WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


setembro 2011
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  








Triste fim de uma espécie

Jaca, S.F. (Malaiala Chakka) fruto da jaqueira, de grande volume, que possui a casca cheia de picos e sementes grandes, comestíveis, de sabor forte, responsável pelo alimento de dezenas de animais silvestres, encontrados, principalmente em região de Mata Atlântica.
Introduzida no Brasil ainda nos seus primórdios, adaptou-se com facilidade e, espalhando-se pelo litoral, chegou aos confins da Amazônia.
Por algum motivo técnico, as leis ambientais de proteção à natureza, não protegem esta espécie, que durante seis meses do ano, produz alimento, tanto para o homem quanto para os animais silvestres, que vivem nessas regiões.
O que nos chama atenção, são justamente as autoridades ambientais, ainda não se darem conta da necessidade, da proteção dessa espécie, que é responsável pelo alimento de tantos animais. Queremos alertar os órgãos de defesa ambiental, de que centenas de árvores da espécie jaqueira, estão sendo destruídas a cada dia, e que, se uma medida urgente, não for tomada, em menos de dois anos, não haverá uma árvore produzindo e, com certeza, muitos animais silvestres irão morrer de fome, bem como, famílias de pequenas posses que comercializam esses frutos. Irão sofrer com a sua falta.
Infelizmente, em todas as empresas que comercializam madeira, são encontradas; portas, janelas, aduelas e outras peças produzidas com pranchas, extraídas de jaqueiras. Conclamamos a todos os órgãos ambientais, principalmente as ONGs que militam nessas regiões para que cobrem do poder público a urgente proteção dessa espécie. Pois, se uma ação enérgica não for tomada, no sentido de criar um mecanismo, para proibir o abate da jaqueira, amanhã não será necessário, pois, não teríamos o que proteger.


(Almeida, José Iram)

1 resposta para “Triste fim de uma espécie”

  • giorgio says:

    Sr.Almeida talvez uma pesquisa sobre os danos causados à algumas espécies nativas da
    fauna brasileira, poderia lhe mostrar o verdadeiro papel da jaqueira como provedoura de um desequilibrio ecológico de dimenções concideradas relevantes, já que ameaçaespécies NATIVAS do Brasil. Por isso e por ser a jaqueira uma espécie de origem indiana não se adequa às leis brasileiras de proteção ambiental. Alêm do que nossa fauna nunca precisou dela para sobreviver.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia