WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


setembro 2011
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  








O ESTÁDIO MARIO PESSOA E O ESPORTE NA NOSSA CIDADE


Resido na Rua 14 de agosto, e da varanda eu tenho uma completa visão do nosso estádio, que foi inaugurado em 28.06.1940 e batizado com o pomposo nome de Estádio Olímpico Dr. Mário Pessoa. Olímpico tendo em vista ter sido ele construído para possibilitar a realização de várias modalidades de esportes terrestres como futebol, vôlei, basquete, e atletismo.

Na época da sua inauguração, o Mário Pessoa era o segundo maior Estádio Municipal do país, perdendo apenas para o Pacaembú. Quem desejar conhecer um pouco da história do Mario Pessoa deve ler o excelente texto que pode ser encontrado no endereço a seguir, onde também podem ser vistas algumas fotos históricas, inclusive do Rei Pelé, quando jogou aqui em Ilhéus. Mas primeiro termine a leitura deste texto, para saber mais sobre os trabalhos que estão sendo feitos, e em seguida acesse o link.
http://www.atribunabahia.com.br/headline.php?n_id=1050&u=0%5C
Da varanda do apartamento onde moro tenho tido a oportunidade de observar o intenso e diário movimento que acontece no Mário Pessoa e também no seu vizinho o Ginásio de Esportes Herval Soledade, o que mostra o excelente trabalho que vem sendo feito pelo Superintendente de Esportes do Município, o nosso consagrado atleta Beto Kruschewsky, ou melhor, o Professor MS Educação Física, Alberto Barreto Kruschewsky.
Parabéns a Newton pela escolha de Beto para o cargo, e a Beto pelo excelente trabalho que vem fazendo, e que detalho a seguir.

Hoje no Mário Pessoa são realizados jogos da Liga Interbairros, da Liga Ilhéense e da Copa Coca-Cola. Lá também acontecem jogos do Interbairros de Futebol Amador, com competições aos sábados, o que não vinha acontecendo há mais de 8(oito) anos, e do Campeonato Amador da cidade, que ficou parado por dois anos, com jogos às terças e quintas. E temos também os jogos do Torneio Intermunicipal e do Campeonato do SESI, aos domingos. Vale aqui acrescentar que o SESI também realiza no nosso estádio várias competições de atletismo, com diversas modalidades de corridas, inclusive com revezamento; lançamento de pesos e outras.

No Ginásio de Esportes Herval Soledade estão sendo realizados o Projeto Viva Volei com jogos às quartas e sextas para crianças de 7 a 14 anos, com escolinha gratuita realizada com o patrocínio da CBV. Nas terças e quintas temos as competições do Centro Paraolímpico, com basquete em cadeira de rodas, futebol para cegos, atletismo no estádio, e outras modalidades esportivas para pessoas com algum tipo de limitação, sendo este importante projeto de inclusão esportiva realizado em parceria com a UESC.
No que se refere ao Viva o Vólei, informa Beto que existem ainda 70(setenta) vagas disponíveis para a faixa etária atendida pelo Projeto.
Com toda certeza esta intensa atividade esportiva além de melhorar a saúde da nossa juventude, socializa os nossos jovens, afasta-os dos vícios e dos riscos do mundo atual.
Pois é amigos do R2CPRESS, assim como os problemas e as mazelas da nossa cidade devem ser mostradas, para que sejam corrigidas, temos também a obrigação de evidenciar as boas ações do nosso Governo Municipal, para que sejam aplaudidas.
Em tempo: Pela manhã, bem cedinho, é comum vermos correndo pelas pistas de atletismo do Mário Pessoa, sob os olhares atentos dos treinadores Beto Kruschewsky e Chico Bueno, atletas já maduros como: Marcos Flávio, Cafuringa, Julio do SINSEPI, e Hermano Fahning, além de gentis senhoras e senhoritas como Kika Dórea, Lara Hala, Aninha Moreau, e Luisinha Nascimento , entre outros e outras, e de vez em quando, o nosso Prefeito Newton Lima, que com certeza se exercita para suportar a maratona que será o seu último ano de governo e a luta que terá para tentar fazer com que o seu candidato venha a sucedê-lo.


Carlos da Silva Mascarenhas, bem light e com espírito olímpico
carlos.consultic@gmail.com

3 respostas para “O ESTÁDIO MARIO PESSOA E O ESPORTE NA NOSSA CIDADE”

  • Matheus Bessa says:

    Estamos na expectativa de grandes eventos para os próximos anos, principalmente a Copa do Mundo em 2014, desse modo faz-se necessário mudarmos nosso pensamento com relação a gramados esportivos, que para alguns meramente é um pasto aparado, mas não é bem assim, atualmente bons gramados dependem de técnicas agronômicas. Ilhéus está buscando o título de sub-sede da copa do mundo, aquela cidade que as seleções buscam para se concentrar e aclimatar antes da Copa. O manejo de gramados esportivos são de fundamental importância para que tenhamos um bom futebol dentro de campo. O Eng. Agrônomo está apto a atuar nesta área e infelizmente só é lembrado nos últimos momentos e geralmente quando apresentam problemas, com isso é chamado para aplicar medidas mitigadoras. Esperamos que reconheçam que o Eng. Agrônomo é de fundamental importância para o planejamento, implantação e manutenção de gramados esportivos. Vamos estreitar as discussões.

    Att.,
    Matheus Bessa
    Eng. Agrônomo
    Mestrando em Produção Vegetal/UESC
    matheusbessa@agronomo.eng.br

  • Lidia Campos says:

    Olá, Boa Noite!
    Parabenizo a matéria, o esporte de Ilhéus e ao mesmo tempo lamento que o verdadeiro nome de quem corre atras (Viva Vôlei…), organiza , faz projetos (Coca-Cola …),dentre tantos outros (parceria Uesc…), não tenha o nome citado nesta matéria. Para os que acompanham de fato,o esporte nesta cidade, são conhecedores da paixão de Alberto pelas corridas … disse, corridas!! Acho INJUSTO por parte do Superintendente de Esportes desta cidade, não ter a HUMILDADE e RECONHECIMENTO em mencionar o nome daquele que realmente FAZ e a ele favorece as glórias! Tenho verdadeira admiração pelo trabalho do professor Renato Peixoto. Homem simples, importando-se apenas com a qualidade e dignidade do esporte em Ilhéus. Trabalho se realiza em EQUIPE e não individualmente!
    Grata,
    Lidia Campos

  • Carlos da Silva Mascarenhas says:

    Lidia:

    Conheço o Professor Renato, acompanho o trabalho dele há muito tempo, sei dos seus valores e da sua importância para o esporte amador da nossa cidade.
    Como não tenho uma visão completa do que está sendo feito e por quem está sendo feito, ative-me às informações que tinha e ao que consigo ver da varanda da minha casa.
    Mas ainda está em tempo de sanarmos as eventuais omissões e darmos ao Professor Renato a importância que ele tem no cenário esportivo da nossa cidade.
    Entre em contato por telefone: 73 8147-0607 ou por e-mail carlos.consultic@gmail.com e juntos vamos dar a Prof. Renato o que dele é.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia