Acadêmicos do Grande Rio

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio é uma escola de samba do município de Duque de Caxias, que desfila no carnaval da cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente no Grupo Especial, sendo sediada na rua Almirante Barroso, no Centro do município.Escola de samba é um tipo de agremiação de cunho popular, que se caracteriza pelo canto e dança do samba, quase sempre com intuito competitivo.
Após o incêndio na Cidade do Samba, é hora de tentar recomeçar, assim foi à proposta dos seus dirigentes e associados que foram à luta. A Grande Rio foi a escola mais atingida pelo fogo. Tudo o que foi produzido para o desfile deste ano foi consumido pelas chamas. Os componentes lamentaram o que houve, mas buscaram forças para trabalhar ainda mais. Barracão mais atingido foi o da Grande Rio.


Tendo como enredo “EU ACREDITO EM VOCÊ! E VOCÊ?”. A Escola de Samba “A GRANDE RIO”, sofreu enorme acidente onde todas as suas fantasias e os carros alegóricos foram queimados por trágico incêndio, em 95%, tendo sido ultrapassado com um extraordinário trabalho de superação, mostrando que em todos os aspectos da vida, pode-se criar um reinício para a construção de novo amanhã.
No início do desfile “A Grande RIO”, apresentou uma ala de crianças, todas com um travesseiro nas mãos, demonstrando a superação do medo, pois é na infância que surge o primeiro impacto de perturbação da resultante ideia de um perigo real ou aparente. O travesseiro elucidava como proteção e visão de tranquilidade. Daí por diante surgiram inúmeros exemplos reais de superações. Atletas em cadeiras de rodas, viúvas superando as perdas irreparáveis dos seus esposos, pessoas cegas que perderam a visão, trágicos acontecimentos no Haiti, e principalmente, no Japão com a explosão de bomba em Hiroshima, e os mais recentes com enorme enchente que destruíram a vida dos japoneses. Foram muitos exemplos de superação que contagiaram os foliões, dando um raciocínio de que a vida continua e mesmo diante das adversidades a existência humana deve ser mantida com resignação, perseverança. Assim, podemos notar que a vida é um majestoso encontro, muito embora existam vários desencontros na vida.

 

Eduardo Afonso
(73) 8844-9147