WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


abril 2011
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930








COLO-COLO: PRECISAMOS FAZER ALGUMA COISA, E JÁ

Em 2006 o Colo-Colo conseguiu a maior façanha da sua longa vida de mais de 63 anos anos, que foi a conquista do Campeonato Bahiano de Futebol. Foi uma grande alegria para todos os ilheenses e a auto-estima dos nossos esportistas nunca tinha estado tão alta como naquele memorável episódio.

Acabou 2006, o ano de ouro do Colo-Colo, e desde 2007 o “TIGRE” como é popularmente conhecido, vem tendo campanhas medíocres no Campeonato Bahiano, sendo que em alguns anos escapou do rebaixamento com certeza pela ajuda de São Jorge, padroeiro da nossa cidade.

No campeonato de 2011 as coisas estão cada vez mais se complicando, e todos os prognósticos apontam para o rebaixamento da equipe.

Como ilheense, mesmo não sendo torcedor histórico do Colo-Colo, pois sempre torci pelo Flamengo, o único do Brasil com as cores amarelo e preto, sinto-me na obrigação de discutir o futuro do time, e até de propor algumas medidas a serem avaliadas e se aprovadas colocadas em prática.

Estamos num momento decisivo na vida do clube e está na hora de parar para acertar e começar um trabalho sério, de médio prazo, sem cobranças por resultados imediatos. Faço a minha parte e listo a seguir algumas sugestões que acredito devam ser discutidas por aqueles que querem ver o COLO-COLO ocupando outra vez a ponta da tabela do Campeonato Bahiano de futebol, e quem sabe, num futuro próximo disputando o Campeonato Nacional.

São estas as sugestões:

1. Criar um Grupo de Trabalho composto de 3(três) a 5(cinco) pessoas, de reputação ilibada e que queiram realmente trabalhar, para administrar o Clube numa fase inicial de levantamento da situação atual e planejamento para o futuro;

2. Fazer um levantamento da situação atual: o que o Clube deve, o que tem de crédito, qual o patrimônio, em jogadores e em bens outros e etc., e publicar este levantamento em todos os blogs e jornais da região;

3. Fazer uma campanha para conseguir associados, pessoas físicas e jurídicas, que não só contribuam com o Clube, mas que participem da sua administração e fiscalizem os trabalhos dos seus dirigentes;

4. Fazer Prestações de Contas mensais informando o que foi arrecadado e onde foi gasto;

5. Fazer um plano de formação de jogadores, trabalhando desde a base, com escolinha de futebol e etc.

6. Fazer um time com jogadores da região, para disputar o acesso;

7. Verificar como ter acesso a recursos do Programa FAZATLETA e outros programas governamentais;

Acredito que com planejamento, trabalho e transparência, com certeza poderemos ter à médio prazo um Clube de Futebol Empresa, organizado e auto-suficiente, com possibilidade de conseguir bons resultados e com sustentabilidade financeira e econômica.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COLO-COLO. Isto é que devemos fazer, e já.

E eu me coloco à disposição para ajudar um Grupo que se disponha a fazer um trabalho sério no Glorioso TIGRE.


Carlos da Silva Mascarenhas
carlos.consultic@gmail.com

8 respostas para “COLO-COLO: PRECISAMOS FAZER ALGUMA COISA, E JÁ”

  • Jose alberto maia says:

    Concordo com as sugestoes , no entanto vejo dificuldade na execução devido a descrença dos ilheenses.
    Porque não criamos um campeonato amador e regional, com times de Ilheus, Itabuna, Uruçuca, Eunapolis, etc. Este seria um celeiro de jogadores que viriam a servir o Colo-Colo e outros na categoria profissional alem de motivação devido a rivalidade sadia entre as cidades.

  • danillo rabat says:

    exelente comentario irmão decolores,o colo colo precisa formar jogadores em suas divisoes de base,temos varios campeonatos amadores na cidade,nos quais temos inumeros talentos,poderia ser feita uma peneira em cada um desses eventos esportivos,a exemplo do copão do malhado,e dai começar a se formar um time a partir de atletas amadores mas com futebol e vontade de profissional,e não trazer medalhoes com costumes duvidosos e anti desportivos para afundar nosso futebol,podem contar com esse humilde profesor para ajudar o colo colo sempre,que são sebastião nos abençoe.

    prof Danillo rabat

  • Paulo says:

    Era melhor fazer outro clube…Ilhéus Futebol Clube…Um clube novo…
    Começando por uma estrutura de base
    Escolinha infantil, juvenil, junior…
    Fazer um estatuto com base no coletivo, com eleições democratica pelos associados a cada 2 anos sem direito a releição, Equipe de gerencia e marketing por profissionais qualificados contratados pelo clube.
    Só assim o futebol ia se tornar algo profissional na nossa cidade.

  • Jorge Filho says:

    Carlos Mascarenhas,

    convido você a fazer parte, caso já não faça, da comunidade oficial do orkut do time: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1560029

    criei um tópico lá com o link para sua matéria que vi hoje, e achei as idéias muito interessantes, dignas de quem tem visão. Aguardamos você lá, para debatermos.

    E ao Paulo, nada de fazer outro clube. REESTRUTURAÇÃO isso é o que devemos fazer, já que o desastre já aconteceu.

  • Domingos D. Santos says:

    Mais uma sugestão: Poderia se oferecer o Estádio Mário Pessoa para um grupo de construtoras que em contra-partida faria um estádio novo mais afastado do centro, com estrutura completa para o Colo Colo desenvolver seu trabalho inclusive nas divisões de base. Acho um desperdício uma cidade com carência de moradia e uma área daquele tamanho, no centro, sendo utilizada de caju em caju para um simples jogo de futebol.
    Domingos D. Santos

  • damascena says:

    Nós que gostamos de futebol, realmente devemos nos empenharmos para termos uma equipe na primeira divisão do campeonato estadual com visão para algo além.Agora o que não podemos é ficar a mercê de dirigentes que se acham herdeiros e donos de um time que na verdade pertence a cidade e utiliza um espaço público e a boa fé dos torcedores para se locupletarem com o futebol. Que venha o colo colo, o flamengo,o vitória,o Ilhéus,o São Sebastião, o Brasil,o Andaraí,o juerana, o carobeira etc. Mas que venha com compromisso com a torcida sofrida de Ilhéus.

  • wedson says:

    E o clube não tem isso não?? é o mínimo que um clube de futebol campeão de 2006 poderia ter na atualidade.

    Uma cidade como ilheus onde tem mas de 200 mil habitante, onde em sua maioria torce para flamengo e vasco, oque pode si esperar do colo colo?? aos invés de investir em times do rio vamos valorizar o que é nosso, muitos ai compra camisa do flamengo, sky para ver flamengo e conseqüentemente nao vai ao estádio ajudar ao colo colo.

    ah!! mim deixe!! isso é fruto do próprio povo da cidade que não prestigia e nao dar valor as coisas da terra.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia