Roberto José, Eva Lima, Caboco Alencar e Geraldo Caçolinha Foto Thiago Pereira.


O filósofo do Beco, Cabôco Alencar completa no próximo dia 2 de Fevereiro, 83 anos, mas por razões de logística, a comemoração será antecipada para dia 1°(sábado). O evento já está inserido no calendário cultural do município e promete ser muito concorrido.

Nesta quarta-feira, 15 o presidente da Associação Cultural Amigos do Cabôco Alencar (ACACAL), Alencar Pereira, recebeu a visita dos representantes das instituições parceiras que vão produzir o evento. Estiveram presentes, Roberto José (FICC), Ari Rodrigues (ACATE/Pó de Giz) Eva Lima (ACATE/Pó de Giz) Kiko de Assis (Pó de Giz) e Geraldo Ribeiro(ABEPCI).

Como de costume, as comemorações vão começar a partir das 10 horas no Beco do Fuxico, tendo como atração principal a banda Charanga Elétrica, que vem mostrar seu trabalho de pesquisas sobre os antigos carnavais.

Segundo Alencar, dezenas de amigos já passaram pelo ABC da Noite para confirmar presença, mas, três personalidades que nunca faltaram ao seu aniversário, desta vez vão assistir de camarote. Ele se referiu a Nilton Galvão, Eduardo Anunciação e Juarez Vicente, que partiram recentemente.

Para o presidente da FICC, professor Roberto José realizar um evento desta natureza, tem um significado muito importante para a cultura regional, devido a importância que Alencar Pereira tem no cenário regional.

De simples dono de Boteco, Alencar Pereira, agora imortalizado na obra do escritor Adylson Machado, mas sem perder a estampa de uma figura pitoresca conhecida por ter sempre uma resposta na ponta da língua, faz e sempre fará parte da cultura regional como o nosso querido e estimado “Cabôco Alencar”.

Santa Casa de Itabuna empossará provedor reeleito

Dr. Eric Ettinger, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Dr. Eric Ettinger, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

O provedor reeleito da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eric Ettinger de Menezes, será reconduzido ao cargo na próxima segunda-feira (13), em uma cerimônia de posse que será realizada às 20 horas no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, com a presença da irmandade da instituição, autoridades civis, militares e religiosas, além de representantes da sociedade civil.

A reeleição do biomédico Eric Ettinger ocorreu em dezembro de 2013. Ele comandará a instituição pelo segundo mandato consecutivo (2014/2015). Profissional dedicado às ações em prol do crescimento da Santa Casa de Itabuna, instituição que é mantenedora de três hospitais – Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas – Drº Eric Ettinger teve sua gestão como provedor no biênio 2013/2014, marcada pelo empenho em melhorar cada vez mais os serviços disponibilizados na área da saúde não somente para os itabunenses, mas também para os pacientes dos municípios pactuados que integram a Macro Região Sul da Bahia.

“Com energias renovadas para cumprir esta missão que a mim foi confiada mais uma vez, contarei com o apoio de uma diretoria determinada em fazer o melhor pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – a maior instituição filantrópica de saúde do interior do Norte e Nordeste do Brasil”, comentou Drº Eric Ettinger.

O médico Almir Alexandrino, que também segue no segundo mandato consecutivo como vice-provedor da Santa Casa de Itabuna, agradece o apoio recebido no biênio 2012/2013 e reforça: “Já conquistamos grandes avanços, mas ainda temos mais alguns passos a dar juntos pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna”, destacou.

Diretoria

A nova diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é composta pelo provedor Eric Ettinger; o vice-provedor, Almir Alexandrino; o 1º Secretário, Silvio Roberto de Oliveira; 2º Secretário, José Antero Almeida; 1º Tesoureiro, Eduardo Kowalski; e 2º Tesoureiro, Peter Deviris Lemos.

Na oportunidade, também serão empossados para o biênio 2014/2015, os 18 membros do Conselho Deliberativo e 18 mulheres que integram o Grupo das Irmãs Auxiliadoras.

Casa desaba e destrói carros e postes no Centro de Itabuna

Os carros estava vazios Foto: Oziel Aragão

Os carros estavam vazios Foto: Oziel Aragão

Dois carros destruídos, postes arrancados e fios pelo meio da rua, esse é o cenário nesta manhã na Travessa Garcia, Centro de Itabuna. Uma casa antiga desabou parte da lateral, o que provocou o acidente. Segundo informações preliminares, não houve feridos.

garcia2

http://plantaoitabuna.com.br/casa-desaba-e-destroi-carros-e-postes-centro-de-itabuna/

ITABUNA / BATIDA DE CARRO COM MOTO

O CRÉDITO ESTÁ NO VÍDEO.

ITABUNA / 10ª Reunião da ACI debaterá sobre o projeto de implantação do Porto Sul

Com o objetivo de apresentar estudos atualizados de impacto ambiental, econômico e social do projeto de implantação do Porto Sul, a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) estará reunindo nesta segunda-feira (9), às 19 horas, representantes da Casa Civil, Relações Institucionais e da Bahia Mineração na 10ª Reunião Ordinária, na sede da entidade, em Itabuna. O presidente Luiz Ribeiro convida toda a sociedade itabunense a participar de uma das discussões de maior relevância na região Sul da Bahia, tendo em vista a necessidade de desenvolvimento econômico.

A tradicional reunião da entidade antecede as audiências públicas que serão realizadas no Centro de Convenções, em Ilhéus, dia 12 e na Vila Olímpica de Itabuna, dia 13, quando serão apresentadas e esclarecidas à sociedade Sul baiana as informações complementares ao Estudo de Impacto Ambiental – EIA/Rima.

O encontro na ACI terá a presença do coordenador de Articulação Social da Secretaria de Relações Institucionais do Estado, Marivaldo Dias, do coordenador de Acompanhamento de Políticas e Infraestrutura da Casa Civil do Estado, José Carlos Valle e do diretor de Logística da Bahia Mineração, Aildo Fonseca.

A ACI fica localizada na rua Osvaldo Cruz, nº 56, Edifício União Comercial, 10º Andar, no centro de Itabuna. Mais informações pelo telefone: (73) 3613-1171.

Justiça interdita obra de edifício no Centro de Itabuna a pedido do MPT

 As flagrantes falhas na segurança de uma obra realizada pela Engkah Empreendimentos Imobiliários levaram o Ministério Público do Trabalho (MPT) a pedir à Justiça a interdição do local até que os problemas sejam corrigidos. Em decisão liminar da 2ª Vara do Trabalho de Itabuna, os trabalhos no local ficam paralisados até que auditores fiscais do trabalho realizem uma inspeção no centeiro  e constatem que as irregularidades foram sanadas. O pedido foi formulado pelo procurador Ilan Fonseca de Souza, após  fiscalizar a obra para confirmar os termos de denúncia feita pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracom), feita ao MPT no final de agosto.

O procurador relata que esteve no canteiro de obras, localizado na Rua Duque de Caxias, 717, no centro da cidade, onde a empresa ergue o edifício Residencial Volare, acompanhado de um analista e de uma estagiária. “Encontramos uma série de irregularidades, sendo que algumas delas, inclusive, chegam a colocar em risco de morte o trabalhador da construção civil”, relatou Souza. Dentre os problemas encontrados, destacam-se a falta de proteção nas pontas dos vergalhões, aberturas no piso sem fechamento ou sinalização, uso de escadas sem fixação, falta de telas de proteção contra quedas, além de problemas de organização que dificultavam o trânsito de pessoas no canteiro.

Ao todo, 14 operários estavam atuando na construção no momento em que o procurador inspecionou o local. Pela decisão judicial, eles permanecerão vinculados à empresa, recebendo os mesmos pagamentos de antes, mesmo que a obra mantenha-se paralisada. Caso algum trabalhador sofra prejuízos financeiros por causa da paralisação, a empresa poderá ser multada em R$5 mil por funcionário atingido. A liminar também estabelece que se a Engkah insistir em manter os trabalhos no local, poderá ainda ser multada em R$10 mil por dia. A decisão foi tomada no último dia 20 atendendo a pedido expresso em ação do MPT.

Matéria publicada em http://www.prt5.mpt.mp.br/module/publicacoes/publicacao.php?id=3521

Amurc defende a socialização do debate sobre Região Metropolitana no Sul da Bahia

No seminário dedicado ao debate sobre a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, realizado nesta quarta-feira (13), em Ilhéus, o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc, Lenildo Santana destacou que a entidade já está intensificando a discussão junto aos prefeitos e reforçou que essa proposta precisa ser ampliada entre os poderes constituídos da sociedade civil.

Seminário Região Metropolitana Lenildo Santana (e) FOTO MARCOS SOUZA

A criação da Região Metropolitana envolve as cidades de Itabuna e Ilhéus, além dos municípios circunvizinhos, com o objetivo de agregar serviços e atrair recursos dos entes federais e estaduais. Nesse contexto, Lenildo sinaliza que esse projeto vai permitir que a região venha atingir rigor econômico e social, atendendo as demandas mais urgentes dos municípios. “Para isso, conclamo os prefeitos a envidar esforços ao longo do processo, para “amadurecer” o projeto e trazer a sociedade para essa discussão”, destacou.

Entre os prefeitos do Território Litoral Sul, o projeto gera uma perspectiva de desenvolvimento para a região, diante das dificuldades financeiras que estão sendo vivenciadas pelos municípios. Para a prefeita de Floresta Azul, Sandra Cardoso a discussão foi bem pertinente, diante dos investimentos estruturantes que já estão sendo instalados. “A proposta será uma solução para questões em comum da região, a exemplo dos Resíduos Sólidos, e gerará o retorno do desenvolvimento para a nossa região”.

Para as prefeitas de Uruçuca, Fernanda Silva e de Almadina, Alba Gleide, a criação da Região Metropolitana é uma proposta de fundamental importância, pois agrega e proporciona investimentos para os municípios. O projeto prevê o envolvimento em conjunto dos gestores municipais com o objetivo de pensar coletivamente para fortalecer a região. “O prefeito sai da lógica de olhar somente o seu município para pensar dentro do contexto regional”, destaca Fernanda Silva.

No seminário foi criada a Carta do Sul da Bahia: Declaração de Intenções para firmar o compromisso dos gestores e das entidades civis organizadas, de modo que eles possam continuar as ações em favor da criação da Região Metropolitana na região. O evento foi organizado pela Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur, a Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, Prefeituras de Itabuna e Ilhéus e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc.

Grupo de Ação Comunitária apoia Mutirão do Diabético de Itabuna

O projeto do Mutirão do Diabético de Itabuna foi apresentado hoje (7) durante reunião-almoço do Grupo de Ação Comunitária, que congrega lideranças da sociedade organizada. O Dr. Rafael Andrade, coordenador do Mutirão, fez uma apresentação do evento, que a cada ano consolida Itabuna como a Capital do Diabetes no Brasil, através de ações de tratamento e prevenção da doença.

GAC

GAC

O Dr. Rafael também manifestou sua satisfação pelo êxito da campanha Novembro Azul, que está envolvendo toda a comunidade. Prédios e espaços públicos, estabelecimentos comerciais, residências e ruas estão iluminadas com a cor azul, que é a cor da campanha mundial de prevenção do Diabetes. Os membros do GAC destacaram a importância do Mutirão e deram total apoio à iniciativa.

O Mutirão do Diabético de Itabuna, promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e pela Associação dos Diabéticos de Itabuna, acontece neste sábado, dia 9.


dt

Sociedade São Vicente de Paulo celebrará 100 anos em Itabuna

As comemorações do primeiro centenário de fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) em Itabuna serão marcadas por uma extensa programação, que inclui celebração de Missa Solene, entrega do Prêmio Amor, Caridade e Justiça, lançamento da Revista Ser & Agir e pela realização do Dia da Solidariedade Vicentina. A programação festiva está sendo divulgada pelo Conselho Central Itabunense da SSVP.
As atividades serão iniciadas no dia 30 de novembro, com a Solene Celebração Eucarística na Catedral Diocesana de Itabuna. A data lembra a fundação da Conferência de São José, a primeira em terras grapiúnas ocorrida no ano de 1913. As atividades serão reiniciadas no dia 11 de dezembro, quando acontece a Missa pelos benfeitores da SSVP e os vicentinos falecidos.
Já no dia 13 de dezembro, durante o Baile do Centenário no Espaço Verde da Gávea, acontece o lançamento da Revista Ser & Agir, comemorativa aos 100 anos da Sociedade São Vicente em Itabuna, e a entrega do Prêmio Amor, Caridade e Justiça a 100 personalidades regionais que atuam nos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada, em instituições caritativas e religiosas. A programação será encerrada no 22 de dezembro, com o Dia da Solidariedade Vicentina, quando haverá prestação de serviços à comunidade e a celebração do Natal dos Pobres.
Revista Ser & Agir
Idealizada pelo Conselho Central, a Revista Ser & Agir fará um resgate à memória histórica dos precursores que deram vida à Sociedade de São Vicente de Paulo em Itabuna. A publicação também dedicará páginas à relatar os fatos que marcaram desde a fundação até os dias atuais a atuação dos vicentinos em terras grapiúnas.
A edição centenária da Ser & Agir trará ainda artigos assinados pelo bispo diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, bem como dos presidentes do Conselho Metropolitano e do Conselho Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo. Páginas da revista serão reservadas à diversas instituições e Organizações Não-Governamentais (ONGs) que atuam prestação de serviços sociais.
______________________________________________________
Sociedade de São Vicente de Paulo – Conselho Central de Itabuna
Jornalista Responsável: Erivaldo Bomfim
06 de novembro de 2013

ITABUNA / OBRAS NA PRAÇA: ATRASO AOS MONTES

Faz mais de três meses que fizeram – não se sabe por que – um desmanche a céu aberto em Itabuna. Foi no piso original da Praça Rio Cachoeira, junto ao posto da Polícia Militar, em frente à igreja Assembléia de Deus.

Chão da Praça I

Chão da Praça I

Resultado: onde havia um piso assentado e nivelado desde 2001, quando a praça foi inaugurada, hoje se encontra um chão de areia e terra degradado pelo tempo, cercado de montes de pedras por todos os lados. E que coloca em risco a integridade das pessoas, inclusive crianças, que acorrem ao local para atividades físicas e de lazer durante toda a semana.

Com tanta coisa para se fazer na cidade, o que os cidadãos que frequentam o local perguntam é: por que se desfez uma obra que já estava feita – e, ao que tudo indica, bem feita? E se desfizeram, por que demoram tanto para refazer? Aguarda-se a resposta e as providências do setor dito competente.


MALUTTA

MORRE O EX-ÁRBITRO ZÉ INÁCIO

Figura das mais conhecidas em Itabuna, o ex-árbitro de futebol José Inácio Damasceno morreu na madrugada deste sábado (19), no Hospital Calixto Midlej Filho.

Zé Inácio se tratava de um câncer e vinha com a saúde bastante debilitada há algum tempo.

O corpo está sendo velado na sede da União dos Servidores do Município de Itabuna (Usemi), da qual ele foi presidente, e o sepultamento está marcado para ocorrer as 16 horas, no Campo Santo.

Zé Inácio era também servidor do município e teve experiência como dirigente de futebol, quando presidiu o Grapiúna Atlético Clube. O time chegou a disputar o campeonato da primeira divisão na Bahia.

FONTE: PIMENTA.BLOG.BR

http://www.pimenta.blog.br/2013/10/19/morre-o-ex-arbitro-ze-inacio/

“Abraço Rosa” promove ações de integração na Santa Casa de Itabuna

Prossegue com intensas atividades a Campanha “Abraço Rosa” que está sendo realizada pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna com o objetivo de promover a integração dos pacientes em tratamento de câncer. Na sexta-feira (04), um café-da-manhã realizado na Unidade de Quimioterapia do Hospital Calixto Midlej Filho deixou um clima de muita descontração entre os pacientes.

Um evento especial foi realizado para os pacientes da Santa Casa / foto Kellen Nociti

Um evento especial foi realizado para os pacientes da Santa Casa / foto Kellen Nociti

Ao som de belas músicas apresentadas por um grupo de voluntários, os pacientes tiveram uma manhã de total interação com médicos, enfermeiros e familiares. Realizada com o apoio das Irmãs Auxiliadoras e parceria do Grupo Se Toque e Serviço de Oncologia, a campanha “Abraço Rosa” acontece anualmente em alusão ao “Outubro Rosa’ – movimento internacional voltado também para o acolhimento e transmissão de informações para os pacientes em tratamento de câncer.

Funcionários, médicos e irmãs auxiliadoras da Santa Casa de Itabuna / foto Kellen Nociti.

Funcionários, médicos e irmãs auxiliadoras da Santa Casa de Itabuna / foto Kellen Nociti.

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, complexo hospitalar que reúne três unidades – Hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas – não poderia ficar de fora desta iniciativa não somente pela sua importância, mas também pelo fato da instituição dispor de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que é referência do interior da Bahia no tratamento do câncer.

Pacientes durante evento do Abraço Rosa / foto Kellen Nociti.

Pacientes durante evento do Abraço Rosa / foto Kellen Nociti.

Novas ações

Dando continuidade a programação, esta segunda semana do mês de outubro será voltada para a “Recreação do Abraço”. Serão dois dias de atividades lúdicas no Centro de Radioterapia e na Unidade de Quimioterapia dos hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej, respectivamente. As ações acontecerão nesta quarta e sexta-feira (dias 09 e 11), sempre às 08h30min.

Já na terceira semana do mês as atenções estarão voltadas para a transmissão de informações aos pacientes. No período de 15 a 18 serão realizadas ações que terão como tema “Orientação Abraço Rosa”. As atividades dos dias 15 e 16 serão no Centro de Radioterapia, às 08h30min, e dos dias 17 e 18, na Unidade de Quimioterapia, também às 08h30min.

Para encerrar a programação, no período de 22 a 25 de outubro será realizada a “Semana do Bem-Estar Abraço Rosa”. A terça-feira (22) será marcada pelo Dia da Prevenção, com atividades voltadas para os servidores da Ceplac.

Na quarta-feira (23) será realizado o Dia do Bem-Estar para pacientes do Centro de Radioterapia do Hospital Manoel Novaes, e atividade similar será realizada na sexta-feira (25) na Unidade de Quimioterapia do Hospital Calixto Midlej Filho.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia